“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Iarlla Karinne Pereira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35661
Resumo: Este estudo adota a perspectiva experiencial, trazendo a noção de consumo hedônico e de experiência de consumo para o âmbito do marketing turístico e do comportamento do consumidor, neste caso, turistas. Parte-se da hipótese de que entender o consumo exige ir além do processo de decisão de compra e que se faz necessário admitir que aquilo que os consumidores fazem e a forma como utiliza e experimentam os produtos e serviços adquiridos influenciam seus comportamentos. Mas, acima de tudo, exige a visão do consumidor como um indivíduo emocionalmente envolvido com o consumo, processo pelo qual estímulos sensoriais, a imaginação e aspectos emotivos são procurados e apreciados. A investigação teve por objetivo compreender a experiência de escolha dos turistas que visitam o destino turístico da cidade de Natal-RN, com ênfase no marketing hedônico, através da análise dos elementos que a compõem: o contexto, os estímulos sensoriais, os processos cognitivos, as respostas afetivas. Para atingir os objetivos propostos foram utilizadas a análise de conteúdo e a análise de discurso, o que permitiu a aproximação com a experiência real vivenciada pelos turistas. Os resultados encontrados contribuem para a expressão de identidade dos turistas e esclarecimento quanto sua relação com a experiência de escolha do destino turístico de Natal. Os elementos constituintes do contexto da tomada de decisão foram: os estímulos multissensoriais e as imagens mentais projetadas a partir deles já que as belezas naturais são apreciadas como primeiro plano da experiência e parcela constituinte do contexto físico no processo de escolha. A experiência e a interação durante a escolha do destino turístico provocam sensações e sentimentos fortes. Em decorrência dos estímulos sensoriais e da imaginação do turista surgem os sentimentos como diversão, prazer, alegria, euforia durante a escolha. O envolvimento emocional dos turistas foca a experiência dos estímulos. O turismo não seria um fim, porém um momento a mais no contínuo ciclo de reprodução e construção de identidade.
id UFRN_9331d3d49f764faa89f7b5a9454f0bc5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35661
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Iarlla Karinne Pereira daAraújo, Maria Valéria Pereira de2013-12-18T13:12:21Z2021-09-20T15:32:11Z2013-12-18T13:12:21Z2021-09-20T15:32:11Z2013SILVA, Iarlla Karinne Pereira da. “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN. 2013. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35661Este estudo adota a perspectiva experiencial, trazendo a noção de consumo hedônico e de experiência de consumo para o âmbito do marketing turístico e do comportamento do consumidor, neste caso, turistas. Parte-se da hipótese de que entender o consumo exige ir além do processo de decisão de compra e que se faz necessário admitir que aquilo que os consumidores fazem e a forma como utiliza e experimentam os produtos e serviços adquiridos influenciam seus comportamentos. Mas, acima de tudo, exige a visão do consumidor como um indivíduo emocionalmente envolvido com o consumo, processo pelo qual estímulos sensoriais, a imaginação e aspectos emotivos são procurados e apreciados. A investigação teve por objetivo compreender a experiência de escolha dos turistas que visitam o destino turístico da cidade de Natal-RN, com ênfase no marketing hedônico, através da análise dos elementos que a compõem: o contexto, os estímulos sensoriais, os processos cognitivos, as respostas afetivas. Para atingir os objetivos propostos foram utilizadas a análise de conteúdo e a análise de discurso, o que permitiu a aproximação com a experiência real vivenciada pelos turistas. Os resultados encontrados contribuem para a expressão de identidade dos turistas e esclarecimento quanto sua relação com a experiência de escolha do destino turístico de Natal. Os elementos constituintes do contexto da tomada de decisão foram: os estímulos multissensoriais e as imagens mentais projetadas a partir deles já que as belezas naturais são apreciadas como primeiro plano da experiência e parcela constituinte do contexto físico no processo de escolha. A experiência e a interação durante a escolha do destino turístico provocam sensações e sentimentos fortes. Em decorrência dos estímulos sensoriais e da imaginação do turista surgem os sentimentos como diversão, prazer, alegria, euforia durante a escolha. O envolvimento emocional dos turistas foca a experiência dos estímulos. O turismo não seria um fim, porém um momento a mais no contínuo ciclo de reprodução e construção de identidade.porAdministraçãoComportamento do consumidorHedonismoPós-modernismoTurismo“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTIarllaKPS_Monografias.pdf.txtExtracted texttext/plain138490https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/1/IarllaKPS_Monografias.pdf.txtda6489254b619e87b4e5d777585a97a8MD51ViajanteRumoAoParaiso_Araujo_2013.txtExtracted texttext/plain138490https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/2/ViajanteRumoAoParaiso_Araujo_2013.txtda6489254b619e87b4e5d777585a97a8MD52ORIGINALViajanteRumoAoParaiso_Araujo_2013application/octet-stream814784https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/3/ViajanteRumoAoParaiso_Araujo_20135a4f4a3d5b988f1d708892e33793a4ceMD53LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/4/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD54123456789/356612021-09-20 12:32:11.681oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:32:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN
title “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN
spellingShingle “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN
Silva, Iarlla Karinne Pereira da
Comportamento do consumidor
Hedonismo
Pós-modernismo
Turismo
title_short “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN
title_full “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN
title_fullStr “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN
title_full_unstemmed “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN
title_sort “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN
author Silva, Iarlla Karinne Pereira da
author_facet Silva, Iarlla Karinne Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Iarlla Karinne Pereira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
contributor_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Hedonismo
Pós-modernismo
Turismo
topic Comportamento do consumidor
Hedonismo
Pós-modernismo
Turismo
description Este estudo adota a perspectiva experiencial, trazendo a noção de consumo hedônico e de experiência de consumo para o âmbito do marketing turístico e do comportamento do consumidor, neste caso, turistas. Parte-se da hipótese de que entender o consumo exige ir além do processo de decisão de compra e que se faz necessário admitir que aquilo que os consumidores fazem e a forma como utiliza e experimentam os produtos e serviços adquiridos influenciam seus comportamentos. Mas, acima de tudo, exige a visão do consumidor como um indivíduo emocionalmente envolvido com o consumo, processo pelo qual estímulos sensoriais, a imaginação e aspectos emotivos são procurados e apreciados. A investigação teve por objetivo compreender a experiência de escolha dos turistas que visitam o destino turístico da cidade de Natal-RN, com ênfase no marketing hedônico, através da análise dos elementos que a compõem: o contexto, os estímulos sensoriais, os processos cognitivos, as respostas afetivas. Para atingir os objetivos propostos foram utilizadas a análise de conteúdo e a análise de discurso, o que permitiu a aproximação com a experiência real vivenciada pelos turistas. Os resultados encontrados contribuem para a expressão de identidade dos turistas e esclarecimento quanto sua relação com a experiência de escolha do destino turístico de Natal. Os elementos constituintes do contexto da tomada de decisão foram: os estímulos multissensoriais e as imagens mentais projetadas a partir deles já que as belezas naturais são apreciadas como primeiro plano da experiência e parcela constituinte do contexto físico no processo de escolha. A experiência e a interação durante a escolha do destino turístico provocam sensações e sentimentos fortes. Em decorrência dos estímulos sensoriais e da imaginação do turista surgem os sentimentos como diversão, prazer, alegria, euforia durante a escolha. O envolvimento emocional dos turistas foca a experiência dos estímulos. O turismo não seria um fim, porém um momento a mais no contínuo ciclo de reprodução e construção de identidade.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-18T13:12:21Z
2021-09-20T15:32:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-18T13:12:21Z
2021-09-20T15:32:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Iarlla Karinne Pereira da. “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN. 2013. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35661
identifier_str_mv SILVA, Iarlla Karinne Pereira da. “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN. 2013. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/1/IarllaKPS_Monografias.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/2/ViajanteRumoAoParaiso_Araujo_2013.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/3/ViajanteRumoAoParaiso_Araujo_2013
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv da6489254b619e87b4e5d777585a97a8
da6489254b619e87b4e5d777585a97a8
5a4f4a3d5b988f1d708892e33793a4ce
e3f2560beca4d66ff319e25382393450
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117672166490112