Interfaces da prática docente inclusiva: diálogo com a formação continuada colaborativa em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabyana Soares de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57389
Resumo: A temática da inclusão nas aulas de Educação Física Escolar e na formação continuada vem sendo discutida em vários estudos. Mas, apesar disso, muitos são os anseios e inquietações dos professores em suas ações para promover experiências educacionais que considerem a especificidade e a subjetividade de cada educando, sejam eles com ou sem deficiência, o que se torna um dos desafios encontrados na prática docente. Nesse contexto, é necessário investir em propostas que oportunizem a ampliação do conhecimento em diálogo com a realidade e valorizem a participação de todos os educandos durante o processo de ensino e aprendizagem, partindo de um conceito ampliado de inclusão, sendo a formação continuada um dos caminhos para a ampliação do conhecimento. Dessa maneira, o presente estudo tem como objetivo geral analisar os saberes construídos de uma formação continuada colaborativa na prática inclusiva do professor de Educação Física. De forma específica buscou descrever as ações e estratégias utilizadas na prática docente dos professores de Educação Física diante da inclusão dos alunos no ensino remoto; analisar a proposta pedagógica que foi construída e aplicada pelos docentes nas aulas de Educação Física, a partir da perspectiva inclusiva; identificar percepções dos professores em seus relatos de experiências sobre a materialização do conhecimento da Educação Física na perspectiva inclusiva; apresentar as implicações da formação continuada colaborativa na prática docente inclusiva. Para isso, elegemos como caminho metodológico investigativo a abordagem qualitativa por meio da prática de pesquisa-ação colaborativa, que contou com a participação de dezenove professores de Educação Física e dois coordenadores do setor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação Básica (SMEB) do município de Ceará-Mirim/RN. Desenvolvemos a entrevista semiestruturada para melhor compreender a realidade dos professores e assim organizar os próximos passos da intervenção. Em seguida, estruturamos a formação continuada colaborativa em dez encontros formativos, sendo três de forma virtual e sete presenciais, considerando a necessidade de formação e da prática docente estruturada através do ensino remoto, apontada pelos professores colaboradores, fundamentando-se na Educação Física Escolar diante da perspectiva inclusiva e tendo como base a discussão sobre currículo, em diálogo com a BNCC. O espaço de formação colaborativa teve como propósito refletir sobre a prática docente, visibilizando as vozes dos atores do processo, bem como proporcionar a construção e socialização de saberes docentes, os quais foram se entrelaçando mediante as trocas, o espaço de escuta e de voz, de interação e de vivências, sendo, portanto, o diferencial durante o desenvolvimento da formação continuada. Como resultado, a proposta de intervenção possibilitou ampliar os olhares acerca do trabalho colaborativo entre pesquisadora e docentes. Além disso, nesse processo de saberes docentes protagonizados, construídos, ressignificados e transformados, consideramos a subjetividade dos professores colaboradores, partindo dos diferentes contextos, os quais os professores dialogam e refletem sobre sua ação. Através desse caminho foi possível entrelaçar saberes e construir tantos outros, o que contribuiu para a formação docente dos professores participantes, principalmente no que diz respeito a uma proposta de aulas na perspectiva inclusiva, considerando a diversificação do conteúdo.
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Mas, apesar disso, muitos são os anseios e inquietações dos professores em suas ações para promover experiências educacionais que considerem a especificidade e a subjetividade de cada educando, sejam eles com ou sem deficiência, o que se torna um dos desafios encontrados na prática docente. Nesse contexto, é necessário investir em propostas que oportunizem a ampliação do conhecimento em diálogo com a realidade e valorizem a participação de todos os educandos durante o processo de ensino e aprendizagem, partindo de um conceito ampliado de inclusão, sendo a formação continuada um dos caminhos para a ampliação do conhecimento. Dessa maneira, o presente estudo tem como objetivo geral analisar os saberes construídos de uma formação continuada colaborativa na prática inclusiva do professor de Educação Física. De forma específica buscou descrever as ações e estratégias utilizadas na prática docente dos professores de Educação Física diante da inclusão dos alunos no ensino remoto; analisar a proposta pedagógica que foi construída e aplicada pelos docentes nas aulas de Educação Física, a partir da perspectiva inclusiva; identificar percepções dos professores em seus relatos de experiências sobre a materialização do conhecimento da Educação Física na perspectiva inclusiva; apresentar as implicações da formação continuada colaborativa na prática docente inclusiva. Para isso, elegemos como caminho metodológico investigativo a abordagem qualitativa por meio da prática de pesquisa-ação colaborativa, que contou com a participação de dezenove professores de Educação Física e dois coordenadores do setor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação Básica (SMEB) do município de Ceará-Mirim/RN. Desenvolvemos a entrevista semiestruturada para melhor compreender a realidade dos professores e assim organizar os próximos passos da intervenção. Em seguida, estruturamos a formação continuada colaborativa em dez encontros formativos, sendo três de forma virtual e sete presenciais, considerando a necessidade de formação e da prática docente estruturada através do ensino remoto, apontada pelos professores colaboradores, fundamentando-se na Educação Física Escolar diante da perspectiva inclusiva e tendo como base a discussão sobre currículo, em diálogo com a BNCC. O espaço de formação colaborativa teve como propósito refletir sobre a prática docente, visibilizando as vozes dos atores do processo, bem como proporcionar a construção e socialização de saberes docentes, os quais foram se entrelaçando mediante as trocas, o espaço de escuta e de voz, de interação e de vivências, sendo, portanto, o diferencial durante o desenvolvimento da formação continuada. Como resultado, a proposta de intervenção possibilitou ampliar os olhares acerca do trabalho colaborativo entre pesquisadora e docentes. Além disso, nesse processo de saberes docentes protagonizados, construídos, ressignificados e transformados, consideramos a subjetividade dos professores colaboradores, partindo dos diferentes contextos, os quais os professores dialogam e refletem sobre sua ação. Através desse caminho foi possível entrelaçar saberes e construir tantos outros, o que contribuiu para a formação docente dos professores participantes, principalmente no que diz respeito a uma proposta de aulas na perspectiva inclusiva, considerando a diversificação do conteúdo.The theme of inclusion in Physical Education classes and in continuing education has been discussed in various studies. However, despite this, many are the aspirations and concerns of teachers in their efforts to promote educational experiences that consider the specificity and subjectivity of each student, whether with or without disabilities, which becomes one of the challenges encountered in teaching practice. In this context, it is necessary to invest in proposals that provide opportunities for expanding knowledge in dialogue with reality and value the participation of all students during the teaching and learning process, based on an expanded concept of inclusion, with continuing education being one of the paths to knowledge expansion. Thus, the present study aims to analyze the constructed knowledge of collaborative continuing education in the inclusive practice of Physical Education teachers. Specifically, it sought to describe the actions and strategies used in the teaching practice of Physical Education teachers in the inclusion of students in remote learning; analyze the pedagogical proposal that was constructed and applied by teachers in Physical Education classes from an inclusive perspective; identify teachers' perceptions in their reports of experiences regarding the realization of Physical Education knowledge from an inclusive perspective; and present the implications of collaborative continuing education in inclusive teaching practice. For this, we chose as the investigative methodological approach the qualitative approach through collaborative action research, which involved the participation of nineteen Physical Education teachers and two coordinators from the Physical Education sector of the Municipal Basic Education Secretariat (SMEB) of the municipality of Ceará-Mirim/RN. We developed the semistructured interview to better understand the reality of the teachers and thus organize the next steps of the intervention. Subsequently, we structured the collaborative continuing education in ten formative meetings, with three being virtual and seven inperson, considering the need for training and structured teaching practice through remote learning, as indicated by the collaborating teachers. This was grounded in School Physical Education from an inclusive perspective and based on the discussion about the curriculum in dialogue with the BNCC (National Common Core Curriculum). The collaborative training space aimed to reflect on teaching practice, giving visibility to the voices of the actors in the process and facilitating the construction and sharing of teaching knowledge. These were interwoven through exchanges, a space for listening and speaking, interaction, and experiences, thus becoming a differentiating factor during the development of continuing education. As a result, the intervention proposal allowed for a broadened perspective on collaborative work between the researcher and the teachers. Additionally, in this process of teacher knowledge being led, constructed, redefined, and transformed, we considered the subjectivity of the collaborating teachers, starting from the different contexts in which teachers engage and reflect on their actions. Through this path, it was possible to interconnect knowledge and build many others, contributing to the professional development of the participating teachers, especially regarding a proposal for inclusive perspective lessons, considering the diversification of content.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação física escolarFormação continuada colaborativaInclusãoInterfaces da prática docente inclusiva: diálogo com a formação continuada colaborativa em educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInterfacespraticadocente_Oliveira_2023.pdfapplication/pdf2872267https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57389/1/Interfacespraticadocente_Oliveira_2023.pdf0033ba53293d01985a877eee806b5cbbMD51123456789/573892024-01-23 14:17:51.461oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57389Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-23T17:17:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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