A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Letice
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34489
Resumo: O trabalho buscou trazer a reflexão acerca da verdadeira intenção das marcas em relação às suas escolhas de representarem a comunidade LGBTQIA+ em suas campanhas, assim como também a importância de se trazer essa representação. Para chegar a essa análise, no primeiro momento houve uma contextualização de vários conceitos, como: marca, a própria publicidade, moda, representação de minorias, dentre outros. Através de uma bibliografia que aborda esses vários assuntos, foi possível acessar teorias o suficiente para apoiar a análise presente no final do trabalho. Para a análise, foram escolhidas três marcas de moda fast-fashion, sendo elas: C&A, Riachuelo e Renner. E delimitando ainda mais, foram analisadas apenas campanhas veiculadas no Dia dos Namorados nos anos 2018 e 2019. Com toda a pesquisa teórica somada à análise, se pode responder com mais facilidade a pergunta contida no título deste trabalho, se as marcas estão de fato apoiando ou se tudo não passa de uma estratégia para aproveitar as oportunidades de mercado.
id UFRN_6ed73b058c8fac9d5e59010d040b76ae
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34489
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rocha, LeticeCarvalho, BrenoRocha, DiegoChacel, Marcela2021-04-27T14:57:20Z2021-09-20T12:45:43Z2021-04-27T14:57:20Z2021-09-20T12:45:43Z2021-04-1920150116359ROCHA, Letice Alves da. A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo. 2021. 81 f. Monografia (Graduação) - Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34489Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilPublicidade e propagandaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRepresentaçãoFast-fashionLGBTQIA+Dia dos namoradosMarcasA representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismoLGBTQIA + representation in campaigns: support or opportunisminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO trabalho buscou trazer a reflexão acerca da verdadeira intenção das marcas em relação às suas escolhas de representarem a comunidade LGBTQIA+ em suas campanhas, assim como também a importância de se trazer essa representação. Para chegar a essa análise, no primeiro momento houve uma contextualização de vários conceitos, como: marca, a própria publicidade, moda, representação de minorias, dentre outros. Através de uma bibliografia que aborda esses vários assuntos, foi possível acessar teorias o suficiente para apoiar a análise presente no final do trabalho. Para a análise, foram escolhidas três marcas de moda fast-fashion, sendo elas: C&A, Riachuelo e Renner. E delimitando ainda mais, foram analisadas apenas campanhas veiculadas no Dia dos Namorados nos anos 2018 e 2019. Com toda a pesquisa teórica somada à análise, se pode responder com mais facilidade a pergunta contida no título deste trabalho, se as marcas estão de fato apoiando ou se tudo não passa de uma estratégia para aproveitar as oportunidades de mercado.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRepresentacaoLGBTQIA+_Rocha_2021.pdfapplication/pdf9781145https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/1/RepresentacaoLGBTQIA%2b_Rocha_2021.pdf51ad722ae18c7f7281733310c9059c24MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTARepresentaçãoLGBTQIA+_Rocha_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain135169https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/4/ARepresenta%c3%a7%c3%a3oLGBTQIA%2b_Rocha_2021.pdf.txt153178265a5562f180f331b025650b3eMD54123456789/344892023-01-13 15:52:35.842oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T18:52:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv LGBTQIA + representation in campaigns: support or opportunism
title A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo
spellingShingle A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo
Rocha, Letice
Representação
Fast-fashion
LGBTQIA+
Dia dos namorados
Marcas
title_short A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo
title_full A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo
title_fullStr A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo
title_full_unstemmed A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo
title_sort A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo
author Rocha, Letice
author_facet Rocha, Letice
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Breno
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Rocha, Diego
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Letice
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chacel, Marcela
contributor_str_mv Chacel, Marcela
dc.subject.por.fl_str_mv Representação
Fast-fashion
LGBTQIA+
Dia dos namorados
Marcas
topic Representação
Fast-fashion
LGBTQIA+
Dia dos namorados
Marcas
description O trabalho buscou trazer a reflexão acerca da verdadeira intenção das marcas em relação às suas escolhas de representarem a comunidade LGBTQIA+ em suas campanhas, assim como também a importância de se trazer essa representação. Para chegar a essa análise, no primeiro momento houve uma contextualização de vários conceitos, como: marca, a própria publicidade, moda, representação de minorias, dentre outros. Através de uma bibliografia que aborda esses vários assuntos, foi possível acessar teorias o suficiente para apoiar a análise presente no final do trabalho. Para a análise, foram escolhidas três marcas de moda fast-fashion, sendo elas: C&A, Riachuelo e Renner. E delimitando ainda mais, foram analisadas apenas campanhas veiculadas no Dia dos Namorados nos anos 2018 e 2019. Com toda a pesquisa teórica somada à análise, se pode responder com mais facilidade a pergunta contida no título deste trabalho, se as marcas estão de fato apoiando ou se tudo não passa de uma estratégia para aproveitar as oportunidades de mercado.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-27T14:57:20Z
2021-09-20T12:45:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-27T14:57:20Z
2021-09-20T12:45:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20150116359
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Letice Alves da. A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo. 2021. 81 f. Monografia (Graduação) - Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34489
identifier_str_mv 20150116359
ROCHA, Letice Alves da. A representação LGBTQIA+ em campanhas: apoio ou oportunismo. 2021. 81 f. Monografia (Graduação) - Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Publicidade e propaganda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/1/RepresentacaoLGBTQIA%2b_Rocha_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34489/4/ARepresenta%c3%a7%c3%a3oLGBTQIA%2b_Rocha_2021.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 51ad722ae18c7f7281733310c9059c24
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
153178265a5562f180f331b025650b3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832746470572032