A política de formação de professores a distância: avaliando o curso lato sensu para gestores escolares (2010-2012)
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23762 |
Resumo: | Este trabalho analisa aspectos teóricos e metodológicos indicativos de qualidade da formação continuada do curso lato sensu na modalidade a distância para gestores escolares em serviço na educação básica pública do Rio Grande do Norte/2010-2012. Inscreve-se na política nacional de expansão do ensino superior – Programa Escola de Gestores – em um contexto de mudanças socioeconômico e de reconfiguração do Estado brasileiro. Os objetivos do curso atendiam aos reclamos de novos conhecimentos ao trabalho do gestor escolar visando promover a melhoria da qualidade da educação. Realizou-se em parceria entre o Ministério da Educação – MEC, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Secretaria de Estado de Educação e da Cultura/ RN e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O caminho metodológico cotejado é o materialismo histórico dialético, cuja abordagem consiste em superar os entraves internos e externos ao pesquisador, o que torna a pesquisa um ato histórico, desenvolvido, portanto, de forma descontínua. São considerados como sujeitos da pesquisa os gestores/cursistas que responderam o questionário aplicado pela coordenação do curso, na UFRN e postaram as atividades no ambiente virtual. Com base na literatura estudada e na experiência da pesquisadora, produziu-se uma matriz de análise que representa o mapa de aspectos do campo empírico, constituído pelo ambiente pedagógico virtual (salas-ambiente) hospedado na plataforma Moodle e das ferramentas didáticas: fóruns e base de dados na qual se materializam as atividades postadas pelos gestores cursistas. A análise dos 144 questionários contempla: a avaliação da modalidade a distância, da atuação dos profissionais, dos conteúdos das salas e a avaliação geral do curso; analisaram-se, também, 64 atividades que correspondem a 10% das 633 que foram postadas na base de dados. Os resultados da pesquisa acenam para contradições, limites e desafios na expansão do ensino superior na modalidade EAD e evidenciam modificações históricas das políticas educacionais. Todavia, mesmo em face às mudanças na sociedade global e informacional, não ocorreram rupturas nos padrões tradicionais de formação dos profissionais da educação, em particular os gestores escolares. Embora o curso tenha suscitado novos conhecimentos inerentes à gestão escolar, apresenta lacunas que só podem ser preenchidas pela modalidade de ensino presencial. Os cursistas, em descompasso com os reclamos da sociedade em mudança, e, em particular com o mundo do trabalho, ainda não incorporaram suficientemente os conhecimentos relativos às novas tecnologias para enfrentar os desafios do dia a dia. Consideraram limitadas as condições de estudo, por não se adequarem ao tempo de trabalho, e, do ponto de vista técnico, é precário o acesso ao computador e à internet. |
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Dalva, GercinaCabral Neto, AntonioMoura, Dante HenriqueNascimento, Ilma Vieira doFarias, Isabel Maria Sabino deGarcia, Luciane Terra dos SantosFrança, MagnaAzevedo, Marcio Adriano De2017-08-11T17:14:07Z2017-08-11T17:14:07Z2015-02-27DALVA, Gercina. A política de formação de professores a distância: avaliando o curso lato sensu para gestores escolares (2010-2012). 2015. 206f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23762Este trabalho analisa aspectos teóricos e metodológicos indicativos de qualidade da formação continuada do curso lato sensu na modalidade a distância para gestores escolares em serviço na educação básica pública do Rio Grande do Norte/2010-2012. Inscreve-se na política nacional de expansão do ensino superior – Programa Escola de Gestores – em um contexto de mudanças socioeconômico e de reconfiguração do Estado brasileiro. Os objetivos do curso atendiam aos reclamos de novos conhecimentos ao trabalho do gestor escolar visando promover a melhoria da qualidade da educação. Realizou-se em parceria entre o Ministério da Educação – MEC, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Secretaria de Estado de Educação e da Cultura/ RN e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O caminho metodológico cotejado é o materialismo histórico dialético, cuja abordagem consiste em superar os entraves internos e externos ao pesquisador, o que torna a pesquisa um ato histórico, desenvolvido, portanto, de forma descontínua. São considerados como sujeitos da pesquisa os gestores/cursistas que responderam o questionário aplicado pela coordenação do curso, na UFRN e postaram as atividades no ambiente virtual. Com base na literatura estudada e na experiência da pesquisadora, produziu-se uma matriz de análise que representa o mapa de aspectos do campo empírico, constituído pelo ambiente pedagógico virtual (salas-ambiente) hospedado na plataforma Moodle e das ferramentas didáticas: fóruns e base de dados na qual se materializam as atividades postadas pelos gestores cursistas. A análise dos 144 questionários contempla: a avaliação da modalidade a distância, da atuação dos profissionais, dos conteúdos das salas e a avaliação geral do curso; analisaram-se, também, 64 atividades que correspondem a 10% das 633 que foram postadas na base de dados. Os resultados da pesquisa acenam para contradições, limites e desafios na expansão do ensino superior na modalidade EAD e evidenciam modificações históricas das políticas educacionais. Todavia, mesmo em face às mudanças na sociedade global e informacional, não ocorreram rupturas nos padrões tradicionais de formação dos profissionais da educação, em particular os gestores escolares. Embora o curso tenha suscitado novos conhecimentos inerentes à gestão escolar, apresenta lacunas que só podem ser preenchidas pela modalidade de ensino presencial. Os cursistas, em descompasso com os reclamos da sociedade em mudança, e, em particular com o mundo do trabalho, ainda não incorporaram suficientemente os conhecimentos relativos às novas tecnologias para enfrentar os desafios do dia a dia. Consideraram limitadas as condições de estudo, por não se adequarem ao tempo de trabalho, e, do ponto de vista técnico, é precário o acesso ao computador e à internet.This paper deals with theoretic and methodological aspects important to define the excellence of continuing education lato sensu to public school managers leading with distance learning in basic education in Rio Grande do Norte in 2009-2011. It is part of the national policy of enlargement of higher education, i.e. the School Managers Program, which interacts in a context of social and economic changes re-shaping the Brazilian state. The objectives of the course met the exigencies of new knowledge by school managers in view of offering a better education, thanks to a partnership involving the Ministry of Education (MEC), the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Norte Education Office and the National Union of Municipal Education Managers. The dialect and historical materialism is the leading guide to this project whose approach consists in overcoming internal and external barriers defying the researcher. As a result, the investigation comes to be a historical act, although a discontinuous one. The investigation subjects are the managers/pupils that answered the questionnaire applied by UFRN course direction and posted their activities in the virtual environment. The literature and the investigator’s experience permitted to generate an evaluation matrix disclosing the map of aspects of the empirical field constituted of the pedagogical virtual environment (environment class) hosted in the Moodle platform exhibiting didactical tools: forums and database with activities posted by managers/pupils. The analysis of the 144 applied questionnaires reveals the evaluation of the distance learning, the role of the professionals, the class contents and the general view of the course; 64 activities, corresponding to 10% of the 633 posted in the database, were object of an accuracy analysis. The research results suggest contradictions, limits and challenges in the road to the expansion of higher education of EaD kind. Therefore, historical changes in the educational policies are demanded, in view that the changes undergone by the global and informational society did not break the traditional patterns of professional formation of educators, particularly the school managers. Although the course often awakes new knowledge concerning the school management, it presents knowledge gaps that only the faceto- face instruction could resolve. In fact, out of step with the demands of a changing society, the educators did not incorporate sufficiently so far the tools and knowledge of the new technologies to face the challenges of the school routine. Coherently they describe as uncomfortable their study conditions, and uneasy the access to computer and internet.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPolítica educacionalFormação de gestor escolarCurso lato sensuQualidade socialmente referenciadaAmbiente virtualA política de formação de professores a distância: avaliando o curso lato sensu para gestores escolares (2010-2012)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPolíticaFormaçãoProfessores_Dalva_2015.pdfPolíticaFormaçãoProfessores_Dalva_2015.pdfapplication/pdf7366109https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23762/1/Pol%c3%adticaForma%c3%a7%c3%a3oProfessores_Dalva_2015.pdf254cc610407a22fb67e5bc54301e9ec6MD51TEXTGercinaDalva_TESE.pdf.txtGercinaDalva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain505160https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23762/4/GercinaDalva_TESE.pdf.txt73f78bcad8f012228c6d46aec167ed80MD54PolíticaFormaçãoProfessores_Dalva_2015.pdf.txtPolíticaFormaçãoProfessores_Dalva_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain503863https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23762/6/Pol%c3%adticaForma%c3%a7%c3%a3oProfessores_Dalva_2015.pdf.txtbbab0b433f9e86e4753cc70c5982c448MD56THUMBNAILGercinaDalva_TESE.pdf.jpgGercinaDalva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5840https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23762/5/GercinaDalva_TESE.pdf.jpge8fcbf079e213609a2a42ad371b3c217MD55PolíticaFormaçãoProfessores_Dalva_2015.pdf.jpgPolíticaFormaçãoProfessores_Dalva_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1610https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23762/7/Pol%c3%adticaForma%c3%a7%c3%a3oProfessores_Dalva_2015.pdf.jpgc6c6e39fe1651c039ae2a36db9a62afeMD57123456789/237622019-06-16 02:21:22.883oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23762Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:21:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Este trabalho analisa aspectos teóricos e metodológicos indicativos de qualidade da formação continuada do curso lato sensu na modalidade a distância para gestores escolares em serviço na educação básica pública do Rio Grande do Norte/2010-2012. Inscreve-se na política nacional de expansão do ensino superior – Programa Escola de Gestores – em um contexto de mudanças socioeconômico e de reconfiguração do Estado brasileiro. Os objetivos do curso atendiam aos reclamos de novos conhecimentos ao trabalho do gestor escolar visando promover a melhoria da qualidade da educação. Realizou-se em parceria entre o Ministério da Educação – MEC, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Secretaria de Estado de Educação e da Cultura/ RN e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O caminho metodológico cotejado é o materialismo histórico dialético, cuja abordagem consiste em superar os entraves internos e externos ao pesquisador, o que torna a pesquisa um ato histórico, desenvolvido, portanto, de forma descontínua. São considerados como sujeitos da pesquisa os gestores/cursistas que responderam o questionário aplicado pela coordenação do curso, na UFRN e postaram as atividades no ambiente virtual. Com base na literatura estudada e na experiência da pesquisadora, produziu-se uma matriz de análise que representa o mapa de aspectos do campo empírico, constituído pelo ambiente pedagógico virtual (salas-ambiente) hospedado na plataforma Moodle e das ferramentas didáticas: fóruns e base de dados na qual se materializam as atividades postadas pelos gestores cursistas. A análise dos 144 questionários contempla: a avaliação da modalidade a distância, da atuação dos profissionais, dos conteúdos das salas e a avaliação geral do curso; analisaram-se, também, 64 atividades que correspondem a 10% das 633 que foram postadas na base de dados. Os resultados da pesquisa acenam para contradições, limites e desafios na expansão do ensino superior na modalidade EAD e evidenciam modificações históricas das políticas educacionais. Todavia, mesmo em face às mudanças na sociedade global e informacional, não ocorreram rupturas nos padrões tradicionais de formação dos profissionais da educação, em particular os gestores escolares. Embora o curso tenha suscitado novos conhecimentos inerentes à gestão escolar, apresenta lacunas que só podem ser preenchidas pela modalidade de ensino presencial. Os cursistas, em descompasso com os reclamos da sociedade em mudança, e, em particular com o mundo do trabalho, ainda não incorporaram suficientemente os conhecimentos relativos às novas tecnologias para enfrentar os desafios do dia a dia. Consideraram limitadas as condições de estudo, por não se adequarem ao tempo de trabalho, e, do ponto de vista técnico, é precário o acesso ao computador e à internet. |
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