Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21926 |
Resumo: | A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN, desde 2011, vem desenvolvendo o ensino musical com as pessoas com deficiência visual, por meio de ações de extensão universitária. Para tanto, a presente pesquisa objetivou identificar quais e como se dão os processos de aprendizagem musical dos alunos com deficiência visual no Projeto Esperança Viva. Para melhor compreensão do universo investigado, utilizou-se o estudo de caso e a entrevista semiestruturada. Para a realização da entrevista, escolheram-se quatro alunos do Projeto Esperança Viva, utilizando como critério de seleção dois alunos com cegueira e dois com baixa visão. Como resultado desta pesquisa, identificaram-se seis processos de aprendizagem musical: percepção musical, leitura musical, escrita musical, imitação/repetição, memorização e execução/prática instrumental, bem como os caminhos didáticos envolvidos nesses processos: estratégias, atividades, motivações, conhecimento prévio, diversidade de atividades e cooperação. Portanto, é importante salientar a necessidade de maiores investigações acerca do ensino-aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual, objetivando ampliar as possibilidades de desenvolvimento musical desses alunos. |
id |
UFRN_9ad13162fb458048b2c1fd8dfa6e248f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21926 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Bezerra, Edibergon VarelaSilva, Luzia Guacira dos SantosZattera, VilsonMendes, Jean Joubert Freitas2017-02-09T17:40:57Z2017-02-09T17:40:57Z2016-03-29BEZERRA, Edibergon Varela. Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva. 2016. 124f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21926A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN, desde 2011, vem desenvolvendo o ensino musical com as pessoas com deficiência visual, por meio de ações de extensão universitária. Para tanto, a presente pesquisa objetivou identificar quais e como se dão os processos de aprendizagem musical dos alunos com deficiência visual no Projeto Esperança Viva. Para melhor compreensão do universo investigado, utilizou-se o estudo de caso e a entrevista semiestruturada. Para a realização da entrevista, escolheram-se quatro alunos do Projeto Esperança Viva, utilizando como critério de seleção dois alunos com cegueira e dois com baixa visão. Como resultado desta pesquisa, identificaram-se seis processos de aprendizagem musical: percepção musical, leitura musical, escrita musical, imitação/repetição, memorização e execução/prática instrumental, bem como os caminhos didáticos envolvidos nesses processos: estratégias, atividades, motivações, conhecimento prévio, diversidade de atividades e cooperação. Portanto, é importante salientar a necessidade de maiores investigações acerca do ensino-aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual, objetivando ampliar as possibilidades de desenvolvimento musical desses alunos.The school of music of the Federal University of Rio Grande do Norte-EMUFRN, from 2011, has been developing the musical education to people with visual disabilities, through actions of University extension. To this end, the present research aimed to identify where and how to give the musical learning processes of students with visual impairments in the project hope alive. For better understanding of the universe investigated, the case study and the semi-structured interview. For the interview, chose four students of the project hope alive, using as a criterion for selecting two students with blindness and two with low vision. As a result of this research, identified six musical learning processes: music perception, music reading, musical writing, imitation/repetition, memorization and execution/instrumental practice, as well as educational pathways involved in these processes: strategies, activities, motivations, previous knowledge, diversity of activities and cooperation. Therefore, it is important to highlight the need for further investigation on the teaching and learning of music people with visual deficiency, in order to enlarge the possibilities of musical development of these students.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICADeficiência visualEducação musicalProcessos de aprendizagemMúsica e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Vivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdfEdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdfapplication/pdf1837592https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21926/1/EdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdfd09152bc174d9d6ffc3988f4da36ca18MD51TEXTEdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.txtEdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain290273https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21926/4/EdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.txt9697c3349988b56bdc3e60be49f1dc83MD54THUMBNAILEdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.jpgEdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2249https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21926/5/EdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.jpg83648b6be1a56a578f87ffd0e87bf25aMD55123456789/219262017-11-03 19:29:48.346oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21926Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T22:29:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva |
title |
Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva |
spellingShingle |
Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva Bezerra, Edibergon Varela CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Deficiência visual Educação musical Processos de aprendizagem |
title_short |
Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva |
title_full |
Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva |
title_fullStr |
Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva |
title_full_unstemmed |
Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva |
title_sort |
Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva |
author |
Bezerra, Edibergon Varela |
author_facet |
Bezerra, Edibergon Varela |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Silva, Luzia Guacira dos Santos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Zattera, Vilson |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Edibergon Varela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Jean Joubert Freitas |
contributor_str_mv |
Mendes, Jean Joubert Freitas |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Deficiência visual Educação musical Processos de aprendizagem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência visual Educação musical Processos de aprendizagem |
description |
A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN, desde 2011, vem desenvolvendo o ensino musical com as pessoas com deficiência visual, por meio de ações de extensão universitária. Para tanto, a presente pesquisa objetivou identificar quais e como se dão os processos de aprendizagem musical dos alunos com deficiência visual no Projeto Esperança Viva. Para melhor compreensão do universo investigado, utilizou-se o estudo de caso e a entrevista semiestruturada. Para a realização da entrevista, escolheram-se quatro alunos do Projeto Esperança Viva, utilizando como critério de seleção dois alunos com cegueira e dois com baixa visão. Como resultado desta pesquisa, identificaram-se seis processos de aprendizagem musical: percepção musical, leitura musical, escrita musical, imitação/repetição, memorização e execução/prática instrumental, bem como os caminhos didáticos envolvidos nesses processos: estratégias, atividades, motivações, conhecimento prévio, diversidade de atividades e cooperação. Portanto, é importante salientar a necessidade de maiores investigações acerca do ensino-aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual, objetivando ampliar as possibilidades de desenvolvimento musical desses alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-09T17:40:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-09T17:40:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BEZERRA, Edibergon Varela. Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva. 2016. 124f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21926 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Edibergon Varela. Música e deficiência visual: os processos de aprendizagem musical no Projeto Esperança Viva. 2016. 124f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21926/1/EdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21926/4/EdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21926/5/EdibergonVarelaBezerra_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d09152bc174d9d6ffc3988f4da36ca18 9697c3349988b56bdc3e60be49f1dc83 83648b6be1a56a578f87ffd0e87bf25a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833060159422464 |