E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43540 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo entender os motivos que induzem o consumo de livros em loja virtual entre estudantes universitários. Como referência teórica foi pesquisado sobre a percepção no marketing, conceitos sobre comércio eletrônico e também uma abordagem sobre o mercado de livros na era digital. A pesquisa foi qualitativa com questionário aberto, cada entrevistado foi contatado por aplicativo de mensagem para participar e foram respondendo as questões online. Nos resultados, os principais motivos indutores foram os baixos preços, comodidade e a praticidade nas compras online. Portanto, foi concluído que o comércio eletrônico teve bastante impacto no mercado de livros, o resultado desse trabalho anda de acordo com as pesquisas feitas sobre o assunto que mostram que as vendas de livros pela internet aumenta ao mesmo tempo que os números de livrarias diminuem. |
id |
UFRN_d487b02ef64a145d71aded77ec7766af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43540 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Abigail DantasPignataro, ThelmaAraújo, Maria Valéria Pereira deBrito, Max Leandro de Araújo2019-07-30T20:59:22Z2021-10-06T11:42:05Z2019-07-30T20:59:22Z2021-10-06T11:42:05Z20192015092254TEIXEIRA, Abigail Dantas. E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43540Este artigo tem como objetivo entender os motivos que induzem o consumo de livros em loja virtual entre estudantes universitários. Como referência teórica foi pesquisado sobre a percepção no marketing, conceitos sobre comércio eletrônico e também uma abordagem sobre o mercado de livros na era digital. A pesquisa foi qualitativa com questionário aberto, cada entrevistado foi contatado por aplicativo de mensagem para participar e foram respondendo as questões online. Nos resultados, os principais motivos indutores foram os baixos preços, comodidade e a praticidade nas compras online. Portanto, foi concluído que o comércio eletrônico teve bastante impacto no mercado de livros, o resultado desse trabalho anda de acordo com as pesquisas feitas sobre o assunto que mostram que as vendas de livros pela internet aumenta ao mesmo tempo que os números de livrarias diminuem.This article aims to understand the reasons that induce the consumption of books in virtual store among university students. As a theoretical reference was researched on the perception in marketing, concepts on e-commerce and also an approach on the book market in the digital age. The research was qualitative with open questionnaire, each respondent was contacted by application of message to participate and were responding the questions online. In the results, the main reasons were inducing low prices, comfort and convenience in online shopping. Therefore, it was concluded that e-commerce had enough impact on the book market, the result of this work goes according to the research done on the subject show that sales of books over the Internet increases while the bookstores numbers decrease.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLivrosBooksE-CommerceE-CommerceLivrariasBookstoresE-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitáriosE-commerce and books consumption: perceptions and motives in the process of purchases for university studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/1/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALECommerceConsumoLivros_Teixeira_2019.pdfapplication/pdf224938https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/3/ECommerceConsumoLivros_Teixeira_2019.pdf44f6604b740886504f114cc6c7693acaMD53TEXTECommerceConsumoLivros_Teixeira_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain32177https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/4/ECommerceConsumoLivros_Teixeira_2019.pdf.txt9916f8162d3f924dc9db292749d8dc95MD54123456789/435402023-08-21 12:17:05.189oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-21T15:17:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
E-commerce and books consumption: perceptions and motives in the process of purchases for university students |
title |
E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários |
spellingShingle |
E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários Teixeira, Abigail Dantas Livros Books E-Commerce E-Commerce Livrarias Bookstores |
title_short |
E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários |
title_full |
E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários |
title_fullStr |
E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários |
title_sort |
E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários |
author |
Teixeira, Abigail Dantas |
author_facet |
Teixeira, Abigail Dantas |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Pignataro, Thelma |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Araújo, Maria Valéria Pereira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Abigail Dantas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brito, Max Leandro de Araújo |
contributor_str_mv |
Brito, Max Leandro de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros Books E-Commerce E-Commerce Livrarias Bookstores |
topic |
Livros Books E-Commerce E-Commerce Livrarias Bookstores |
description |
Este artigo tem como objetivo entender os motivos que induzem o consumo de livros em loja virtual entre estudantes universitários. Como referência teórica foi pesquisado sobre a percepção no marketing, conceitos sobre comércio eletrônico e também uma abordagem sobre o mercado de livros na era digital. A pesquisa foi qualitativa com questionário aberto, cada entrevistado foi contatado por aplicativo de mensagem para participar e foram respondendo as questões online. Nos resultados, os principais motivos indutores foram os baixos preços, comodidade e a praticidade nas compras online. Portanto, foi concluído que o comércio eletrônico teve bastante impacto no mercado de livros, o resultado desse trabalho anda de acordo com as pesquisas feitas sobre o assunto que mostram que as vendas de livros pela internet aumenta ao mesmo tempo que os números de livrarias diminuem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-30T20:59:22Z 2021-10-06T11:42:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-30T20:59:22Z 2021-10-06T11:42:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2015092254 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TEIXEIRA, Abigail Dantas. E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43540 |
identifier_str_mv |
2015092254 TEIXEIRA, Abigail Dantas. E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/1/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/3/ECommerceConsumoLivros_Teixeira_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/4/ECommerceConsumoLivros_Teixeira_2019.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 44f6604b740886504f114cc6c7693aca 9916f8162d3f924dc9db292749d8dc95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117815349542912 |