Análise da prosódia de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Fernanda Vanessa da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35991
Resumo: Objetivo: Descrever a prosódia em leitura de um grupo de crianças com dificuldades de aprendizagem, residentes da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, por meio de análise acústica. Métodos: A amostra da pesquisa foi composta por 09 crianças, com faixa etária entre 8 e 14 anos de idade, participantes de um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi construída através da gravação da leitura de um texto em voz alta, para posterior análise acústica dos aspectos vocais, com software PRAAT. A partir disso, foram analisados aspectos relacionados com a prosódia, como o tempo total de elocução, duração e quantidade de pausas, número de sílabas emitidas, taxa de elocução, tempo de articulação, taxa de articulação, número total de pausas no texto e duração de pausas dentro das frases e inter frases. Resultados: As crianças com dificuldades escolares apresentaram alterações em todos os aspectos prosódicos analisados. A idade e o ano escolar não foram variáveis influentes nos resultados obtidos. Conclusão: A análise espectrográfica demonstrou ser uma ferramenta útil na análise dos dados desse estudo para investigar como as crianças com dificuldades de aprendizagem realizam a prosódia da leitura. Diante disso, foi possível concluir que os aspectos prosódicos de crianças que manifestam dificuldade de leitura, podem sofrer interferências.
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A coleta de dados foi construída através da gravação da leitura de um texto em voz alta, para posterior análise acústica dos aspectos vocais, com software PRAAT. A partir disso, foram analisados aspectos relacionados com a prosódia, como o tempo total de elocução, duração e quantidade de pausas, número de sílabas emitidas, taxa de elocução, tempo de articulação, taxa de articulação, número total de pausas no texto e duração de pausas dentro das frases e inter frases. Resultados: As crianças com dificuldades escolares apresentaram alterações em todos os aspectos prosódicos analisados. A idade e o ano escolar não foram variáveis influentes nos resultados obtidos. Conclusão: A análise espectrográfica demonstrou ser uma ferramenta útil na análise dos dados desse estudo para investigar como as crianças com dificuldades de aprendizagem realizam a prosódia da leitura. 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