Influenciadoras digitais de moda e beleza no Instagram: estratégias comunicacionais, institucionalidades e consumo midiatizado do público feminino
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28488 |
Resumo: | Esta tese se propõe compreender o surgimento e a institucionalização de influenciadoras digitais de moda e beleza a partir das estratégias comunicacionais adotadas no aplicativo Instagram para influenciar o consumo no universo feminino por meio de estudo de caso de cinco perfis selecionados (@camila_morais_, @achadinhosdanega, @ricademarre, @nicolepinheiro e @thuanyazevedo), com o intuito de caracterizar o consumo virtual feminino e suas transformações no século XXI mediatizado pelas mídias sociais digitais, com enfoque no Instagram, analisar como ocorre a interação entre as influenciadoras digitais de moda e beleza – selecionadas para este estudo de caso –, comparando as postagens no feed de notícias e no instastories a fim de verificar quais estratégias utilizam para fomento do consumo, apontar os impactos provocados no mercado publicitário com o surgimento dos influenciadores digitais no Instagram, apresentar as diferenças e confluências entre os conceitos de formador de opinião e influenciador digital e compreender o consumo midiatizado dos seguidores, enfatizando gostos e preferências de acordo com as curtidas e comentários no feed de notícias. Defende-se o pressuposto de que o nível de interação no aplicativo Instagram entre influenciadores digitais e seus seguidores define sua institucionalização. Assim, entende-se que os autores denominados influenciadores digitais estão em fase de consolidação no sistema publicitário ao associarem seu estilo de vida aos produtos e serviços que divulgam, os quais utilizam estratégias comunicacionais, que passamos a denominar como “produto-experiência” e “serviço-experiência”. O quadro teórico-metodológico desta tese apresenta como predominantes os estudos da Influência, sob a perspectiva da teoria “two-step flow” representados sobretudo pelos estudos de Paul Lazarsfeld (1955); Midiatização (HJARVARD, 2014, FAUSTO NETO, 2008, HEPP, 2014, VERÓN, 2014); Influenciadores digitais (KARHAWI, 2018, FINDLAY 2015, ROCAMORA, 2011) e do Consumo Midiatizado (TRINDADE e PEREZ, 2016), Interação (THOMPSON, 2018) e Publicidade Expandida (TRINDADE, 2017). As análises se fundamentam no monitoramento dos perfis do Instagram das cinco influenciadoras, durante um período de 60 dias, por meio da observação sistemática do tipo não participante. A pesquisa de natureza quanti-qualitativa, tem como base as métricas definidas pela autora e sistematizadas em planilha do programa Excel para atingir os objetivos específicos desta tese. Para a análise dos dados foi aplicada a Análise de Conteúdo. Em paralelo, aplicouse o instrumento de coleta de dados, entrevista, com as influenciadoras, em dias e horários distintos, de forma individual, via aplicativo de celular. A etapa qualitativa é complementada pela seleção das cinco postagens no feed de notícias do Instagram de cada influenciadora que tiveram maior número de comentários. |
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Fonsêca, Mayara de Sousa GuimarãesBarreto Filho, Eneus TrindadeSilva, Fernando Firmino daGomes, Marcelo BolshawVeloso, Maria do Socorro FurtadoLacerda, Juciano de Sousa2020-02-12T18:21:32Z2020-02-12T18:21:32Z2019-12-17FONSÊCA, Mayara de Sousa Guimarães. Influenciadoras digitais de moda e beleza no Instagram: estratégias comunicacionais, institucionalidades e consumo midiatizado do público feminino. 2019. 223f. Tese (Doutorado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28488Esta tese se propõe compreender o surgimento e a institucionalização de influenciadoras digitais de moda e beleza a partir das estratégias comunicacionais adotadas no aplicativo Instagram para influenciar o consumo no universo feminino por meio de estudo de caso de cinco perfis selecionados (@camila_morais_, @achadinhosdanega, @ricademarre, @nicolepinheiro e @thuanyazevedo), com o intuito de caracterizar o consumo virtual feminino e suas transformações no século XXI mediatizado pelas mídias sociais digitais, com enfoque no Instagram, analisar como ocorre a interação entre as influenciadoras digitais de moda e beleza – selecionadas para este estudo de caso –, comparando as postagens no feed de notícias e no instastories a fim de verificar quais estratégias utilizam para fomento do consumo, apontar os impactos provocados no mercado publicitário com o surgimento dos influenciadores digitais no Instagram, apresentar as diferenças e confluências entre os conceitos de formador de opinião e influenciador digital e compreender o consumo midiatizado dos seguidores, enfatizando gostos e preferências de acordo com as curtidas e comentários no feed de notícias. Defende-se o pressuposto de que o nível de interação no aplicativo Instagram entre influenciadores digitais e seus seguidores define sua institucionalização. Assim, entende-se que os autores denominados influenciadores digitais estão em fase de consolidação no sistema publicitário ao associarem seu estilo de vida aos produtos e serviços que divulgam, os quais utilizam estratégias comunicacionais, que passamos a denominar como “produto-experiência” e “serviço-experiência”. O quadro teórico-metodológico desta tese apresenta como predominantes os estudos da Influência, sob a perspectiva da teoria “two-step flow” representados sobretudo pelos estudos de Paul Lazarsfeld (1955); Midiatização (HJARVARD, 2014, FAUSTO NETO, 2008, HEPP, 2014, VERÓN, 2014); Influenciadores digitais (KARHAWI, 2018, FINDLAY 2015, ROCAMORA, 2011) e do Consumo Midiatizado (TRINDADE e PEREZ, 2016), Interação (THOMPSON, 2018) e Publicidade Expandida (TRINDADE, 2017). As análises se fundamentam no monitoramento dos perfis do Instagram das cinco influenciadoras, durante um período de 60 dias, por meio da observação sistemática do tipo não participante. A pesquisa de natureza quanti-qualitativa, tem como base as métricas definidas pela autora e sistematizadas em planilha do programa Excel para atingir os objetivos específicos desta tese. Para a análise dos dados foi aplicada a Análise de Conteúdo. Em paralelo, aplicouse o instrumento de coleta de dados, entrevista, com as influenciadoras, em dias e horários distintos, de forma individual, via aplicativo de celular. A etapa qualitativa é complementada pela seleção das cinco postagens no feed de notícias do Instagram de cada influenciadora que tiveram maior número de comentários.This thesis proposes to understand the increasing number of digital influencers fashion and beauty and their institutionalization from communicational strategies adopted in the Instagram application to influence consumption in the female universe through a case study of five selected profiles (@camila_morais_, @achadinhosdanega, @ricademarre, @ nicolepinheiro and @thuanyazevedo), in order to characterize female virtual consumption and its transformations in the 21st century mediated by digital social media, focusing on Instagram, to analyze how the interaction between female digital influencers occurs - selected for this case study - by comparing the posts in the news feed and the instastories in order to verify which strategies they use to promote consumption, to point out the impacts on the advertising market with the emergence of digital influencers on Instagram, presente the diferences and confluences between the concepts of opinion maker and digital influencer and to understand the media consumption of followers, emphasizing tastes and preferences according to likes and comments in the news feed. There is an assumption that the level of interaction in the Instagram application between digital influencers and their followers defines their institutionalization. Thus, it is understood that the authors called digital influencers are in a consolidation phase in the advertising system by associating their lifestyle with the products and services they advertise, which use communication strategies, which we now call “product-experience” and “ service-experience ”. The theoretical-methodological framework of this thesis presents as predominant the studies of Influence, from the perspective of the “two-step flow” theory represented mainly by the studies of Paul Lazerfeld (1944 to 1952); Mediatization (HJARVARD, 2014, FAUSTO NETO, 2008, HEPP, 2014, VERÓN, 2014); Digital Influencers (KARHAWI, 2018, FINDLAY 2015, ROCAMORA, 2011) and Media Consumption (TRINDADE and PEREZ, 2016), Interaction (THOMPSON, 2018) and Expanded Advertising (TRINDADE, 2017). The analyzes are based on the monitoring of the Instagram profiles of the five influencers, over a period of 60 days, through systematic observation of the non-participant type. This quanti-qualitative research is based on the metrics defined by the author and systematized in Excel spreadsheet to achieve the specific objectives of this thesis. For data analysis it will be applied Content Analysis. In parallel, it was applied the interview as data collection instrument with the influencers, on different days and times, individually, via mobile phone application. The qualitative stage is complemented by the selection of the five posts in the Instagram news feed of each influencer who had the most comments.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOInfluenciadores digitaisMidiatizaçãoInstagramConsumo midiatizadoEstratégias comunicacionaisInfluenciadoras digitais de moda e beleza no Instagram: estratégias comunicacionais, institucionalidades e consumo midiatizado do público femininoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTInfluenciadorasdigitaismoda_Fonseca_2019.pdf.txtInfluenciadorasdigitaismoda_Fonseca_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain420683https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28488/2/Influenciadorasdigitaismoda_Fonseca_2019.pdf.txt16473255c179944441548b424cbf56fdMD52THUMBNAILInfluenciadorasdigitaismoda_Fonseca_2019.pdf.jpgInfluenciadorasdigitaismoda_Fonseca_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28488/3/Influenciadorasdigitaismoda_Fonseca_2019.pdf.jpg2343c0033dee1fe7d82963efaa7a5be1MD53ORIGINALInfluenciadorasdigitaismoda_Fonseca_2019.pdfapplication/pdf13154141https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28488/1/Influenciadorasdigitaismoda_Fonseca_2019.pdffa0f77b623e074a4d37fddc2bdccdb69MD51123456789/284882020-02-16 04:56:34.697oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28488Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-16T07:56:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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