Proposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Maria da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45153
Resumo: O ensino de Astronomia apresenta sérios problemas tanto no campo conceitual quanto nos aspectos metodológicos, decorrentes da formação inicial dos professores e dos problemas de aprendizagem que ocorrem com os estudantes em todo o Ensino Fundamental, acentuando-se nas Séries Iniciais. Trabalhos que buscam minimizar esses problemas vêm sendo realizados no ensino de ciências com o objetivo de contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem relativas a esse campo do conhecimento. Neste trabalho foram desenvolvidas propostas de atividades para discutir conceitos de Astronomia com professores de ciências do 4° e 5° do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Sítio Novo, no estado do Rio Grande do Norte. A proposta foi realizada a partir de uma oficina no formato remoto em razão da pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19). Os dados iniciais apontaram que os professores apresentam dificuldades conceituais e metodológicas no ensino dos conteúdos da Unidade Temática Terra e Universo, eixo que compreende os conceitos da área de Astronomia. A partir da oficina onde o produto foi aplicado foi possível identificar que os participantes traziam seus conhecimentos sobre a área baseadas em ideias do senso comum ou completamente fora do contexto científico, como por exemplo, quando especificam que a forma como aborda o conteúdo parte dos ensinamentos dado pelos seus pais. Os resultados mostraram que a ação formativa contribuiu de forma relevante para a fundamentação teórica e metodológica dos professores participantes, possibilitando-os abordar o ensino de Astronomia a partir de uma visão de ciência aceita pela comunidade científica.
id UFRN_7774410af828883a55d3a3550fffff0d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45153
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rocha, Ana Maria dahttp://lattes.cnpq.br/0917006004895117Martins, Bruno Leonardo Canto96670193491http://lattes.cnpq.br/2673267660389058Alves, Milton Thiago Schivanihttp://lattes.cnpq.br/5496202392846305Chagas, Maria Liduina dasSilva Junior, Carlos Neco da2021-12-03T15:49:16Z2021-12-03T15:49:16Z2021-08-10ROCHA, Ana Maria da. Proposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN. 2021. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45153O ensino de Astronomia apresenta sérios problemas tanto no campo conceitual quanto nos aspectos metodológicos, decorrentes da formação inicial dos professores e dos problemas de aprendizagem que ocorrem com os estudantes em todo o Ensino Fundamental, acentuando-se nas Séries Iniciais. Trabalhos que buscam minimizar esses problemas vêm sendo realizados no ensino de ciências com o objetivo de contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem relativas a esse campo do conhecimento. Neste trabalho foram desenvolvidas propostas de atividades para discutir conceitos de Astronomia com professores de ciências do 4° e 5° do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Sítio Novo, no estado do Rio Grande do Norte. A proposta foi realizada a partir de uma oficina no formato remoto em razão da pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19). Os dados iniciais apontaram que os professores apresentam dificuldades conceituais e metodológicas no ensino dos conteúdos da Unidade Temática Terra e Universo, eixo que compreende os conceitos da área de Astronomia. A partir da oficina onde o produto foi aplicado foi possível identificar que os participantes traziam seus conhecimentos sobre a área baseadas em ideias do senso comum ou completamente fora do contexto científico, como por exemplo, quando especificam que a forma como aborda o conteúdo parte dos ensinamentos dado pelos seus pais. Os resultados mostraram que a ação formativa contribuiu de forma relevante para a fundamentação teórica e metodológica dos professores participantes, possibilitando-os abordar o ensino de Astronomia a partir de uma visão de ciência aceita pela comunidade científica.Astronomy teaching presents serious problems both in the conceptual field and in the methodological aspects resulting from the initial training of teachers and the learning problems that occur with students throughout elementary school especially in the early grades. Works that seek to minimize these problems have been carried out in science teaching with the objective of contributing to overcome the learning difficulties related to this field of knowledge. In this work we developed proposals of activities to discuss astronomy concepts with science teachers of the 4th and 5th grades of the public school system of the city Sítio Novo, in the state of Rio Grande do Norte. The proposal was carried out from a workshop in remote format due to the pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus (COVID-19). The initial data indicated that teachers have conceptual and methodological difficulties in teaching the contents of the Earth and Universe Thematic Unit, an axis that includes the concepts of the Astronomy area. From the workshop where the product was applied it was possible to identify that the participants brought their knowledge about the area based on common sense ideas or completely out of the scientific context, as for example, when they specify that the way they approach the content is based on teachings given by their parents. The results showed that the formative action contributed in a relevant way to the theoretical and methodological foundation of the participating teachers, enabling them to approach Astronomy teaching from a science vision accepted by the scientific community.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilEnsino de Ciências da NaturezaSéries iniciaisEnsino de AstronomiaFormação de professoresProposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProposicaoatividadeformativa_Rocha_2021.pdfapplication/pdf2321466https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45153/1/Proposicaoatividadeformativa_Rocha_2021.pdf4bb34e01acc23ed2d9c81916f26d1480MD51ProdutoEducacional_Rocha_2021.pdfProdutoEducacional_Rocha_2021.pdfapplication/pdf1730865https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45153/2/ProdutoEducacional_Rocha_2021.pdff53fd7d8fa6566beb11da1fd258db33cMD52123456789/451532023-03-21 15:34:12.24oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45153Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-21T18:34:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN
title Proposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN
spellingShingle Proposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN
Rocha, Ana Maria da
Ensino de Ciências da Natureza
Séries iniciais
Ensino de Astronomia
Formação de professores
title_short Proposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN
title_full Proposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN
title_fullStr Proposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN
title_full_unstemmed Proposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN
title_sort Proposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN
author Rocha, Ana Maria da
author_facet Rocha, Ana Maria da
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0917006004895117
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alves, Milton Thiago Schivani
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5496202392846305
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Chagas, Maria Liduina das
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana Maria da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Martins, Bruno Leonardo Canto
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 96670193491
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2673267660389058
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva Junior, Carlos Neco da
contributor_str_mv Martins, Bruno Leonardo Canto
Silva Junior, Carlos Neco da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências da Natureza
Séries iniciais
Ensino de Astronomia
Formação de professores
topic Ensino de Ciências da Natureza
Séries iniciais
Ensino de Astronomia
Formação de professores
description O ensino de Astronomia apresenta sérios problemas tanto no campo conceitual quanto nos aspectos metodológicos, decorrentes da formação inicial dos professores e dos problemas de aprendizagem que ocorrem com os estudantes em todo o Ensino Fundamental, acentuando-se nas Séries Iniciais. Trabalhos que buscam minimizar esses problemas vêm sendo realizados no ensino de ciências com o objetivo de contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem relativas a esse campo do conhecimento. Neste trabalho foram desenvolvidas propostas de atividades para discutir conceitos de Astronomia com professores de ciências do 4° e 5° do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Sítio Novo, no estado do Rio Grande do Norte. A proposta foi realizada a partir de uma oficina no formato remoto em razão da pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19). Os dados iniciais apontaram que os professores apresentam dificuldades conceituais e metodológicas no ensino dos conteúdos da Unidade Temática Terra e Universo, eixo que compreende os conceitos da área de Astronomia. A partir da oficina onde o produto foi aplicado foi possível identificar que os participantes traziam seus conhecimentos sobre a área baseadas em ideias do senso comum ou completamente fora do contexto científico, como por exemplo, quando especificam que a forma como aborda o conteúdo parte dos ensinamentos dado pelos seus pais. Os resultados mostraram que a ação formativa contribuiu de forma relevante para a fundamentação teórica e metodológica dos professores participantes, possibilitando-os abordar o ensino de Astronomia a partir de uma visão de ciência aceita pela comunidade científica.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-03T15:49:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-03T15:49:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Ana Maria da. Proposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN. 2021. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45153
identifier_str_mv ROCHA, Ana Maria da. Proposição de atividade formativa para o ensino de Astronomia por professores da rede pública de ensino do município de Sítio Novo/RN. 2021. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45153/1/Proposicaoatividadeformativa_Rocha_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45153/2/ProdutoEducacional_Rocha_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4bb34e01acc23ed2d9c81916f26d1480
f53fd7d8fa6566beb11da1fd258db33c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117555572178944