Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55808 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma análise acerca do marketing de conteúdo por influenciadores utilizado no canal de Youtube e Shorts Coisa Nossa, do Guaraná Antarctica. A construção deste estudo de caso foi apoiada no conceito de marcas pós-modernas, por Andrea Semprini (2016), branded content (ou marketing de conteúdo), por Philip Kotler, Kartajaya, Setiawan (2017) e Kotler (2021) e Influenciadores, por Primo, Matos e Monteiro (2021). Como objeto de estudo, foram retirados vídeos da plataforma Youtube dos canais Guaraná Antarctica, Coisa Nossa e Shorts Coisa Nossa [oficial]. Com isso, foi possível discorrer sobre como a marca utiliza da sua criação própria de conteúdo como alavanca de marketing digital. |
id |
UFRN_edcc0a70ea48c015d3979c4f3b0a8d8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55808 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Diniz, Bruna Lavinia CortezOliveira, Raquel AssunçãoDel Carratore, Luiz Roberto RossiCarvalho, Breno da Silva2023-12-12T19:41:32Z2023-12-12T19:41:32Z2023-12-05DINIZ, Bruna Lavinia Cortez. Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e shorts "Coisa Nossa": um estudo de caso à luz do brading, do conteúdo e da influência. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55808O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma análise acerca do marketing de conteúdo por influenciadores utilizado no canal de Youtube e Shorts Coisa Nossa, do Guaraná Antarctica. A construção deste estudo de caso foi apoiada no conceito de marcas pós-modernas, por Andrea Semprini (2016), branded content (ou marketing de conteúdo), por Philip Kotler, Kartajaya, Setiawan (2017) e Kotler (2021) e Influenciadores, por Primo, Matos e Monteiro (2021). Como objeto de estudo, foram retirados vídeos da plataforma Youtube dos canais Guaraná Antarctica, Coisa Nossa e Shorts Coisa Nossa [oficial]. Com isso, foi possível discorrer sobre como a marca utiliza da sua criação própria de conteúdo como alavanca de marketing digital.The present work aims primarily to develop an analysis of branded content by influencers used on the YouTube and Shorts Coisa Nossa channels of Guaraná Antarctica. The construction of this case study was supported by the concept of post-modern brands, as proposed by Andrea Semprini (2016), branded content, according to Philip Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), and Kotler (2021), and influencers, as discussed by Primo, Matos, and Monteiro (2021). Videos were selected from the YouTube platform of the Guaraná Antarctica, Coisa Nossa, and Shorts Coisa Nossa [official] channels as the study objects. This made it possible to elaborate on how the brand leverages its own content creation as a digital marketing strategy.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGuaraná Antarctica; Coisa Nossa; Marketing de Conteúdo; Influenciadores; Youtube.Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influênciaDigital marketing levers on Youtube channel and Guarana Antarctica's Ccoisa nossa' shorts: a case study in the light of branding, content, and influenceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMonografia - Bruna Cortez (3).pdfMonografia - Bruna Cortez (3).pdfapplication/pdf10699948https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55808/1/Monografia%20-%20Bruna%20Cortez%20%283%29.pdf8e16fd69735e0f51541aa92f459edd18MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55808/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55808/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/558082023-12-12 16:41:32.978oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-12T19:41:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Digital marketing levers on Youtube channel and Guarana Antarctica's Ccoisa nossa' shorts: a case study in the light of branding, content, and influence |
title |
Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência |
spellingShingle |
Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência Diniz, Bruna Lavinia Cortez Guaraná Antarctica; Coisa Nossa; Marketing de Conteúdo; Influenciadores; Youtube. |
title_short |
Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência |
title_full |
Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência |
title_fullStr |
Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência |
title_full_unstemmed |
Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência |
title_sort |
Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência |
author |
Diniz, Bruna Lavinia Cortez |
author_facet |
Diniz, Bruna Lavinia Cortez |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Oliveira, Raquel Assunção |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Del Carratore, Luiz Roberto Rossi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Bruna Lavinia Cortez |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Breno da Silva |
contributor_str_mv |
Carvalho, Breno da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Guaraná Antarctica; Coisa Nossa; Marketing de Conteúdo; Influenciadores; Youtube. |
topic |
Guaraná Antarctica; Coisa Nossa; Marketing de Conteúdo; Influenciadores; Youtube. |
description |
O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma análise acerca do marketing de conteúdo por influenciadores utilizado no canal de Youtube e Shorts Coisa Nossa, do Guaraná Antarctica. A construção deste estudo de caso foi apoiada no conceito de marcas pós-modernas, por Andrea Semprini (2016), branded content (ou marketing de conteúdo), por Philip Kotler, Kartajaya, Setiawan (2017) e Kotler (2021) e Influenciadores, por Primo, Matos e Monteiro (2021). Como objeto de estudo, foram retirados vídeos da plataforma Youtube dos canais Guaraná Antarctica, Coisa Nossa e Shorts Coisa Nossa [oficial]. Com isso, foi possível discorrer sobre como a marca utiliza da sua criação própria de conteúdo como alavanca de marketing digital. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-12T19:41:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-12T19:41:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DINIZ, Bruna Lavinia Cortez. Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e shorts "Coisa Nossa": um estudo de caso à luz do brading, do conteúdo e da influência. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55808 |
identifier_str_mv |
DINIZ, Bruna Lavinia Cortez. Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e shorts "Coisa Nossa": um estudo de caso à luz do brading, do conteúdo e da influência. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55808/1/Monografia%20-%20Bruna%20Cortez%20%283%29.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55808/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55808/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e16fd69735e0f51541aa92f459edd18 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832693285748736 |