Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Bruna Lavinia Cortez
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55808
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma análise acerca do marketing de conteúdo por influenciadores utilizado no canal de Youtube e Shorts Coisa Nossa, do Guaraná Antarctica. A construção deste estudo de caso foi apoiada no conceito de marcas pós-modernas, por Andrea Semprini (2016), branded content (ou marketing de conteúdo), por Philip Kotler, Kartajaya, Setiawan (2017) e Kotler (2021) e Influenciadores, por Primo, Matos e Monteiro (2021). Como objeto de estudo, foram retirados vídeos da plataforma Youtube dos canais Guaraná Antarctica, Coisa Nossa e Shorts Coisa Nossa [oficial]. Com isso, foi possível discorrer sobre como a marca utiliza da sua criação própria de conteúdo como alavanca de marketing digital.
id UFRN_edcc0a70ea48c015d3979c4f3b0a8d8e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55808
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Diniz, Bruna Lavinia CortezOliveira, Raquel AssunçãoDel Carratore, Luiz Roberto RossiCarvalho, Breno da Silva2023-12-12T19:41:32Z2023-12-12T19:41:32Z2023-12-05DINIZ, Bruna Lavinia Cortez. Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e shorts "Coisa Nossa": um estudo de caso à luz do brading, do conteúdo e da influência. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55808O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma análise acerca do marketing de conteúdo por influenciadores utilizado no canal de Youtube e Shorts Coisa Nossa, do Guaraná Antarctica. A construção deste estudo de caso foi apoiada no conceito de marcas pós-modernas, por Andrea Semprini (2016), branded content (ou marketing de conteúdo), por Philip Kotler, Kartajaya, Setiawan (2017) e Kotler (2021) e Influenciadores, por Primo, Matos e Monteiro (2021). Como objeto de estudo, foram retirados vídeos da plataforma Youtube dos canais Guaraná Antarctica, Coisa Nossa e Shorts Coisa Nossa [oficial]. Com isso, foi possível discorrer sobre como a marca utiliza da sua criação própria de conteúdo como alavanca de marketing digital.The present work aims primarily to develop an analysis of branded content by influencers used on the YouTube and Shorts Coisa Nossa channels of Guaraná Antarctica. The construction of this case study was supported by the concept of post-modern brands, as proposed by Andrea Semprini (2016), branded content, according to Philip Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), and Kotler (2021), and influencers, as discussed by Primo, Matos, and Monteiro (2021). Videos were selected from the YouTube platform of the Guaraná Antarctica, Coisa Nossa, and Shorts Coisa Nossa [official] channels as the study objects. This made it possible to elaborate on how the brand leverages its own content creation as a digital marketing strategy.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGuaraná Antarctica; Coisa Nossa; Marketing de Conteúdo; Influenciadores; Youtube.Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influênciaDigital marketing levers on Youtube channel and Guarana Antarctica's Ccoisa nossa' shorts: a case study in the light of branding, content, and influenceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMonografia - Bruna Cortez (3).pdfMonografia - Bruna Cortez (3).pdfapplication/pdf10699948https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55808/1/Monografia%20-%20Bruna%20Cortez%20%283%29.pdf8e16fd69735e0f51541aa92f459edd18MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55808/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55808/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/558082023-12-12 16:41:32.978oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55808Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-12T19:41:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Digital marketing levers on Youtube channel and Guarana Antarctica's Ccoisa nossa' shorts: a case study in the light of branding, content, and influence
title Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência
spellingShingle Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência
Diniz, Bruna Lavinia Cortez
Guaraná Antarctica; Coisa Nossa; Marketing de Conteúdo; Influenciadores; Youtube.
title_short Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência
title_full Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência
title_fullStr Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência
title_full_unstemmed Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência
title_sort Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e Shorts "Coisa nossa" do Guaraná Antarctica: um estudo de caso à luz do branding, do conteúdo e da influência
author Diniz, Bruna Lavinia Cortez
author_facet Diniz, Bruna Lavinia Cortez
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Raquel Assunção
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Del Carratore, Luiz Roberto Rossi
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Bruna Lavinia Cortez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Breno da Silva
contributor_str_mv Carvalho, Breno da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Guaraná Antarctica; Coisa Nossa; Marketing de Conteúdo; Influenciadores; Youtube.
topic Guaraná Antarctica; Coisa Nossa; Marketing de Conteúdo; Influenciadores; Youtube.
description O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma análise acerca do marketing de conteúdo por influenciadores utilizado no canal de Youtube e Shorts Coisa Nossa, do Guaraná Antarctica. A construção deste estudo de caso foi apoiada no conceito de marcas pós-modernas, por Andrea Semprini (2016), branded content (ou marketing de conteúdo), por Philip Kotler, Kartajaya, Setiawan (2017) e Kotler (2021) e Influenciadores, por Primo, Matos e Monteiro (2021). Como objeto de estudo, foram retirados vídeos da plataforma Youtube dos canais Guaraná Antarctica, Coisa Nossa e Shorts Coisa Nossa [oficial]. Com isso, foi possível discorrer sobre como a marca utiliza da sua criação própria de conteúdo como alavanca de marketing digital.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-12T19:41:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-12T19:41:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DINIZ, Bruna Lavinia Cortez. Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e shorts "Coisa Nossa": um estudo de caso à luz do brading, do conteúdo e da influência. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55808
identifier_str_mv DINIZ, Bruna Lavinia Cortez. Alavancas do marketing digital no canal de Youtube e shorts "Coisa Nossa": um estudo de caso à luz do brading, do conteúdo e da influência. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55808/1/Monografia%20-%20Bruna%20Cortez%20%283%29.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55808/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55808/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e16fd69735e0f51541aa92f459edd18
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832693285748736