Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Djenifer Jansen Gomes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45273
Resumo: Um dos maiores desafios da engenharia de tráfego é minimizar os conflitos do trânsito nos centros urbanos que muitas vezes negligencia os pedestres em virtude dos veículos, fazendo com que esses pedestres saiam da via por meio do uso de passarelas ou com a carência de faixas de pedestres, levando os pedestres ao segundo lugar do ranking de vítimas por acidente de trânsito no Brasil, constatando a necessidade de políticas que reforcem a segurança desses usuários. Nesse sentido, esse trabalho consiste em propor intervenções com base nas metodologias da engenharia do tráfego para travessias de pedestres inspirado na perspectiva desenvolvida no projeto “Nova Paulista”, contido no Boletim Técnico nº. 48 da CET/SP, em trecho de 2,1 km da Av. Eng. Roberto Freire, localizada em uma área de polo econômico e turístico de Natal/RN, adotando faixas de pedestres com semáforos. O trabalho propõe alterar as travessias existentes e apresenta seis travessias com semáforos sincronizados, eliminando conflitos que existiam entre veículos e pedestres, tornando a mobilidade local mais eficaz e segura.
id UFRN_ec9e80edeb0015980f00909bcd9ba094
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45273
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Djenifer Jansen Gomes deMelo, Magda Maria Pinheiro deSilva, Walter Pedro daRamos, Rubens Eugênio Barreto2021-12-08T13:27:34Z2021-12-08T13:27:34Z2021-10-29OLIVEIRA, Djenifer Jansen Gomes de. Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN. Orientador: Rubens Ramos. 2021. 56fl.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45273Um dos maiores desafios da engenharia de tráfego é minimizar os conflitos do trânsito nos centros urbanos que muitas vezes negligencia os pedestres em virtude dos veículos, fazendo com que esses pedestres saiam da via por meio do uso de passarelas ou com a carência de faixas de pedestres, levando os pedestres ao segundo lugar do ranking de vítimas por acidente de trânsito no Brasil, constatando a necessidade de políticas que reforcem a segurança desses usuários. Nesse sentido, esse trabalho consiste em propor intervenções com base nas metodologias da engenharia do tráfego para travessias de pedestres inspirado na perspectiva desenvolvida no projeto “Nova Paulista”, contido no Boletim Técnico nº. 48 da CET/SP, em trecho de 2,1 km da Av. Eng. Roberto Freire, localizada em uma área de polo econômico e turístico de Natal/RN, adotando faixas de pedestres com semáforos. O trabalho propõe alterar as travessias existentes e apresenta seis travessias com semáforos sincronizados, eliminando conflitos que existiam entre veículos e pedestres, tornando a mobilidade local mais eficaz e segura.One main challenge of traffic engineering is to minimize conflicts between pedestrians and vehicles in urban centers. To solve these problems, they take pedestrians off the road, placing walkways and decreasing pedestrian crossings. As a result, pedestrians occupy the second place in the ranking of victims by traffic accident in Brazil. The main purpose of this monography is to propose interventions based on traffic engineering methodologies for pedestrian crossings inspired by the perspective developed in the "Nova Paulista" project, that is in Technical Bulletin No. 48 CET/SP, in a 2.1 km stretch of Av. Eng. Roberto Freire, located in an area of economic and tourist pole of Natal / RN. The main proposals if of six pedestrian crossings with traffic lights on the segment. The proposed alternative eliminates conflicts that existed between vehicles and pedestrians, making local mobility effective and safe.Universidade Federal do Rio Grande do NorteENGENHARIA CIVILUFRNBrasilDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVILAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTravessia de pedestresEngenharia de tráfegoSegurança de trânsito.Mobilidade.Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RNStudy of crosswalks to Eng. Roberto Freire Avenue segment in Natal, RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTCC-DjeniferJansen-2021(final).pdfTCC-DjeniferJansen-2021(final).pdfTCC DJENIFER JANSENapplication/pdf3131311https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45273/1/TCC-DjeniferJansen-2021%28final%29.pdf5ca1501805302ce2a12222871bab41fbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45273/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45273/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/452732021-12-08 10:27:35.172oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-12-08T13:27:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Study of crosswalks to Eng. Roberto Freire Avenue segment in Natal, RN
title Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN
spellingShingle Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN
Oliveira, Djenifer Jansen Gomes de
Travessia de pedestres
Engenharia de tráfego
Segurança de trânsito.
Mobilidade.
title_short Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN
title_full Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN
title_fullStr Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN
title_full_unstemmed Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN
title_sort Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN
author Oliveira, Djenifer Jansen Gomes de
author_facet Oliveira, Djenifer Jansen Gomes de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Melo, Magda Maria Pinheiro de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Walter Pedro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Djenifer Jansen Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rubens Eugênio Barreto
contributor_str_mv Ramos, Rubens Eugênio Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Travessia de pedestres
Engenharia de tráfego
Segurança de trânsito.
Mobilidade.
topic Travessia de pedestres
Engenharia de tráfego
Segurança de trânsito.
Mobilidade.
description Um dos maiores desafios da engenharia de tráfego é minimizar os conflitos do trânsito nos centros urbanos que muitas vezes negligencia os pedestres em virtude dos veículos, fazendo com que esses pedestres saiam da via por meio do uso de passarelas ou com a carência de faixas de pedestres, levando os pedestres ao segundo lugar do ranking de vítimas por acidente de trânsito no Brasil, constatando a necessidade de políticas que reforcem a segurança desses usuários. Nesse sentido, esse trabalho consiste em propor intervenções com base nas metodologias da engenharia do tráfego para travessias de pedestres inspirado na perspectiva desenvolvida no projeto “Nova Paulista”, contido no Boletim Técnico nº. 48 da CET/SP, em trecho de 2,1 km da Av. Eng. Roberto Freire, localizada em uma área de polo econômico e turístico de Natal/RN, adotando faixas de pedestres com semáforos. O trabalho propõe alterar as travessias existentes e apresenta seis travessias com semáforos sincronizados, eliminando conflitos que existiam entre veículos e pedestres, tornando a mobilidade local mais eficaz e segura.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-08T13:27:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-08T13:27:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Djenifer Jansen Gomes de. Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN. Orientador: Rubens Ramos. 2021. 56fl.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45273
identifier_str_mv OLIVEIRA, Djenifer Jansen Gomes de. Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN. Orientador: Rubens Ramos. 2021. 56fl.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv ENGENHARIA CIVIL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45273/1/TCC-DjeniferJansen-2021%28final%29.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45273/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45273/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ca1501805302ce2a12222871bab41fb
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117540919377920