Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19596 |
Resumo: | Os jogos digitais vêm sendo utilizados como ferramenta de auxilio à transmissão de conhecimento, permitindo difundir o conteúdo mais rapidamente. Utilizar essa estratégia para disseminar o desenvolvimento do raciocínio lógico para crianças do nível básico pode ser a engrenagem motivadora que ajuda no processo de aprendizagem para qualquer área. Pensando nisso, diversos jogos podem ser criados e disponibilizados para o uso do professor e aluno, porém, a complexidade de construção desses jogos torna-se um percalço que inviabiliza, muitas das vezes, sua construção. Neste contexto, este artigo apresenta um framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação, apresentando a concepção, desenvolvimento através da integração do ambiente visual de programação Blockly com cenários criados em HTML5. |
id |
UFRN_a72c792ebcdc979ca907eb00e052ef59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19596 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Tainá Jesushttp://lattes.cnpq.br/8003160556193878http://lattes.cnpq.br/9520477461031645Campos, André Maurício Cunhahttp://lattes.cnpq.br/7154508093406987Santos, André Luís de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/0084300900034108Miranda, Leonardo Cunha dehttp://lattes.cnpq.br/9064196799520278Aranha, Eduardo Henrique da Silva2016-01-15T19:04:19Z2016-01-15T19:04:19Z2014-08-29MEDEIROS, Tainá Jesus. Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação. 2014. 80f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19596Os jogos digitais vêm sendo utilizados como ferramenta de auxilio à transmissão de conhecimento, permitindo difundir o conteúdo mais rapidamente. Utilizar essa estratégia para disseminar o desenvolvimento do raciocínio lógico para crianças do nível básico pode ser a engrenagem motivadora que ajuda no processo de aprendizagem para qualquer área. Pensando nisso, diversos jogos podem ser criados e disponibilizados para o uso do professor e aluno, porém, a complexidade de construção desses jogos torna-se um percalço que inviabiliza, muitas das vezes, sua construção. Neste contexto, este artigo apresenta um framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação, apresentando a concepção, desenvolvimento através da integração do ambiente visual de programação Blockly com cenários criados em HTML5.Digital games have been used as aiding tool for transmission of knowledge, allowing faster dissemination of content. Using this strategy of disseminating logical reasoning development for basic school children can be the motivating gear that helps in the learning process for any area. In this context, many games can be created and provided for the use of teacher and student. However, the complexity of construction of these games becomes a obstacle which can, often, prevent their construction. Thus, this paper presents a framework for creating games, which teach programming logic, presenting from their conception to their integration with the visual programming environment (Blockly) and scenarios created in HTML5.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOJogos digitaisEnsino de programaçãoFrameworkUm Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programaçãoA Framework for creating games aimed at teaching logic programminginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTainaJesusMedeiros_DISSERT.pdfTainaJesusMedeiros_DISSERT.pdfapplication/pdf2102000https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19596/1/TainaJesusMedeiros_DISSERT.pdfbd80984c8a256834f769cfb75d4f02f8MD51TEXTTainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.txtTainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain106510https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19596/6/TainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.txtc28d873c09c632c4d676ce5354ebad71MD56THUMBNAILTainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.jpgTainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3313https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19596/7/TainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.jpgff06af164db4a9a6764318030560bbe6MD57123456789/195962017-11-02 03:57:02.879oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19596Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T06:57:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A Framework for creating games aimed at teaching logic programming |
title |
Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação |
spellingShingle |
Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação Medeiros, Tainá Jesus CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO Jogos digitais Ensino de programação Framework |
title_short |
Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação |
title_full |
Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação |
title_fullStr |
Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação |
title_full_unstemmed |
Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação |
title_sort |
Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação |
author |
Medeiros, Tainá Jesus |
author_facet |
Medeiros, Tainá Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8003160556193878 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9520477461031645 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Campos, André Maurício Cunha |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7154508093406987 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, André Luís de Medeiros |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0084300900034108 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Miranda, Leonardo Cunha de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9064196799520278 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Tainá Jesus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aranha, Eduardo Henrique da Silva |
contributor_str_mv |
Aranha, Eduardo Henrique da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO Jogos digitais Ensino de programação Framework |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos digitais Ensino de programação Framework |
description |
Os jogos digitais vêm sendo utilizados como ferramenta de auxilio à transmissão de conhecimento, permitindo difundir o conteúdo mais rapidamente. Utilizar essa estratégia para disseminar o desenvolvimento do raciocínio lógico para crianças do nível básico pode ser a engrenagem motivadora que ajuda no processo de aprendizagem para qualquer área. Pensando nisso, diversos jogos podem ser criados e disponibilizados para o uso do professor e aluno, porém, a complexidade de construção desses jogos torna-se um percalço que inviabiliza, muitas das vezes, sua construção. Neste contexto, este artigo apresenta um framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação, apresentando a concepção, desenvolvimento através da integração do ambiente visual de programação Blockly com cenários criados em HTML5. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-15T19:04:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-01-15T19:04:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEDEIROS, Tainá Jesus. Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação. 2014. 80f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19596 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Tainá Jesus. Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação. 2014. 80f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19596/1/TainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19596/6/TainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19596/7/TainaJesusMedeiros_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd80984c8a256834f769cfb75d4f02f8 c28d873c09c632c4d676ce5354ebad71 ff06af164db4a9a6764318030560bbe6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832869064835072 |