Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barca, Fernanda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54928
Resumo: O artigo aborda a articulação e unificação de duas áreas de conhecimento, branding e curadoria de conteúdo, resultando no conceito de curadoria de branding. O objetivo é analisar como essa abordagem estratégica pode fortalecer o posicionamento de marcas. Metodologicamente, a análise baseia-se em um estudo descritivo analítico e recorre à revisão bibliográfica para sua execução. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições teóricas de Elizabeth Saad Corrêa (2012) e Andrea Semprini (2006). Conclusivamente, identifica-se o desenvolvimento da criação de um novo arcabouço conceitual, o qual permite na prática o fortalecimento da atuação e gestão de branding, por meio da implementação de estratégias de marcas mais assertivas.
id UFRN_733eaaf168eeb675d7cf81ef65331703
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54928
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Barca, FernandaSoares, JosenildoDal Pian, LuizCarvalho, Breno2023-10-02T18:59:33Z2023-10-02T18:59:33Z2023-09-04BARCA, Fernanda Neto Varela. Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas. Orientador: Breno da Silva Carvalho. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Natal, RN, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54928O artigo aborda a articulação e unificação de duas áreas de conhecimento, branding e curadoria de conteúdo, resultando no conceito de curadoria de branding. O objetivo é analisar como essa abordagem estratégica pode fortalecer o posicionamento de marcas. Metodologicamente, a análise baseia-se em um estudo descritivo analítico e recorre à revisão bibliográfica para sua execução. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições teóricas de Elizabeth Saad Corrêa (2012) e Andrea Semprini (2006). Conclusivamente, identifica-se o desenvolvimento da criação de um novo arcabouço conceitual, o qual permite na prática o fortalecimento da atuação e gestão de branding, por meio da implementação de estratégias de marcas mais assertivas.The article addresses the articulation and unification of two areas of knowledge, branding and content curation, resulting in the concept of branding curation. The objective is to analyze how this strategic approach can strengthen the positioning of brands. Methodologically, the analysis is based on an analytical descriptive study and resorts to a bibliographical review for its execution. The research is based on the theoretical contributions of Elizabeth Saad Corrêa (2012) and Andrea Semprini (2006). Conclusively, the development of the creation of a new conceptual framework is identified, which allows in practice the strengthening of branding performance and management, through the implementation of more assertive brand strategies.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialPosicionamentoMarcaBrandingCuradoria de conteúdoCuradoria de brandingCuradoria de branding: prática para marcas pós-modernasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMono _ Artigo COM0282-PUB0002.pdfMono _ Artigo COM0282-PUB0002.pdfapplication/pdf289976https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54928/1/Mono%20_%20Artigo%20COM0282-PUB0002.pdf828f4608f85bea56c78de5e6f2bd9db1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54928/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/549282023-10-02 15:59:34.299oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-10-02T18:59:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas
title Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas
spellingShingle Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas
Barca, Fernanda
Posicionamento
Marca
Branding
Curadoria de conteúdo
Curadoria de branding
title_short Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas
title_full Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas
title_fullStr Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas
title_full_unstemmed Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas
title_sort Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas
author Barca, Fernanda
author_facet Barca, Fernanda
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Soares, Josenildo
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dal Pian, Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Barca, Fernanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Breno
contributor_str_mv Carvalho, Breno
dc.subject.por.fl_str_mv Posicionamento
Marca
Branding
Curadoria de conteúdo
Curadoria de branding
topic Posicionamento
Marca
Branding
Curadoria de conteúdo
Curadoria de branding
description O artigo aborda a articulação e unificação de duas áreas de conhecimento, branding e curadoria de conteúdo, resultando no conceito de curadoria de branding. O objetivo é analisar como essa abordagem estratégica pode fortalecer o posicionamento de marcas. Metodologicamente, a análise baseia-se em um estudo descritivo analítico e recorre à revisão bibliográfica para sua execução. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições teóricas de Elizabeth Saad Corrêa (2012) e Andrea Semprini (2006). Conclusivamente, identifica-se o desenvolvimento da criação de um novo arcabouço conceitual, o qual permite na prática o fortalecimento da atuação e gestão de branding, por meio da implementação de estratégias de marcas mais assertivas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-02T18:59:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-02T18:59:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARCA, Fernanda Neto Varela. Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas. Orientador: Breno da Silva Carvalho. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Natal, RN, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54928
identifier_str_mv BARCA, Fernanda Neto Varela. Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas. Orientador: Breno da Silva Carvalho. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Natal, RN, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54928/1/Mono%20_%20Artigo%20COM0282-PUB0002.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54928/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 828f4608f85bea56c78de5e6f2bd9db1
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832796397469696