Avaliação de serviços de informação digitais em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Fernando Antonny Guerra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33412
Resumo: A pesquisa tem o objetivo de propor diretrizes que promovam a melhoria da qualidade dos serviços de informação digitais da BCZM e o atendimento das necessidades dos usuários com eficácia e eficiência, considerando a opinião dos bibliotecários responsáveis pelos setores relacionados a estes serviços, e a comunidade acadêmica da UFRN. Partindo do entendimento de que o processo de avaliação dos serviços informacionais é etapa indispensável para uma bem sucedida Gestão da Informação em Bibliotecas Universitárias, no sentido de acompanhar as mudanças naturalmente impostas pelos contextos sociais, culturais, tecnológicos, etc., torna-se importante que as bibliotecas realizem a avaliação periódica dos seus serviços de informação junto aos seus usuários e gestores, de modo a compreender a eficácia e a eficiência dos serviços ofertados, bem como conhecer a demanda por novos serviços que podem passar a ser oferecidos. Para isso, necessário considerar ainda, aspectos como o comportamento informacional dos usuários dessas bibliotecas e identificar suas reais necessidades e demandas. O estudo partiu da premissa que a falta de uma política e de diretrizes de avaliação periódica dos serviços de informação digitais ofertados pela BCZM, em diversas plataformas, pode contribuir para que os serviços de informação atuais sejam subutilizados, ou não atendam integralmente às necessidades dos usuários. Este trabalho se apoia nos conceitos e aspectos de avaliação de serviços de bibliotecas universitárias para, a partir das contribuições dos estudos de Comportamento Informacional e de Auditoria de Ativos Informacionais, a partir do método de Carvalho (2010), favorecer a melhoria e/ou implantação de serviços de informação digitais da BCZM/UFRN. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem de investigação de estratégias de estudo de caso e levantamento. De abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa utilizou como instrumentos para a coleta dos dados um questionário semiestruturado e discursões por meio de Grupo Focal. A análise dos dados utilizou-se da técnica da triangulação de dados. Ao final, foram propostas recomendações consideradas oportunas, plano de ação com a síntese dessas recomendações em torno de cada serviço avaliado, além da proposta de manutenção de uma política de avaliação permanente.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33412A pesquisa tem o objetivo de propor diretrizes que promovam a melhoria da qualidade dos serviços de informação digitais da BCZM e o atendimento das necessidades dos usuários com eficácia e eficiência, considerando a opinião dos bibliotecários responsáveis pelos setores relacionados a estes serviços, e a comunidade acadêmica da UFRN. Partindo do entendimento de que o processo de avaliação dos serviços informacionais é etapa indispensável para uma bem sucedida Gestão da Informação em Bibliotecas Universitárias, no sentido de acompanhar as mudanças naturalmente impostas pelos contextos sociais, culturais, tecnológicos, etc., torna-se importante que as bibliotecas realizem a avaliação periódica dos seus serviços de informação junto aos seus usuários e gestores, de modo a compreender a eficácia e a eficiência dos serviços ofertados, bem como conhecer a demanda por novos serviços que podem passar a ser oferecidos. Para isso, necessário considerar ainda, aspectos como o comportamento informacional dos usuários dessas bibliotecas e identificar suas reais necessidades e demandas. O estudo partiu da premissa que a falta de uma política e de diretrizes de avaliação periódica dos serviços de informação digitais ofertados pela BCZM, em diversas plataformas, pode contribuir para que os serviços de informação atuais sejam subutilizados, ou não atendam integralmente às necessidades dos usuários. Este trabalho se apoia nos conceitos e aspectos de avaliação de serviços de bibliotecas universitárias para, a partir das contribuições dos estudos de Comportamento Informacional e de Auditoria de Ativos Informacionais, a partir do método de Carvalho (2010), favorecer a melhoria e/ou implantação de serviços de informação digitais da BCZM/UFRN. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem de investigação de estratégias de estudo de caso e levantamento. De abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa utilizou como instrumentos para a coleta dos dados um questionário semiestruturado e discursões por meio de Grupo Focal. A análise dos dados utilizou-se da técnica da triangulação de dados. Ao final, foram propostas recomendações consideradas oportunas, plano de ação com a síntese dessas recomendações em torno de cada serviço avaliado, além da proposta de manutenção de uma política de avaliação permanente.The research aims to propose guidelines that promote the improvement of quality of BCZM's digital information services and meeting the users’ needs effectively and efficiently, considering the opinion of the librarians responsible for the sectors related to these services, and the academic community of UFRN. Based on the understanding that the process of evaluating informational services is an essential step for a successful Information Management in University Libraries, in order to follow the changes naturally imposed by social, cultural, technological contexts, etc., it becomes important that libraries carry out periodic evaluation of their information services with their users and managers, in order to understand the effectiveness and efficiency of the services offered, as well as to know the demand for new services that may be offered. For this, it is also necessary to consider aspects such as the informational behavior of the users of these libraries and to identify their real needs and demands. The study was based on the premise that the lack of a policy and guidelines for periodic evaluation of digital information services offered by BCZM, on various platforms, may contribute to the fact that current information services are underutilized, or do not fully meet the needs of users. This work is based on the concepts and aspects of evaluation of university library services in order to, based on the contributions of the Informational Behavior and Information Asset Audit studies, using the Carvalho method (2010), favor the improvement and / or implementation BCZM / UFRN digital information services. It is a research of an applied nature, of a descriptive and exploratory character, with a research approach to case study and survey strategies. With a quanti-qualitative approach, the research used a semistructured questionnaire and speeches through the Focus Group as instruments for data collection. Data analysis used the data triangulation technique. At the end, recommendations considered opportune were proposed, an action plan summarizing these recommendations for each service assessed, in addition to the proposal to maintain a permanent assessment policy.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTOUFRNBrasilAuditoria de Informação em BibliotecasAvaliação de Serviços de InformaçãoAvaliação de Serviços de BibliotecaGestão da InformaçãoBiblioteca UniversitáriaServiços de Informação DigitaisAvaliação de serviços de informação digitais em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaoservicosinformacao_Alves_2021.pdfapplication/pdf13693187https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33412/1/Avaliacaoservicosinformacao_Alves_2021.pdf1a1fac44d055a21d503a2f0d744a89dfMD51123456789/334122022-05-02 12:44:51.329oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33412Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:44:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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