O uso das mídias sociais como ferramenta mercadológica nas agências de intercâmbio da cidade de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Michelle Sayonara Soares
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37651
Resumo: O uso da internet se tornou imprescindível nos dias atuais, tanto para a comunicação entre pessoas, como para a busca de informações e para uso nas empresas como ferramenta mercadológica. As pessoas passaram a ver na internet uma forma ágil de ter o mundo em suas mãos, obtendo instantaneamente as informações que desejam. Com isso, surgiu um novo perfil de consumidor, que busca por serviços e produtos que atendam os seus desejos e as suas necessidades. Visando esse novo mercado emergente, as agências de intercâmbio passaram a utilizar as redes sociais para alcançar o seu público-alvo. Com base nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi analisar os motivos que levam as agências de intercâmbio de Natal/RN a usarem as mídias sociais como ferramenta de marketing, verificando os tipos de serviços e produtos que são divulgados nas redes sociais por essas agências, quais as mais utilizadas por elas, identificando os benefícios que o uso das mídias sociais traz para essas empresas e o perfil dos seus clientes. Através de fontes bibliográficas e tendo como base uma entrevista realizada com pessoas responsáveis pelas agências de intercâmbio de Natal/RN, que trabalham diretamente com o tema proposto. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. A análise dos dados revelou que todas as agências que participaram da pesquisa, utilizam as mídias sociais em seus estabelecimentos como ferramenta mercadológica na divulgação de seus serviços e para manter contato com os seus clientes. Porém, para que isso ocorra de forma eficiente e eficaz é preciso investir em profissionais adequados para estabelecer estratégias de marketing que alcancem efetivamente o público-alvo.
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