Turismo e marketing digital: uma análise netnográfica dos perfis de restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Victor Matheus de Morais da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44660
Resumo: No turismo, estratégias de fortalecimentos e posicionamentos através do marketing digital, são cada vez mais importantes. Esta pesquisa tem como foco o segmento de Alimentos e Bebidas (A&B), com destaque para os restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN; como também visa encontrar soluções que possam ajudar a alavancar a demanda turística nestes estabelecimentos. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa utilizando a Netnografia e análise de conteúdo como técnicas de análise. Foram realizadas investigações em ambientes virtuais, visando encontrar relações entre os empreendimentos do segmento de A&B e seus potenciais clientes. O conteúdo armazenado em ambientes virtuais representa uma importante ferramenta utilizada em estudos de gestão de serviços em restaurantes, servindo como estratégia de marketing. A Netnografia teve um papel essencial, pois possibilitou a ampliação e uma maior eficácia no uso do conteúdo gerado nos ambientes virtuais. Através da análise dos perfis do Instagram, foi observado o crescimento do número de pedidos por aplicativos, isso mostra que os serviços de Delivery estão em alta. A crise sanitária iniciada em 2019 tem impactos diretos no aumento deste tipo de serviço, visto que, os estabelecimentos passaram um longo período sem poder funcionar presencialmente. Foi constatado que o ano de 2020, considerado com o maior número de casos de Covid, foi o período de maior utilização do delivery.
id UFRN_a5acf4090a083ef6271280c6375d7b02
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44660
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Victor Matheus de Morais daFerreira, Lissa Valéria FernandesAlexandre, Mauro Lemuel de OliveiraDias, Maria Carolina CavalcanteFerreira, Lissa Valéria Fernandes2021-10-19T19:52:01Z2021-10-19T19:52:01Z2021-09-15SILVA, Victor Matheus de Morais da. Turismo e marketing digital: uma análise netnográfica dos perfis de restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN. 2021. 36f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44660No turismo, estratégias de fortalecimentos e posicionamentos através do marketing digital, são cada vez mais importantes. Esta pesquisa tem como foco o segmento de Alimentos e Bebidas (A&B), com destaque para os restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN; como também visa encontrar soluções que possam ajudar a alavancar a demanda turística nestes estabelecimentos. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa utilizando a Netnografia e análise de conteúdo como técnicas de análise. Foram realizadas investigações em ambientes virtuais, visando encontrar relações entre os empreendimentos do segmento de A&B e seus potenciais clientes. O conteúdo armazenado em ambientes virtuais representa uma importante ferramenta utilizada em estudos de gestão de serviços em restaurantes, servindo como estratégia de marketing. A Netnografia teve um papel essencial, pois possibilitou a ampliação e uma maior eficácia no uso do conteúdo gerado nos ambientes virtuais. Através da análise dos perfis do Instagram, foi observado o crescimento do número de pedidos por aplicativos, isso mostra que os serviços de Delivery estão em alta. A crise sanitária iniciada em 2019 tem impactos diretos no aumento deste tipo de serviço, visto que, os estabelecimentos passaram um longo período sem poder funcionar presencialmente. Foi constatado que o ano de 2020, considerado com o maior número de casos de Covid, foi o período de maior utilização do delivery.In tourism, strengthening strategies and positioning through digital marketing are increasingly important. This research focuses on the Food and Beverage (A&B) segment, with emphasis on regional gastronomy restaurants in Natal/RN; it also aims to find solutions that can help boost tourist demand in these establishments. This is a descriptive-exploratory study with a quantitative approach using Netnography and content analysis as analysis techniques. Investigations were carried out in virtual environments, in order to find relationships between ventures in the A&B segment and their potential customers. Content stored in virtual environments represents an important tool used in studies of service management in restaurants, serving as a marketing strategy. Netnography played an essential role, as it enabled the expansion and greater efficiency in the use of content generated in virtual environments. Through the analysis of Instagram profiles, the growth in the number of requests for applications was observed, which shows that Delivery services are on the rise. The health crisis that began in 2019 has a direct impact on the increase of this type of service, as the establishments spent a long period without being able to work in person. It was found that the year 2020, considered with the highest number of Covid cases, was the period of greatest use of delivery.Universidade Federal do Rio Grande do NorteTurismoUFRNBrasilDepartamento de TurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTurismoMarketing digitalRestauranteRedes sociaisTourismDigital marketingRestaurantSocial networksTurismo e marketing digital: uma análise netnográfica dos perfis de restaurantes de gastronomia regional em Natal/RNTourism and digital marketing: a netnographic analysis of profiles of regional gastronomy restaurants in Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSILVA, VICTOR MATHEUS DE MORAIS. TURISMO E MARKETING DIGITAL UMA ANÁLISE NETNOGRÁFICA DOS PERFIS DE RESTAURANTES DE GASTRONOMIA REGIONAL EM NATALRN. 2021.pdfSILVA, VICTOR MATHEUS DE MORAIS. TURISMO E MARKETING DIGITAL UMA ANÁLISE NETNOGRÁFICA DOS PERFIS DE RESTAURANTES DE GASTRONOMIA REGIONAL EM NATALRN. 2021.pdfTCCapplication/pdf419016https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44660/1/SILVA%2c%20VICTOR%20MATHEUS%20DE%20MORAIS.%20TURISMO%20E%20MARKETING%20DIGITAL%20UMA%20AN%c3%81LISE%20NETNOGR%c3%81FICA%20DOS%20PERFIS%20DE%20RESTAURANTES%20DE%20GASTRONOMIA%20REGIONAL%20EM%20NATALRN.%202021.pdf5489313ebaf8b02942e6a3de5edd3193MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44660/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44660/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/446602021-10-19 16:52:02.864oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-19T19:52:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Turismo e marketing digital: uma análise netnográfica dos perfis de restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Tourism and digital marketing: a netnographic analysis of profiles of regional gastronomy restaurants in Natal/RN
title Turismo e marketing digital: uma análise netnográfica dos perfis de restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN
spellingShingle Turismo e marketing digital: uma análise netnográfica dos perfis de restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN
Silva, Victor Matheus de Morais da
Turismo
Marketing digital
Restaurante
Redes sociais
Tourism
Digital marketing
Restaurant
Social networks
title_short Turismo e marketing digital: uma análise netnográfica dos perfis de restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN
title_full Turismo e marketing digital: uma análise netnográfica dos perfis de restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN
title_fullStr Turismo e marketing digital: uma análise netnográfica dos perfis de restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN
title_full_unstemmed Turismo e marketing digital: uma análise netnográfica dos perfis de restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN
title_sort Turismo e marketing digital: uma análise netnográfica dos perfis de restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN
author Silva, Victor Matheus de Morais da
author_facet Silva, Victor Matheus de Morais da
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Dias, Maria Carolina Cavalcante
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Victor Matheus de Morais da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
contributor_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Marketing digital
Restaurante
Redes sociais
Tourism
Digital marketing
Restaurant
Social networks
topic Turismo
Marketing digital
Restaurante
Redes sociais
Tourism
Digital marketing
Restaurant
Social networks
description No turismo, estratégias de fortalecimentos e posicionamentos através do marketing digital, são cada vez mais importantes. Esta pesquisa tem como foco o segmento de Alimentos e Bebidas (A&B), com destaque para os restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN; como também visa encontrar soluções que possam ajudar a alavancar a demanda turística nestes estabelecimentos. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa utilizando a Netnografia e análise de conteúdo como técnicas de análise. Foram realizadas investigações em ambientes virtuais, visando encontrar relações entre os empreendimentos do segmento de A&B e seus potenciais clientes. O conteúdo armazenado em ambientes virtuais representa uma importante ferramenta utilizada em estudos de gestão de serviços em restaurantes, servindo como estratégia de marketing. A Netnografia teve um papel essencial, pois possibilitou a ampliação e uma maior eficácia no uso do conteúdo gerado nos ambientes virtuais. Através da análise dos perfis do Instagram, foi observado o crescimento do número de pedidos por aplicativos, isso mostra que os serviços de Delivery estão em alta. A crise sanitária iniciada em 2019 tem impactos diretos no aumento deste tipo de serviço, visto que, os estabelecimentos passaram um longo período sem poder funcionar presencialmente. Foi constatado que o ano de 2020, considerado com o maior número de casos de Covid, foi o período de maior utilização do delivery.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-19T19:52:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-19T19:52:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Victor Matheus de Morais da. Turismo e marketing digital: uma análise netnográfica dos perfis de restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN. 2021. 36f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44660
identifier_str_mv SILVA, Victor Matheus de Morais da. Turismo e marketing digital: uma análise netnográfica dos perfis de restaurantes de gastronomia regional em Natal/RN. 2021. 36f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44660/1/SILVA%2c%20VICTOR%20MATHEUS%20DE%20MORAIS.%20TURISMO%20E%20MARKETING%20DIGITAL%20UMA%20AN%c3%81LISE%20NETNOGR%c3%81FICA%20DOS%20PERFIS%20DE%20RESTAURANTES%20DE%20GASTRONOMIA%20REGIONAL%20EM%20NATALRN.%202021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44660/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44660/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5489313ebaf8b02942e6a3de5edd3193
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832912941449216