“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35661 |
Resumo: | Este estudo adota a perspectiva experiencial, trazendo a noção de consumo hedônico e de experiência de consumo para o âmbito do marketing turístico e do comportamento do consumidor, neste caso, turistas. Parte-se da hipótese de que entender o consumo exige ir além do processo de decisão de compra e que se faz necessário admitir que aquilo que os consumidores fazem e a forma como utiliza e experimentam os produtos e serviços adquiridos influenciam seus comportamentos. Mas, acima de tudo, exige a visão do consumidor como um indivíduo emocionalmente envolvido com o consumo, processo pelo qual estímulos sensoriais, a imaginação e aspectos emotivos são procurados e apreciados. A investigação teve por objetivo compreender a experiência de escolha dos turistas que visitam o destino turístico da cidade de Natal-RN, com ênfase no marketing hedônico, através da análise dos elementos que a compõem: o contexto, os estímulos sensoriais, os processos cognitivos, as respostas afetivas. Para atingir os objetivos propostos foram utilizadas a análise de conteúdo e a análise de discurso, o que permitiu a aproximação com a experiência real vivenciada pelos turistas. Os resultados encontrados contribuem para a expressão de identidade dos turistas e esclarecimento quanto sua relação com a experiência de escolha do destino turístico de Natal. Os elementos constituintes do contexto da tomada de decisão foram: os estímulos multissensoriais e as imagens mentais projetadas a partir deles já que as belezas naturais são apreciadas como primeiro plano da experiência e parcela constituinte do contexto físico no processo de escolha. A experiência e a interação durante a escolha do destino turístico provocam sensações e sentimentos fortes. Em decorrência dos estímulos sensoriais e da imaginação do turista surgem os sentimentos como diversão, prazer, alegria, euforia durante a escolha. O envolvimento emocional dos turistas foca a experiência dos estímulos. O turismo não seria um fim, porém um momento a mais no contínuo ciclo de reprodução e construção de identidade. |
id |
UFRN_9331d3d49f764faa89f7b5a9454f0bc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35661 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Iarlla Karinne Pereira daAraújo, Maria Valéria Pereira de2013-12-18T13:12:21Z2021-09-20T15:32:11Z2013-12-18T13:12:21Z2021-09-20T15:32:11Z2013SILVA, Iarlla Karinne Pereira da. “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN. 2013. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35661Este estudo adota a perspectiva experiencial, trazendo a noção de consumo hedônico e de experiência de consumo para o âmbito do marketing turístico e do comportamento do consumidor, neste caso, turistas. Parte-se da hipótese de que entender o consumo exige ir além do processo de decisão de compra e que se faz necessário admitir que aquilo que os consumidores fazem e a forma como utiliza e experimentam os produtos e serviços adquiridos influenciam seus comportamentos. Mas, acima de tudo, exige a visão do consumidor como um indivíduo emocionalmente envolvido com o consumo, processo pelo qual estímulos sensoriais, a imaginação e aspectos emotivos são procurados e apreciados. A investigação teve por objetivo compreender a experiência de escolha dos turistas que visitam o destino turístico da cidade de Natal-RN, com ênfase no marketing hedônico, através da análise dos elementos que a compõem: o contexto, os estímulos sensoriais, os processos cognitivos, as respostas afetivas. Para atingir os objetivos propostos foram utilizadas a análise de conteúdo e a análise de discurso, o que permitiu a aproximação com a experiência real vivenciada pelos turistas. Os resultados encontrados contribuem para a expressão de identidade dos turistas e esclarecimento quanto sua relação com a experiência de escolha do destino turístico de Natal. Os elementos constituintes do contexto da tomada de decisão foram: os estímulos multissensoriais e as imagens mentais projetadas a partir deles já que as belezas naturais são apreciadas como primeiro plano da experiência e parcela constituinte do contexto físico no processo de escolha. A experiência e a interação durante a escolha do destino turístico provocam sensações e sentimentos fortes. Em decorrência dos estímulos sensoriais e da imaginação do turista surgem os sentimentos como diversão, prazer, alegria, euforia durante a escolha. O envolvimento emocional dos turistas foca a experiência dos estímulos. O turismo não seria um fim, porém um momento a mais no contínuo ciclo de reprodução e construção de identidade.porAdministraçãoComportamento do consumidorHedonismoPós-modernismoTurismo“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTIarllaKPS_Monografias.pdf.txtExtracted texttext/plain138490https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/1/IarllaKPS_Monografias.pdf.txtda6489254b619e87b4e5d777585a97a8MD51ViajanteRumoAoParaiso_Araujo_2013.txtExtracted texttext/plain138490https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/2/ViajanteRumoAoParaiso_Araujo_2013.txtda6489254b619e87b4e5d777585a97a8MD52ORIGINALViajanteRumoAoParaiso_Araujo_2013application/octet-stream814784https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/3/ViajanteRumoAoParaiso_Araujo_20135a4f4a3d5b988f1d708892e33793a4ceMD53LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/4/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD54123456789/356612021-09-20 12:32:11.681oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:32:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN |
title |
“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN |
spellingShingle |
“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN Silva, Iarlla Karinne Pereira da Comportamento do consumidor Hedonismo Pós-modernismo Turismo |
title_short |
“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN |
title_full |
“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN |
title_fullStr |
“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN |
title_full_unstemmed |
“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN |
title_sort |
“Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN |
author |
Silva, Iarlla Karinne Pereira da |
author_facet |
Silva, Iarlla Karinne Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Iarlla Karinne Pereira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
contributor_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Hedonismo Pós-modernismo Turismo |
topic |
Comportamento do consumidor Hedonismo Pós-modernismo Turismo |
description |
Este estudo adota a perspectiva experiencial, trazendo a noção de consumo hedônico e de experiência de consumo para o âmbito do marketing turístico e do comportamento do consumidor, neste caso, turistas. Parte-se da hipótese de que entender o consumo exige ir além do processo de decisão de compra e que se faz necessário admitir que aquilo que os consumidores fazem e a forma como utiliza e experimentam os produtos e serviços adquiridos influenciam seus comportamentos. Mas, acima de tudo, exige a visão do consumidor como um indivíduo emocionalmente envolvido com o consumo, processo pelo qual estímulos sensoriais, a imaginação e aspectos emotivos são procurados e apreciados. A investigação teve por objetivo compreender a experiência de escolha dos turistas que visitam o destino turístico da cidade de Natal-RN, com ênfase no marketing hedônico, através da análise dos elementos que a compõem: o contexto, os estímulos sensoriais, os processos cognitivos, as respostas afetivas. Para atingir os objetivos propostos foram utilizadas a análise de conteúdo e a análise de discurso, o que permitiu a aproximação com a experiência real vivenciada pelos turistas. Os resultados encontrados contribuem para a expressão de identidade dos turistas e esclarecimento quanto sua relação com a experiência de escolha do destino turístico de Natal. Os elementos constituintes do contexto da tomada de decisão foram: os estímulos multissensoriais e as imagens mentais projetadas a partir deles já que as belezas naturais são apreciadas como primeiro plano da experiência e parcela constituinte do contexto físico no processo de escolha. A experiência e a interação durante a escolha do destino turístico provocam sensações e sentimentos fortes. Em decorrência dos estímulos sensoriais e da imaginação do turista surgem os sentimentos como diversão, prazer, alegria, euforia durante a escolha. O envolvimento emocional dos turistas foca a experiência dos estímulos. O turismo não seria um fim, porém um momento a mais no contínuo ciclo de reprodução e construção de identidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-18T13:12:21Z 2021-09-20T15:32:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-18T13:12:21Z 2021-09-20T15:32:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Iarlla Karinne Pereira da. “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN. 2013. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35661 |
identifier_str_mv |
SILVA, Iarlla Karinne Pereira da. “Viajante rumo ao paraíso”: a experiência hedônica na escolha do destino turístico da cidade de Natal-RN. 2013. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/1/IarllaKPS_Monografias.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/2/ViajanteRumoAoParaiso_Araujo_2013.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/3/ViajanteRumoAoParaiso_Araujo_2013 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35661/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da6489254b619e87b4e5d777585a97a8 da6489254b619e87b4e5d777585a97a8 5a4f4a3d5b988f1d708892e33793a4ce e3f2560beca4d66ff319e25382393450 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117672166490112 |