Nível de satisfação dos pacientes em relação ao atendimento da Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antônio Júnior, Marcos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43510
Resumo: This study aims to identify how the quality of care affects the level of patient satisfaction of the Municipal Health Department (SEMSA) of the city of Currais Novos - RN. As for the methodology, a descriptive analysis was applied with a sample of 400 individuals randomly in the population of approximately 45,000 people, comprising the municipality of Currais Novos and adjacent cities. The results suggest that there is a significant index of respondents who argue that factors such as the hygiene of the environment, the urgency of care and the waiting time to be attended are very poor. As a suggestion for future work, a more in-depth study can be carried out through the Ishikawa Diagram (cause and effect diagram), in order to identify the internal and external factors that negatively imply in the services, which will create methods that reduce or eliminate difficulties, thus increasing patient satisfaction.
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The results suggest that there is a significant index of respondents who argue that factors such as the hygiene of the environment, the urgency of care and the waiting time to be attended are very poor. As a suggestion for future work, a more in-depth study can be carried out through the Ishikawa Diagram (cause and effect diagram), in order to identify the internal and external factors that negatively imply in the services, which will create methods that reduce or eliminate difficulties, thus increasing patient satisfaction.Este estudo tem por finalidade identificar como a qualidade no atendimento influencia no nível de satisfação dos pacientes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) da cidade de Currais Novos – RN. Quanto à metodologia, foi utilizada análise descritiva com a aplicação numa amostra de 400 indivíduos aleatoriamente na população de aproximadamente 45.000 pessoas, na qual compreende o município de Currais Novos e cidades adjacentes. Os resultados sugerem que há um índice significativo de entrevistados que argumentam que fatores como a higienização do ambiente, o atendimento com urgência e o tempo de espera para serem atendidos é péssimo. Como sugestão para trabalhos futuros, pode-se realizar um estudo mais aprofundado que poderá ser feito através do Diagrama de Ishikawa (diagrama de causa e efeito), com a finalidade de identificar quais os fatores internos e externos que implicam negativamente nos serviços, o qual permitirá criar métodos que diminuam ou eliminem as dificuldades, aumentando, com isso, a satisfação dos pacientes.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoServiço público. Satisfação. Qualidade no atendimento.Public service. Satisfaction. Quality in service.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAONível de satisfação dos pacientes em relação ao atendimento da Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTNivelSatisfacaoPacientes_AntonioJunior_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain97156https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43510/1/NivelSatisfacaoPacientes_AntonioJunior_2017.pdf.txt728594fce45e686c75d1d071874b6921MD51ORIGINALNivelSatisfacaoPacientes_AntonioJunior_2017.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf992697https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43510/2/NivelSatisfacaoPacientes_AntonioJunior_2017.pdfa48588a2d6d04d3fc5053cf6ebf9ec5cMD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream43https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43510/3/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD53license_textapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43510/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43510/5/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD55LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43510/6/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD56123456789/435102023-08-16 11:03:17.238oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-16T14:03:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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