E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Abigail Dantas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43540
Resumo: Este artigo tem como objetivo entender os motivos que induzem o consumo de livros em loja virtual entre estudantes universitários. Como referência teórica foi pesquisado sobre a percepção no marketing, conceitos sobre comércio eletrônico e também uma abordagem sobre o mercado de livros na era digital. A pesquisa foi qualitativa com questionário aberto, cada entrevistado foi contatado por aplicativo de mensagem para participar e foram respondendo as questões online. Nos resultados, os principais motivos indutores foram os baixos preços, comodidade e a praticidade nas compras online. Portanto, foi concluído que o comércio eletrônico teve bastante impacto no mercado de livros, o resultado desse trabalho anda de acordo com as pesquisas feitas sobre o assunto que mostram que as vendas de livros pela internet aumenta ao mesmo tempo que os números de livrarias diminuem.
id UFRN_d487b02ef64a145d71aded77ec7766af
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43540
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Teixeira, Abigail DantasPignataro, ThelmaAraújo, Maria Valéria Pereira deBrito, Max Leandro de Araújo2019-07-30T20:59:22Z2021-10-06T11:42:05Z2019-07-30T20:59:22Z2021-10-06T11:42:05Z20192015092254TEIXEIRA, Abigail Dantas. E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43540Este artigo tem como objetivo entender os motivos que induzem o consumo de livros em loja virtual entre estudantes universitários. Como referência teórica foi pesquisado sobre a percepção no marketing, conceitos sobre comércio eletrônico e também uma abordagem sobre o mercado de livros na era digital. A pesquisa foi qualitativa com questionário aberto, cada entrevistado foi contatado por aplicativo de mensagem para participar e foram respondendo as questões online. Nos resultados, os principais motivos indutores foram os baixos preços, comodidade e a praticidade nas compras online. Portanto, foi concluído que o comércio eletrônico teve bastante impacto no mercado de livros, o resultado desse trabalho anda de acordo com as pesquisas feitas sobre o assunto que mostram que as vendas de livros pela internet aumenta ao mesmo tempo que os números de livrarias diminuem.This article aims to understand the reasons that induce the consumption of books in virtual store among university students. As a theoretical reference was researched on the perception in marketing, concepts on e-commerce and also an approach on the book market in the digital age. The research was qualitative with open questionnaire, each respondent was contacted by application of message to participate and were responding the questions online. In the results, the main reasons were inducing low prices, comfort and convenience in online shopping. Therefore, it was concluded that e-commerce had enough impact on the book market, the result of this work goes according to the research done on the subject show that sales of books over the Internet increases while the bookstores numbers decrease.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLivrosBooksE-CommerceE-CommerceLivrariasBookstoresE-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitáriosE-commerce and books consumption: perceptions and motives in the process of purchases for university studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/1/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALECommerceConsumoLivros_Teixeira_2019.pdfapplication/pdf224938https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/3/ECommerceConsumoLivros_Teixeira_2019.pdf44f6604b740886504f114cc6c7693acaMD53TEXTECommerceConsumoLivros_Teixeira_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain32177https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/4/ECommerceConsumoLivros_Teixeira_2019.pdf.txt9916f8162d3f924dc9db292749d8dc95MD54123456789/435402023-08-21 12:17:05.189oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-21T15:17:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv E-commerce and books consumption: perceptions and motives in the process of purchases for university students
title E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários
spellingShingle E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários
Teixeira, Abigail Dantas
Livros
Books
E-Commerce
E-Commerce
Livrarias
Bookstores
title_short E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários
title_full E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários
title_fullStr E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários
title_full_unstemmed E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários
title_sort E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários
author Teixeira, Abigail Dantas
author_facet Teixeira, Abigail Dantas
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pignataro, Thelma
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Abigail Dantas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
contributor_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Livros
Books
E-Commerce
E-Commerce
Livrarias
Bookstores
topic Livros
Books
E-Commerce
E-Commerce
Livrarias
Bookstores
description Este artigo tem como objetivo entender os motivos que induzem o consumo de livros em loja virtual entre estudantes universitários. Como referência teórica foi pesquisado sobre a percepção no marketing, conceitos sobre comércio eletrônico e também uma abordagem sobre o mercado de livros na era digital. A pesquisa foi qualitativa com questionário aberto, cada entrevistado foi contatado por aplicativo de mensagem para participar e foram respondendo as questões online. Nos resultados, os principais motivos indutores foram os baixos preços, comodidade e a praticidade nas compras online. Portanto, foi concluído que o comércio eletrônico teve bastante impacto no mercado de livros, o resultado desse trabalho anda de acordo com as pesquisas feitas sobre o assunto que mostram que as vendas de livros pela internet aumenta ao mesmo tempo que os números de livrarias diminuem.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-30T20:59:22Z
2021-10-06T11:42:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-30T20:59:22Z
2021-10-06T11:42:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2015092254
dc.identifier.citation.fl_str_mv TEIXEIRA, Abigail Dantas. E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43540
identifier_str_mv 2015092254
TEIXEIRA, Abigail Dantas. E-commerce e o consumo de livros: percepções e motivações no processo de compra por estudantes universitários. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/1/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/3/ECommerceConsumoLivros_Teixeira_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43540/4/ECommerceConsumoLivros_Teixeira_2019.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
44f6604b740886504f114cc6c7693aca
9916f8162d3f924dc9db292749d8dc95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117815349542912