Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54928 |
Resumo: | O artigo aborda a articulação e unificação de duas áreas de conhecimento, branding e curadoria de conteúdo, resultando no conceito de curadoria de branding. O objetivo é analisar como essa abordagem estratégica pode fortalecer o posicionamento de marcas. Metodologicamente, a análise baseia-se em um estudo descritivo analítico e recorre à revisão bibliográfica para sua execução. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições teóricas de Elizabeth Saad Corrêa (2012) e Andrea Semprini (2006). Conclusivamente, identifica-se o desenvolvimento da criação de um novo arcabouço conceitual, o qual permite na prática o fortalecimento da atuação e gestão de branding, por meio da implementação de estratégias de marcas mais assertivas. |
id |
UFRN_733eaaf168eeb675d7cf81ef65331703 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54928 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Barca, FernandaSoares, JosenildoDal Pian, LuizCarvalho, Breno2023-10-02T18:59:33Z2023-10-02T18:59:33Z2023-09-04BARCA, Fernanda Neto Varela. Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas. Orientador: Breno da Silva Carvalho. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Natal, RN, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54928O artigo aborda a articulação e unificação de duas áreas de conhecimento, branding e curadoria de conteúdo, resultando no conceito de curadoria de branding. O objetivo é analisar como essa abordagem estratégica pode fortalecer o posicionamento de marcas. Metodologicamente, a análise baseia-se em um estudo descritivo analítico e recorre à revisão bibliográfica para sua execução. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições teóricas de Elizabeth Saad Corrêa (2012) e Andrea Semprini (2006). Conclusivamente, identifica-se o desenvolvimento da criação de um novo arcabouço conceitual, o qual permite na prática o fortalecimento da atuação e gestão de branding, por meio da implementação de estratégias de marcas mais assertivas.The article addresses the articulation and unification of two areas of knowledge, branding and content curation, resulting in the concept of branding curation. The objective is to analyze how this strategic approach can strengthen the positioning of brands. Methodologically, the analysis is based on an analytical descriptive study and resorts to a bibliographical review for its execution. The research is based on the theoretical contributions of Elizabeth Saad Corrêa (2012) and Andrea Semprini (2006). Conclusively, the development of the creation of a new conceptual framework is identified, which allows in practice the strengthening of branding performance and management, through the implementation of more assertive brand strategies.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialPosicionamentoMarcaBrandingCuradoria de conteúdoCuradoria de brandingCuradoria de branding: prática para marcas pós-modernasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMono _ Artigo COM0282-PUB0002.pdfMono _ Artigo COM0282-PUB0002.pdfapplication/pdf289976https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54928/1/Mono%20_%20Artigo%20COM0282-PUB0002.pdf828f4608f85bea56c78de5e6f2bd9db1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54928/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/549282023-10-02 15:59:34.299oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-10-02T18:59:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas |
title |
Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas |
spellingShingle |
Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas Barca, Fernanda Posicionamento Marca Branding Curadoria de conteúdo Curadoria de branding |
title_short |
Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas |
title_full |
Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas |
title_fullStr |
Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas |
title_full_unstemmed |
Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas |
title_sort |
Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas |
author |
Barca, Fernanda |
author_facet |
Barca, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Soares, Josenildo |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Dal Pian, Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barca, Fernanda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Breno |
contributor_str_mv |
Carvalho, Breno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Posicionamento Marca Branding Curadoria de conteúdo Curadoria de branding |
topic |
Posicionamento Marca Branding Curadoria de conteúdo Curadoria de branding |
description |
O artigo aborda a articulação e unificação de duas áreas de conhecimento, branding e curadoria de conteúdo, resultando no conceito de curadoria de branding. O objetivo é analisar como essa abordagem estratégica pode fortalecer o posicionamento de marcas. Metodologicamente, a análise baseia-se em um estudo descritivo analítico e recorre à revisão bibliográfica para sua execução. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições teóricas de Elizabeth Saad Corrêa (2012) e Andrea Semprini (2006). Conclusivamente, identifica-se o desenvolvimento da criação de um novo arcabouço conceitual, o qual permite na prática o fortalecimento da atuação e gestão de branding, por meio da implementação de estratégias de marcas mais assertivas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-02T18:59:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-02T18:59:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARCA, Fernanda Neto Varela. Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas. Orientador: Breno da Silva Carvalho. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Natal, RN, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54928 |
identifier_str_mv |
BARCA, Fernanda Neto Varela. Curadoria de branding: prática para marcas pós-modernas. Orientador: Breno da Silva Carvalho. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Natal, RN, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54928/1/Mono%20_%20Artigo%20COM0282-PUB0002.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54928/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
828f4608f85bea56c78de5e6f2bd9db1 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832796397469696 |