O uso das mídias sociais como ferramenta mercadológica nas agências de intercâmbio da cidade de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Michelle Sayonara Soares
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37651
Resumo: O uso da internet se tornou imprescindível nos dias atuais, tanto para a comunicação entre pessoas, como para a busca de informações e para uso nas empresas como ferramenta mercadológica. As pessoas passaram a ver na internet uma forma ágil de ter o mundo em suas mãos, obtendo instantaneamente as informações que desejam. Com isso, surgiu um novo perfil de consumidor, que busca por serviços e produtos que atendam os seus desejos e as suas necessidades. Visando esse novo mercado emergente, as agências de intercâmbio passaram a utilizar as redes sociais para alcançar o seu público-alvo. Com base nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi analisar os motivos que levam as agências de intercâmbio de Natal/RN a usarem as mídias sociais como ferramenta de marketing, verificando os tipos de serviços e produtos que são divulgados nas redes sociais por essas agências, quais as mais utilizadas por elas, identificando os benefícios que o uso das mídias sociais traz para essas empresas e o perfil dos seus clientes. Através de fontes bibliográficas e tendo como base uma entrevista realizada com pessoas responsáveis pelas agências de intercâmbio de Natal/RN, que trabalham diretamente com o tema proposto. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. A análise dos dados revelou que todas as agências que participaram da pesquisa, utilizam as mídias sociais em seus estabelecimentos como ferramenta mercadológica na divulgação de seus serviços e para manter contato com os seus clientes. Porém, para que isso ocorra de forma eficiente e eficaz é preciso investir em profissionais adequados para estabelecer estratégias de marketing que alcancem efetivamente o público-alvo.
id UFRN_9bf9364e8594bda34ab10333bab133ce
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37651
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bezerra, Michelle Sayonara SoaresFerreira, Lissa Valéria Fernandes2014-03-24T13:44:39Z2021-09-22T13:57:20Z2014-03-24T13:44:39Z2021-09-22T13:57:20Z2011https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37651O uso da internet se tornou imprescindível nos dias atuais, tanto para a comunicação entre pessoas, como para a busca de informações e para uso nas empresas como ferramenta mercadológica. As pessoas passaram a ver na internet uma forma ágil de ter o mundo em suas mãos, obtendo instantaneamente as informações que desejam. Com isso, surgiu um novo perfil de consumidor, que busca por serviços e produtos que atendam os seus desejos e as suas necessidades. Visando esse novo mercado emergente, as agências de intercâmbio passaram a utilizar as redes sociais para alcançar o seu público-alvo. Com base nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi analisar os motivos que levam as agências de intercâmbio de Natal/RN a usarem as mídias sociais como ferramenta de marketing, verificando os tipos de serviços e produtos que são divulgados nas redes sociais por essas agências, quais as mais utilizadas por elas, identificando os benefícios que o uso das mídias sociais traz para essas empresas e o perfil dos seus clientes. Através de fontes bibliográficas e tendo como base uma entrevista realizada com pessoas responsáveis pelas agências de intercâmbio de Natal/RN, que trabalham diretamente com o tema proposto. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. A análise dos dados revelou que todas as agências que participaram da pesquisa, utilizam as mídias sociais em seus estabelecimentos como ferramenta mercadológica na divulgação de seus serviços e para manter contato com os seus clientes. Porém, para que isso ocorra de forma eficiente e eficaz é preciso investir em profissionais adequados para estabelecer estratégias de marketing que alcancem efetivamente o público-alvo.porRedes sociais on-lineMarketing na InternetAgentes de viagemMídia social.O uso das mídias sociais como ferramenta mercadológica nas agências de intercâmbio da cidade de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMichelleSSB_Monografias.pdf.txtExtracted texttext/plain122658https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37651/1/MichelleSSB_Monografias.pdf.txt9d4af476645236a20effe765c9298df7MD51UsoDasMidias_Bezerra_2011.txtExtracted texttext/plain122658https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37651/2/UsoDasMidias_Bezerra_2011.txt9d4af476645236a20effe765c9298df7MD52LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37651/3/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD53ORIGINALUsoDasMidias_Bezerra_2011application/octet-stream936731https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37651/4/UsoDasMidias_Bezerra_2011c092c01671c7f3bdaa514d3cb6caf8eeMD54123456789/376512021-09-22 10:57:21.142oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:57:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das mídias sociais como ferramenta mercadológica nas agências de intercâmbio da cidade de Natal/RN
title O uso das mídias sociais como ferramenta mercadológica nas agências de intercâmbio da cidade de Natal/RN
spellingShingle O uso das mídias sociais como ferramenta mercadológica nas agências de intercâmbio da cidade de Natal/RN
Bezerra, Michelle Sayonara Soares
Redes sociais on-line
Marketing na Internet
Agentes de viagem
Mídia social.
title_short O uso das mídias sociais como ferramenta mercadológica nas agências de intercâmbio da cidade de Natal/RN
title_full O uso das mídias sociais como ferramenta mercadológica nas agências de intercâmbio da cidade de Natal/RN
title_fullStr O uso das mídias sociais como ferramenta mercadológica nas agências de intercâmbio da cidade de Natal/RN
title_full_unstemmed O uso das mídias sociais como ferramenta mercadológica nas agências de intercâmbio da cidade de Natal/RN
title_sort O uso das mídias sociais como ferramenta mercadológica nas agências de intercâmbio da cidade de Natal/RN
author Bezerra, Michelle Sayonara Soares
author_facet Bezerra, Michelle Sayonara Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Michelle Sayonara Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
contributor_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais on-line
Marketing na Internet
Agentes de viagem
Mídia social.
topic Redes sociais on-line
Marketing na Internet
Agentes de viagem
Mídia social.
description O uso da internet se tornou imprescindível nos dias atuais, tanto para a comunicação entre pessoas, como para a busca de informações e para uso nas empresas como ferramenta mercadológica. As pessoas passaram a ver na internet uma forma ágil de ter o mundo em suas mãos, obtendo instantaneamente as informações que desejam. Com isso, surgiu um novo perfil de consumidor, que busca por serviços e produtos que atendam os seus desejos e as suas necessidades. Visando esse novo mercado emergente, as agências de intercâmbio passaram a utilizar as redes sociais para alcançar o seu público-alvo. Com base nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi analisar os motivos que levam as agências de intercâmbio de Natal/RN a usarem as mídias sociais como ferramenta de marketing, verificando os tipos de serviços e produtos que são divulgados nas redes sociais por essas agências, quais as mais utilizadas por elas, identificando os benefícios que o uso das mídias sociais traz para essas empresas e o perfil dos seus clientes. Através de fontes bibliográficas e tendo como base uma entrevista realizada com pessoas responsáveis pelas agências de intercâmbio de Natal/RN, que trabalham diretamente com o tema proposto. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. A análise dos dados revelou que todas as agências que participaram da pesquisa, utilizam as mídias sociais em seus estabelecimentos como ferramenta mercadológica na divulgação de seus serviços e para manter contato com os seus clientes. Porém, para que isso ocorra de forma eficiente e eficaz é preciso investir em profissionais adequados para estabelecer estratégias de marketing que alcancem efetivamente o público-alvo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-24T13:44:39Z
2021-09-22T13:57:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-03-24T13:44:39Z
2021-09-22T13:57:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37651
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37651/1/MichelleSSB_Monografias.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37651/2/UsoDasMidias_Bezerra_2011.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37651/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37651/4/UsoDasMidias_Bezerra_2011
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d4af476645236a20effe765c9298df7
9d4af476645236a20effe765c9298df7
e3f2560beca4d66ff319e25382393450
c092c01671c7f3bdaa514d3cb6caf8ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117880169365504