Proteção do consumidor referente à publicidade comparativa parasitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Pedro Henrique da Mata Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47617
Resumo: A publicidade, de maneira geral, é uma ferramenta de incitação ao consumo voltada ao público consumidor, o qual almeja suprir suas necessidades por meio da aquisição/utilização de produtos/serviços. Por diversas vezes, determinadas parcelas desse público apresentam idiossincrasias que originam vontades específicas por um produto de um fornecedor em especial, ou seja, os consumidores optam por nortear o seu consumo a partir da percepção sobre qualidade, quantidade, credibilidade do fornecedor, origem, preço, entre outros. Entretanto, é justamente com base nessas preferências que fornecedores parasitas influenciam o processo decisório dos consumidores por via da imitação, da denegrição e da representação indevida para impingir-lhes produtos/serviços. Nesse contexto, para confundir os consumidores, nota-se o emprego da publicidade comparativa como instrumento de impulso ao consumo equivocado, ou melhor, percebe-se o manuseio da publicidade comparativa parasitária, espécie mais específica e lesiva daquela. Em realidade, questiona-se: a) os consumidores são prejudicados quando expostos à publicidade comparativa parasitária utilizada por fornecedores parasitas em detrimento dos seus concorrentes ao considerar que o ambiente brasileiro carece de regulamentação específica dessa matéria? e b) a exposição dos consumidores à publicidade comparativa parasitária pode causar confusão e maleficiar o seu processo decisório caso os fornecedores parasitas manuseiem indevidamente a reputação, a imagem e as estratégias do fornecedor hospedeiro para ascenderem no contexto mercadológico? De fato, tal discussão se torna necessária devido à vulnerabilidade dos consumidores quando expostos a publicidades com potencial lesivo, capazes de coagir seus métodos de decisão simplesmente para compelir tais indivíduos a adquirir produtos/serviços à sua revelia, isto é, a publicidade comparativa parasitária apresenta uma potencialidade enorme para provocar a confusão nos consumidores. Tem-se como objetivo analisar as características da publicidade comparativa parasitária em relação à proteção do consumidor, bem como compreender como esta espécie publicitária pode ser regulamentada a partir de dispositivos normativos já existentes no ordenamento jurídico brasileiro, a saber, o Código de Defesa do Consumidor. Como procedimentos metodológicos, emprega-se a pesquisa de natureza aplicada, de tipo teórico-prático, por via dos métodos de abordagem hipotético-dedutivo e indutivo, assim como baseia-se a pesquisa na abordagem qualitativa do problema, com objetivos descritivo e exploratório, a partir de procedimentos técnicos bibliográfico, documental e jurisprudencial. À vista disso, conclui-se que a publicidade comparativa parasitária carece de regulamentação específica em contexto nacional, mas, enquanto não há disposições suficientes, deve-se utilizar o Código de Defesa do Consumidor, com base na percepção acerca da não identificação da publicidade (art. 36, caput), da configuração da enganosidade (art. 37, §1°) e da caracterização da abusividade (art. 37, §2°), para promover a proteção dos citados sujeitos vulneráveis quando expostos a tal prática.
id UFRN_7a2f1b52a10728aa056f2027e499b11d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47617
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Sousa, Pedro Henrique da Mata Rodrigueshttps://orcid.org/0000-0002-3357-2270http://lattes.cnpq.br/8307765062275242http://orcid.org/0000-0002-8230-0730http://lattes.cnpq.br/4247505371266682Alves, Fabrício Germanohttp://orcid.org/0000-0002-8230-0730http://lattes.cnpq.br/4247505371266682Moreira, Thiago OliveiraLanzillo, Anderson Souza da SilvaAlves, Fabrício Germano2022-06-09T17:30:17Z2022-06-09T17:30:17Z2022-05-25SOUSA, Pedro Henrique da Mata Rodrigues. Proteção do consumidor referente à publicidade comparativa parasitária. 2022. 97f. Monografia (Graduação em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47617A publicidade, de maneira geral, é uma ferramenta de incitação ao consumo voltada ao público consumidor, o qual almeja suprir suas necessidades por meio da aquisição/utilização de produtos/serviços. Por diversas vezes, determinadas parcelas desse público apresentam idiossincrasias que originam vontades específicas por um produto de um fornecedor em especial, ou seja, os consumidores optam por nortear o seu consumo a partir da percepção sobre qualidade, quantidade, credibilidade do fornecedor, origem, preço, entre outros. Entretanto, é justamente com base nessas preferências que fornecedores parasitas influenciam o processo decisório dos consumidores por via da imitação, da denegrição e da representação indevida para impingir-lhes produtos/serviços. Nesse contexto, para confundir os consumidores, nota-se o emprego da publicidade comparativa como instrumento de impulso ao consumo equivocado, ou melhor, percebe-se o manuseio da publicidade comparativa parasitária, espécie mais específica e lesiva daquela. Em realidade, questiona-se: a) os consumidores são prejudicados quando expostos à publicidade comparativa parasitária utilizada por fornecedores parasitas em detrimento dos seus concorrentes ao considerar que o ambiente brasileiro carece de regulamentação específica dessa matéria? e b) a exposição dos consumidores à publicidade comparativa parasitária pode causar confusão e maleficiar o seu processo decisório caso os fornecedores parasitas manuseiem indevidamente a reputação, a imagem e as estratégias do fornecedor hospedeiro para ascenderem no contexto mercadológico? De fato, tal discussão se torna necessária devido à vulnerabilidade dos consumidores quando expostos a publicidades com potencial lesivo, capazes de coagir seus métodos de decisão simplesmente para compelir tais indivíduos a adquirir produtos/serviços à sua revelia, isto é, a publicidade comparativa parasitária apresenta uma potencialidade enorme para provocar a confusão nos consumidores. Tem-se como objetivo analisar as características da publicidade comparativa parasitária em relação à proteção do consumidor, bem como compreender como esta espécie publicitária pode ser regulamentada a partir de dispositivos normativos já existentes no ordenamento jurídico brasileiro, a saber, o Código de Defesa do Consumidor. Como procedimentos metodológicos, emprega-se a pesquisa de natureza aplicada, de tipo teórico-prático, por via dos métodos de abordagem hipotético-dedutivo e indutivo, assim como baseia-se a pesquisa na abordagem qualitativa do problema, com objetivos descritivo e exploratório, a partir de procedimentos técnicos bibliográfico, documental e jurisprudencial. À vista disso, conclui-se que a publicidade comparativa parasitária carece de regulamentação específica em contexto nacional, mas, enquanto não há disposições suficientes, deve-se utilizar o Código de Defesa do Consumidor, com base na percepção acerca da não identificação da publicidade (art. 36, caput), da configuração da enganosidade (art. 37, §1°) e da caracterização da abusividade (art. 37, §2°), para promover a proteção dos citados sujeitos vulneráveis quando expostos a tal prática.The advertising, in general, is a tool to encourage consumption aimed at the consumer public, which aims to meet their needs through the acquisition/use of products/services. Several times, certain portions of this public have idiosyncrasies that originate specific desires for a product from a particular supplier, i.e., consumers choose to guide their consumption based on the perception of quality, quantity, credibility of the supplier, origin, price, among others. However, it is precisely based on these preferences that parasitic suppliers influence the consumers' decision-making process through imitation, denigration and misrepresentation in order to push products/services on them. In this context, in order to confuse consumers, one notices the use of comparative advertising as a tool to encourage mistaken consumption, or rather, one notices the use of parasitic comparative advertising, a more specific and harmful type of comparative advertising. In fact, the following questions are raised: a) are consumers harmed when exposed to parasitic comparative advertising used by parasitic suppliers to the detriment of their competitors, considering that the Brazilian environment lacks specific regulation of this matter? and b) can the exposure of consumers to parasitic comparative advertising cause confusion and harm their decision-making process if parasitic suppliers unduly handle the reputation, image and strategies of the host supplier to ascend in the marketing context? In fact, such discussion becomes necessary due to the vulnerability of consumers when exposed to advertisements with damaging potential, capable of coercing their decision-making methods simply to compel such individuals to purchase products/services without their knowledge, i.e., comparative parasitic advertising has an enormous potential to cause confusion in consumers. The objective is to analyze the characteristics of comparative parasitic advertising in relation to consumer protection, as well as to understand how this type of advertising can be regulated based on existing normative devices in the Brazilian legal system, namely, the Consumer Protection Code. As methodological procedures, it employs research of an applied nature, of a theoretical-practical type, by means of the hypothetical-deductive and inductive approach methods, as well as the qualitative approach to the problem, with descriptive and exploratory objectives, based on bibliographic, documental and jurisprudential technical procedures. In view of this, we conclude that comparative parasitic advertising lacks specific regulation in the national context, but, while there are not enough provisions, the Consumer Protection Code should be used, based on the perception about the non-identification of advertising (art. 36, caput), the configuration of deception (art. 37, §1°) and the characterization of abusiveness (art. 37, §2°), to promote the protection of these vulnerable subjects when exposed to such practice.Universidade Federal do Rio Grande do NorteDireitoUFRNBrasilDepartamento de DireitoDireito PublicitárioProteção do consumidorPublicidade comparativaPublicidade parasitáriaAdvertising LawConsumer vulnerabilityComparative advertisingParasitic advertisingProteção do consumidor referente à publicidade comparativa parasitáriaConsumer protection regarding comparative parasitic advertisinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALProtecaoConsumidorReferente_Sousa_2022.pdfProtecaoConsumidorReferente_Sousa_2022.pdfMonografia - Publicidade Comparativa Parasitáriaapplication/pdf1267734https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47617/3/ProtecaoConsumidorReferente_Sousa_2022.pdf8c25d1eb4b94fcd0f3facb2ed48fbcd5MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47617/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54123456789/476172022-12-13 15:52:40.884oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-13T18:52:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proteção do consumidor referente à publicidade comparativa parasitária
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Consumer protection regarding comparative parasitic advertising
title Proteção do consumidor referente à publicidade comparativa parasitária
spellingShingle Proteção do consumidor referente à publicidade comparativa parasitária
Sousa, Pedro Henrique da Mata Rodrigues
Direito Publicitário
Proteção do consumidor
Publicidade comparativa
Publicidade parasitária
Advertising Law
Consumer vulnerability
Comparative advertising
Parasitic advertising
title_short Proteção do consumidor referente à publicidade comparativa parasitária
title_full Proteção do consumidor referente à publicidade comparativa parasitária
title_fullStr Proteção do consumidor referente à publicidade comparativa parasitária
title_full_unstemmed Proteção do consumidor referente à publicidade comparativa parasitária
title_sort Proteção do consumidor referente à publicidade comparativa parasitária
author Sousa, Pedro Henrique da Mata Rodrigues
author_facet Sousa, Pedro Henrique da Mata Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3357-2270
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8307765062275242
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-8230-0730
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4247505371266682
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alves, Fabrício Germano
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-8230-0730
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4247505371266682
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Moreira, Thiago Oliveira
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lanzillo, Anderson Souza da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Pedro Henrique da Mata Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Fabrício Germano
contributor_str_mv Alves, Fabrício Germano
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Publicitário
Proteção do consumidor
Publicidade comparativa
Publicidade parasitária
Advertising Law
Consumer vulnerability
Comparative advertising
Parasitic advertising
topic Direito Publicitário
Proteção do consumidor
Publicidade comparativa
Publicidade parasitária
Advertising Law
Consumer vulnerability
Comparative advertising
Parasitic advertising
description A publicidade, de maneira geral, é uma ferramenta de incitação ao consumo voltada ao público consumidor, o qual almeja suprir suas necessidades por meio da aquisição/utilização de produtos/serviços. Por diversas vezes, determinadas parcelas desse público apresentam idiossincrasias que originam vontades específicas por um produto de um fornecedor em especial, ou seja, os consumidores optam por nortear o seu consumo a partir da percepção sobre qualidade, quantidade, credibilidade do fornecedor, origem, preço, entre outros. Entretanto, é justamente com base nessas preferências que fornecedores parasitas influenciam o processo decisório dos consumidores por via da imitação, da denegrição e da representação indevida para impingir-lhes produtos/serviços. Nesse contexto, para confundir os consumidores, nota-se o emprego da publicidade comparativa como instrumento de impulso ao consumo equivocado, ou melhor, percebe-se o manuseio da publicidade comparativa parasitária, espécie mais específica e lesiva daquela. Em realidade, questiona-se: a) os consumidores são prejudicados quando expostos à publicidade comparativa parasitária utilizada por fornecedores parasitas em detrimento dos seus concorrentes ao considerar que o ambiente brasileiro carece de regulamentação específica dessa matéria? e b) a exposição dos consumidores à publicidade comparativa parasitária pode causar confusão e maleficiar o seu processo decisório caso os fornecedores parasitas manuseiem indevidamente a reputação, a imagem e as estratégias do fornecedor hospedeiro para ascenderem no contexto mercadológico? De fato, tal discussão se torna necessária devido à vulnerabilidade dos consumidores quando expostos a publicidades com potencial lesivo, capazes de coagir seus métodos de decisão simplesmente para compelir tais indivíduos a adquirir produtos/serviços à sua revelia, isto é, a publicidade comparativa parasitária apresenta uma potencialidade enorme para provocar a confusão nos consumidores. Tem-se como objetivo analisar as características da publicidade comparativa parasitária em relação à proteção do consumidor, bem como compreender como esta espécie publicitária pode ser regulamentada a partir de dispositivos normativos já existentes no ordenamento jurídico brasileiro, a saber, o Código de Defesa do Consumidor. Como procedimentos metodológicos, emprega-se a pesquisa de natureza aplicada, de tipo teórico-prático, por via dos métodos de abordagem hipotético-dedutivo e indutivo, assim como baseia-se a pesquisa na abordagem qualitativa do problema, com objetivos descritivo e exploratório, a partir de procedimentos técnicos bibliográfico, documental e jurisprudencial. À vista disso, conclui-se que a publicidade comparativa parasitária carece de regulamentação específica em contexto nacional, mas, enquanto não há disposições suficientes, deve-se utilizar o Código de Defesa do Consumidor, com base na percepção acerca da não identificação da publicidade (art. 36, caput), da configuração da enganosidade (art. 37, §1°) e da caracterização da abusividade (art. 37, §2°), para promover a proteção dos citados sujeitos vulneráveis quando expostos a tal prática.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-09T17:30:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-09T17:30:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Pedro Henrique da Mata Rodrigues. Proteção do consumidor referente à publicidade comparativa parasitária. 2022. 97f. Monografia (Graduação em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47617
identifier_str_mv SOUSA, Pedro Henrique da Mata Rodrigues. Proteção do consumidor referente à publicidade comparativa parasitária. 2022. 97f. Monografia (Graduação em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Direito
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47617/3/ProtecaoConsumidorReferente_Sousa_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47617/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c25d1eb4b94fcd0f3facb2ed48fbcd5
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117650221891584