Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Carmélia Regina Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30384
Resumo: A formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode proporcionar momentos de reflexão sobre a prática docente referente a esse componente curricular, dependendo da maneira como a formação é organizada e mediada junto aos professores. Nesse sentido, visando aperfeiçoar o processo formativo na Secretaria Municipal de Educação, a questão central desta pesquisa é: Como uma formação continuada em serviço acerca do letramento estatístico pode promover desenvolvimento profissional para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais?Para tanto, definiu-se como objetivo geral analisar a formação continuada em serviço acerca do letramento estatísticopara o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciaisno Ensino Fundamental. A pesquisa se classifica nem uma abordagem qualitativa, voltada para a interpretação e compreensão de uma determinada realidade. Com ênfase na formação continuada e no desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais no Ensino Fundamental, a pesquisa aconteceu em uma Escola Municipal de Natal e contemplou elementos de uma pesquisa colaborativa. Além do desenvolvimento cognitivo, uma pesquisa assim classificada contempla, também, as relações interpessoais entre os sujeitos da escola e entre eles e os pesquisadores fazendo os indivíduos avançarem nos seus níveis de desenvolvimento, a partir da mediação de outrem. Este trabalho de mestrado teve como principais instrumentos de coleta de dados a aplicação dos instrumentos diagnósticos para a identificação dos saberes docentes, a gravação de imagens e áudios de todos os encontros formativos e o diário de campo. Os resultados da pesquisa apontam que os docentes reconhecem os benefícios proporcionados pelo processo formativo para a sua prática em sala de aula, os desafios para a sua própria aprendizagem, no caso desta pesquisa em Estatística, a ajuda na superação de dificuldades, as melhorias da prática e reflexões sobre o ensino. Os dados analisados evidenciaram o quanto os professores-colaboradores evoluíram em relação às aprendizagens estatísticas ao que diz respeito a conceitos e práticas pedagógicas, assim como demonstraram o desejo de continuação do modelo de formação colaborativa desenvolvido durante a pesquisa, envolvendo os demais docentes da Escola. O êxito no resultado se deu, por conseguinte, igualmente no que se refere ao desenvolvimento profissional docente, inclusive, da pesquisadora. Diante da validação por parte dos colaboradores de todos esses elementos, constataram-se a eficácia e a importância de uma formação continuada ocorrida no ambiente escolar. A estrutura de desenvolvimento deste novo modelo de formação se encontra no decorrer da dissertação.
id UFRN_e682c372e2a554aa25230edef88a0238
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30384
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Xavier, Carmélia Regina SilvaViana, Flávia RoldanSantana, Eurivalda Ribeiro dos SantosAzevedo, Ivanilka Lima deMaia, Dennys Leite2020-10-09T23:39:00Z2020-10-09T23:39:00Z2020-06-26XAVIER, Carmélia Regina Silva. Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. 2020. 279f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30384A formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode proporcionar momentos de reflexão sobre a prática docente referente a esse componente curricular, dependendo da maneira como a formação é organizada e mediada junto aos professores. Nesse sentido, visando aperfeiçoar o processo formativo na Secretaria Municipal de Educação, a questão central desta pesquisa é: Como uma formação continuada em serviço acerca do letramento estatístico pode promover desenvolvimento profissional para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais?Para tanto, definiu-se como objetivo geral analisar a formação continuada em serviço acerca do letramento estatísticopara o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciaisno Ensino Fundamental. A pesquisa se classifica nem uma abordagem qualitativa, voltada para a interpretação e compreensão de uma determinada realidade. Com ênfase na formação continuada e no desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais no Ensino Fundamental, a pesquisa aconteceu em uma Escola Municipal de Natal e contemplou elementos de uma pesquisa colaborativa. Além do desenvolvimento cognitivo, uma pesquisa assim classificada contempla, também, as relações interpessoais entre os sujeitos da escola e entre eles e os pesquisadores fazendo os indivíduos avançarem nos seus níveis de desenvolvimento, a partir da mediação de outrem. Este trabalho de mestrado teve como principais instrumentos de coleta de dados a aplicação dos instrumentos diagnósticos para a identificação dos saberes docentes, a gravação de imagens e áudios de todos os encontros formativos e o diário de campo. Os resultados da pesquisa apontam que os docentes reconhecem os benefícios proporcionados pelo processo formativo para a sua prática em sala de aula, os desafios para a sua própria aprendizagem, no caso desta pesquisa em Estatística, a ajuda na superação de dificuldades, as melhorias da prática e reflexões sobre o ensino. Os dados analisados evidenciaram o quanto os professores-colaboradores evoluíram em relação às aprendizagens estatísticas ao que diz respeito a conceitos e práticas pedagógicas, assim como demonstraram o desejo de continuação do modelo de formação colaborativa desenvolvido durante a pesquisa, envolvendo os demais docentes da Escola. O êxito no resultado se deu, por conseguinte, igualmente no que se refere ao desenvolvimento profissional docente, inclusive, da pesquisadora. Diante da validação por parte dos colaboradores de todos esses elementos, constataram-se a eficácia e a importância de uma formação continuada ocorrida no ambiente escolar. A estrutura de desenvolvimento deste novo modelo de formação se encontra no decorrer da dissertação.The continued training of teachers who teach mathematics in the early stages of Elementary School can promote moments of reflection on teaching practice regarding this curricular component, depending on the way in which this statement was organized and mediated with the teachers. In this sense, aiming to improve the training process in the Municipal Secretary of Education - SME, the main question of this research is:How can the continued in-service training on statistical literacy promote professional development for teachers who teach mathematics in the early years? To this end, it was defined as a general objective the analysis of the continued formation in service concerning the statistical literacy for the professional development who teach Mathematics in the early stages of Elementary School. The research is classified as a qualitative approach, focused on the interpretation and understanding of a certain reality. With an emphasis on the continued formation and professional development of teachers who teach Mathematics in the early stages of elementary school, the research took place at a Municipal School in Natal and contemplated elements of collaborative research. In addition to cognitive development, such classified research also includes interpersonal relationships among school subjects and between them and researchers making individuals advance in their levels of development, through the mediation of others. This Masterwork had as main instruments of data collection the application of diagnostic instruments for the identification of teaching knowledge, the recording of images and audios of all formative meetings and the field diary. The results of the research show that teachers recognize the benefits provided by the training process for their classroom practice, the challenges for their own learning, in the case of this research in Statistics, help in overcoming difficulties, improvements in practice, and reflections on teaching. The analyzed data showed how much the teacher-collaborators have evolved in relation to statistical learning, in regard to pedagogical concepts and practices, as well as demonstrated the desire to continue the collaborative training model developed during the research, involving the other teachers of the School .Therefore, the success in the result was also with regard to the professional development of teachers, including the researcher. In view of the validation, for the collaborators, of all these elements, it was verified the effectiveness and the importance of a continued formation that occurred in the school environment. The structure for the development of this training can be found throughout the dissertation.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilFormação continuada de professoresEducação matemáticaDesenvolvimento profissionalConceitos estatísticosProcesso formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTProcessoformativodesenvolvimento_Xavier_2020.pdf.txtProcessoformativodesenvolvimento_Xavier_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain609546https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30384/2/Processoformativodesenvolvimento_Xavier_2020.pdf.txtdcfb2d84fc97b7a91c18489a97cfbc06MD52THUMBNAILProcessoformativodesenvolvimento_Xavier_2020.pdf.jpgProcessoformativodesenvolvimento_Xavier_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1269https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30384/3/Processoformativodesenvolvimento_Xavier_2020.pdf.jpg54aeac9c6df758e1685bb82d61d1e263MD53ORIGINALProcessoformativodesenvolvimento_Xavier_2020.pdfapplication/pdf7402466https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30384/1/Processoformativodesenvolvimento_Xavier_2020.pdfdfcc161d1c9a74bd682c59140e735f15MD51123456789/303842020-10-11 04:40:15.708oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30384Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-10-11T07:40:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
title Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
spellingShingle Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
Xavier, Carmélia Regina Silva
Formação continuada de professores
Educação matemática
Desenvolvimento profissional
Conceitos estatísticos
title_short Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
title_full Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
title_fullStr Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
title_full_unstemmed Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
title_sort Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
author Xavier, Carmélia Regina Silva
author_facet Xavier, Carmélia Regina Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Viana, Flávia Roldan
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Azevedo, Ivanilka Lima de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Carmélia Regina Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maia, Dennys Leite
contributor_str_mv Maia, Dennys Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Educação matemática
Desenvolvimento profissional
Conceitos estatísticos
topic Formação continuada de professores
Educação matemática
Desenvolvimento profissional
Conceitos estatísticos
description A formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode proporcionar momentos de reflexão sobre a prática docente referente a esse componente curricular, dependendo da maneira como a formação é organizada e mediada junto aos professores. Nesse sentido, visando aperfeiçoar o processo formativo na Secretaria Municipal de Educação, a questão central desta pesquisa é: Como uma formação continuada em serviço acerca do letramento estatístico pode promover desenvolvimento profissional para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais?Para tanto, definiu-se como objetivo geral analisar a formação continuada em serviço acerca do letramento estatísticopara o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciaisno Ensino Fundamental. A pesquisa se classifica nem uma abordagem qualitativa, voltada para a interpretação e compreensão de uma determinada realidade. Com ênfase na formação continuada e no desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais no Ensino Fundamental, a pesquisa aconteceu em uma Escola Municipal de Natal e contemplou elementos de uma pesquisa colaborativa. Além do desenvolvimento cognitivo, uma pesquisa assim classificada contempla, também, as relações interpessoais entre os sujeitos da escola e entre eles e os pesquisadores fazendo os indivíduos avançarem nos seus níveis de desenvolvimento, a partir da mediação de outrem. Este trabalho de mestrado teve como principais instrumentos de coleta de dados a aplicação dos instrumentos diagnósticos para a identificação dos saberes docentes, a gravação de imagens e áudios de todos os encontros formativos e o diário de campo. Os resultados da pesquisa apontam que os docentes reconhecem os benefícios proporcionados pelo processo formativo para a sua prática em sala de aula, os desafios para a sua própria aprendizagem, no caso desta pesquisa em Estatística, a ajuda na superação de dificuldades, as melhorias da prática e reflexões sobre o ensino. Os dados analisados evidenciaram o quanto os professores-colaboradores evoluíram em relação às aprendizagens estatísticas ao que diz respeito a conceitos e práticas pedagógicas, assim como demonstraram o desejo de continuação do modelo de formação colaborativa desenvolvido durante a pesquisa, envolvendo os demais docentes da Escola. O êxito no resultado se deu, por conseguinte, igualmente no que se refere ao desenvolvimento profissional docente, inclusive, da pesquisadora. Diante da validação por parte dos colaboradores de todos esses elementos, constataram-se a eficácia e a importância de uma formação continuada ocorrida no ambiente escolar. A estrutura de desenvolvimento deste novo modelo de formação se encontra no decorrer da dissertação.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-09T23:39:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-09T23:39:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv XAVIER, Carmélia Regina Silva. Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. 2020. 279f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30384
identifier_str_mv XAVIER, Carmélia Regina Silva. Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. 2020. 279f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30384/2/Processoformativodesenvolvimento_Xavier_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30384/3/Processoformativodesenvolvimento_Xavier_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30384/1/Processoformativodesenvolvimento_Xavier_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dcfb2d84fc97b7a91c18489a97cfbc06
54aeac9c6df758e1685bb82d61d1e263
dfcc161d1c9a74bd682c59140e735f15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117748451442688