Marketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Pet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35238 |
Resumo: | A realidade atual dos mercados, marcada pela dinamicidade dos novos tempos, gerou um grande impacto no comportamento dos consumidores e acabou transformando o modo de atuação das organizações. A personalização passou a ser fundamental e o marketing, mais do que todas as áreas, precisou mudar seu foco. Assim, as atenções foram voltadas para importância das relações, colocando a perspectiva de longo prazo como fator chave na diferenciação perante o mercado, o que tornou a presença do marketing de relacionamento imprescindível para a sobrevivência das organizações. Diante disso, o presente trabalho direcionou-se à realidade de uma empresa do ramo pet, a RN Pet, localizada na cidade de Natal/ RN, objetivando analisar como as estratégias do Marketing de Relacionamento podem contribuir para fidelização dos clientes da empresa. Para isso, foi definido, através da literatura, o conjunto de constructos analisados, a saber: satisfação, qualidade percebida, confiança, comprometimento, comunicação e lealdade. A partir dessas dimensões foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, do tipo levantamento, com uma amostragem não-probabilística por conveniência. A população do estudo compreendeu os clientes cadastrados da RN Pet, totalizando 62 respondentes. Os resultados apontaram a importância da conexão entre as dimensões e evidenciaram a dependência de uma pela outra. A RN Pet mostrou um resultado de certa forma positivo quanto a confiança, a satisfação e a qualidade percebida. Entretanto, nos constructos de comprometimento e comunicação os resultados foram regulares, além disso, de modo geral, a empresa apresentou um baixo grau de lealdade por parte de seus consumidores. |
id |
UFRN_9e3c8777b1de29d49d3b3978bda7efb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35238 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Figueiredo, Daniela Freire Duarte CabralFeitor, Carlos David CerqueiraMartins, Daniel de AraújoAraújo, Matilde Medeiros deFeitor, Carlos David Cequeira2020-12-16T21:24:47Z2021-09-20T15:02:26Z2020-12-16T21:24:47Z2021-09-20T15:02:26Z2020-11-182016035421FIGUEIREDO, Daniela Freire Duarte Cabral. Marketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Pet. 2020. 82 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35238A realidade atual dos mercados, marcada pela dinamicidade dos novos tempos, gerou um grande impacto no comportamento dos consumidores e acabou transformando o modo de atuação das organizações. A personalização passou a ser fundamental e o marketing, mais do que todas as áreas, precisou mudar seu foco. Assim, as atenções foram voltadas para importância das relações, colocando a perspectiva de longo prazo como fator chave na diferenciação perante o mercado, o que tornou a presença do marketing de relacionamento imprescindível para a sobrevivência das organizações. Diante disso, o presente trabalho direcionou-se à realidade de uma empresa do ramo pet, a RN Pet, localizada na cidade de Natal/ RN, objetivando analisar como as estratégias do Marketing de Relacionamento podem contribuir para fidelização dos clientes da empresa. Para isso, foi definido, através da literatura, o conjunto de constructos analisados, a saber: satisfação, qualidade percebida, confiança, comprometimento, comunicação e lealdade. A partir dessas dimensões foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, do tipo levantamento, com uma amostragem não-probabilística por conveniência. A população do estudo compreendeu os clientes cadastrados da RN Pet, totalizando 62 respondentes. Os resultados apontaram a importância da conexão entre as dimensões e evidenciaram a dependência de uma pela outra. A RN Pet mostrou um resultado de certa forma positivo quanto a confiança, a satisfação e a qualidade percebida. Entretanto, nos constructos de comprometimento e comunicação os resultados foram regulares, além disso, de modo geral, a empresa apresentou um baixo grau de lealdade por parte de seus consumidores.The current reality of the markets, marked by the dynamism of the new times, generated a great impact on consumer behavior and ended up transforming the way organizations act. Personalization became fundamental and marketing, more than all areas, needed to change its focus. Thus, attention was focused on the importance of relationships, placing the long-term perspective as a key factor in differentiation before the market, which made the presence of relationship marketing essential for the survival of organizations. Therefore, the present work was directed to the reality of a pet company, RN Pet, located in the city of Natal/ RN, aiming to analyze how Relationship Marketing strategies can contribute to the loyalty of the company's customers. For this, it was defined, through literature, the set of constructs analyzed, namely: satisfaction, perceived quality, trust, commitment, communication, and loyalty. From these dimensions, an exploratory and descriptive survey was carried out, of the survey type, with a non-probabilistic sampling for convenience. The study population comprised the registered clients of RN Pet, totaling 62 respondents. The results pointed out the importance of the connection between the dimensions and highlighted the dependence on each other. RN Pet showed a certain positive result in terms of confidence, satisfaction, and perceived quality. However, in the constructions of commitment, and communication the results were regular, besides, in general, the company presented a low degree of loyalty from its consumers.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing de relacionamentoFidelização de clientesEstratégia de marketingRelationship marketingCustomer loyaltyMarketing strategyMarketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Petinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarketingDeRelacionamento_Figueiredo_2020.pdfMonografiaapplication/pdf968677https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35238/1/MarketingDeRelacionamento_Figueiredo_2020.pdfe314c83750904c2e4f44cb7b5960d57dMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35238/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35238/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTMarketingDeRelacionamento_Figueiredo_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain163046https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35238/4/MarketingDeRelacionamento_Figueiredo_2020.pdf.txt9ad98567256ba7cc028e4b19c7d349cbMD54123456789/352382021-09-20 12:02:27.106oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:02:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Pet |
title |
Marketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Pet |
spellingShingle |
Marketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Pet Figueiredo, Daniela Freire Duarte Cabral Marketing de relacionamento Fidelização de clientes Estratégia de marketing Relationship marketing Customer loyalty Marketing strategy |
title_short |
Marketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Pet |
title_full |
Marketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Pet |
title_fullStr |
Marketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Pet |
title_full_unstemmed |
Marketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Pet |
title_sort |
Marketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Pet |
author |
Figueiredo, Daniela Freire Duarte Cabral |
author_facet |
Figueiredo, Daniela Freire Duarte Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Feitor, Carlos David Cerqueira |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Martins, Daniel de Araújo |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Araújo, Matilde Medeiros de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Daniela Freire Duarte Cabral |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feitor, Carlos David Cequeira |
contributor_str_mv |
Feitor, Carlos David Cequeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Fidelização de clientes Estratégia de marketing Relationship marketing Customer loyalty Marketing strategy |
topic |
Marketing de relacionamento Fidelização de clientes Estratégia de marketing Relationship marketing Customer loyalty Marketing strategy |
description |
A realidade atual dos mercados, marcada pela dinamicidade dos novos tempos, gerou um grande impacto no comportamento dos consumidores e acabou transformando o modo de atuação das organizações. A personalização passou a ser fundamental e o marketing, mais do que todas as áreas, precisou mudar seu foco. Assim, as atenções foram voltadas para importância das relações, colocando a perspectiva de longo prazo como fator chave na diferenciação perante o mercado, o que tornou a presença do marketing de relacionamento imprescindível para a sobrevivência das organizações. Diante disso, o presente trabalho direcionou-se à realidade de uma empresa do ramo pet, a RN Pet, localizada na cidade de Natal/ RN, objetivando analisar como as estratégias do Marketing de Relacionamento podem contribuir para fidelização dos clientes da empresa. Para isso, foi definido, através da literatura, o conjunto de constructos analisados, a saber: satisfação, qualidade percebida, confiança, comprometimento, comunicação e lealdade. A partir dessas dimensões foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, do tipo levantamento, com uma amostragem não-probabilística por conveniência. A população do estudo compreendeu os clientes cadastrados da RN Pet, totalizando 62 respondentes. Os resultados apontaram a importância da conexão entre as dimensões e evidenciaram a dependência de uma pela outra. A RN Pet mostrou um resultado de certa forma positivo quanto a confiança, a satisfação e a qualidade percebida. Entretanto, nos constructos de comprometimento e comunicação os resultados foram regulares, além disso, de modo geral, a empresa apresentou um baixo grau de lealdade por parte de seus consumidores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-16T21:24:47Z 2021-09-20T15:02:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-16T21:24:47Z 2021-09-20T15:02:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2016035421 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Daniela Freire Duarte Cabral. Marketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Pet. 2020. 82 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35238 |
identifier_str_mv |
2016035421 FIGUEIREDO, Daniela Freire Duarte Cabral. Marketing de relacionamento como ferramenta de estratégia para fidelização de clientes: estudo de caso na empresa RN Pet. 2020. 82 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35238/1/MarketingDeRelacionamento_Figueiredo_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35238/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35238/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35238/4/MarketingDeRelacionamento_Figueiredo_2020.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e314c83750904c2e4f44cb7b5960d57d e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 9ad98567256ba7cc028e4b19c7d349cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832829870112768 |