Formação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pompílio, Rafael Gomes de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
dARK ID: ark:/57462/00130000032wj
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4096
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal descrever o processo de fomento e implementação das diretrizes curriculares para a Educação Física balizadas pela resolução CNE/CES 06/2018. Assim como se atentar a pertinência em fazer um paralelo com o processo demonstrado na conjuntura da diretriz anterior, resolução CNE/CES 07/2004. Para tanto utilizamos uma revisão sistemática onde buscamos artigos nas bases de dados Scielo e Lilacs. Ao todo foram disponibilizados 54 artigos onde utilizamos em nossas analises 13 por de fato contemplarem o nosso objeto e se enquadrarem nos critérios. Podemos identificar através de nossas análises que o campo de disputa segue firme entre os dois grandes polos, um defendendo a manutenção da divisão e outro que defende a reunificação dos cursos de Educação Física. No entanto ainda precisamos de mais estudos para conseguir identificar a materialidade da atual diretriz curricular que ainda é uma resolução recente.
id UFRPE_29c49479b7c2993e05697e8c7e91b682
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4096
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Formação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares.Educação FísicaFormação acadêmicaEnsino superiorDiretrizes curricularesPesquisa bibliográficaEste trabalho teve como objetivo principal descrever o processo de fomento e implementação das diretrizes curriculares para a Educação Física balizadas pela resolução CNE/CES 06/2018. Assim como se atentar a pertinência em fazer um paralelo com o processo demonstrado na conjuntura da diretriz anterior, resolução CNE/CES 07/2004. Para tanto utilizamos uma revisão sistemática onde buscamos artigos nas bases de dados Scielo e Lilacs. Ao todo foram disponibilizados 54 artigos onde utilizamos em nossas analises 13 por de fato contemplarem o nosso objeto e se enquadrarem nos critérios. Podemos identificar através de nossas análises que o campo de disputa segue firme entre os dois grandes polos, um defendendo a manutenção da divisão e outro que defende a reunificação dos cursos de Educação Física. No entanto ainda precisamos de mais estudos para conseguir identificar a materialidade da atual diretriz curricular que ainda é uma resolução recente.The main objective of this work was to describe the process of fostering and implementing the curriculum guidelines for Physical Education defined by resolution CNE/CES 06/2018. As well as paying attention to the pertinence of drawing a parallel with the process demonstrated in the context of the previous guideline, resolution CNE/CES 07/2004. For that, we used a systematic review where we searched for articles in the Scielo and Lilacs databases. In all, 54 articles were made available, which we used in our analyses, 15 because they actually included our object. We can identify through our analysis that the field of dispute remains firm between the two great poles, one defending the maintenance of the division and the other defending the reunification of Physical Education courses. However, we still need more studies to be able to identify the materiality of the current curriculum guideline, which is still a recent resolution.BrasilLindoso, Rosângela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/8754970775408267http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Pompílio, Rafael Gomes de Souza2023-03-08T19:06:02Z2023-03-08T19:06:02Z2021-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38 f.application/pdfPompílio, Rafael Gomes de Souza. Formação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4096ark:/57462/00130000032wjporAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-08T19:06:14Zoai:dspace:123456789/4096Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-08T19:06:14Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares.
title Formação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares.
spellingShingle Formação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares.
Pompílio, Rafael Gomes de Souza
Educação Física
Formação acadêmica
Ensino superior
Diretrizes curriculares
Pesquisa bibliográfica
title_short Formação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares.
title_full Formação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares.
title_fullStr Formação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares.
title_full_unstemmed Formação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares.
title_sort Formação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares.
author Pompílio, Rafael Gomes de Souza
author_facet Pompílio, Rafael Gomes de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lindoso, Rosângela Cely Branco
http://lattes.cnpq.br/8754970775408267
http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
dc.contributor.author.fl_str_mv Pompílio, Rafael Gomes de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Formação acadêmica
Ensino superior
Diretrizes curriculares
Pesquisa bibliográfica
topic Educação Física
Formação acadêmica
Ensino superior
Diretrizes curriculares
Pesquisa bibliográfica
description Este trabalho teve como objetivo principal descrever o processo de fomento e implementação das diretrizes curriculares para a Educação Física balizadas pela resolução CNE/CES 06/2018. Assim como se atentar a pertinência em fazer um paralelo com o processo demonstrado na conjuntura da diretriz anterior, resolução CNE/CES 07/2004. Para tanto utilizamos uma revisão sistemática onde buscamos artigos nas bases de dados Scielo e Lilacs. Ao todo foram disponibilizados 54 artigos onde utilizamos em nossas analises 13 por de fato contemplarem o nosso objeto e se enquadrarem nos critérios. Podemos identificar através de nossas análises que o campo de disputa segue firme entre os dois grandes polos, um defendendo a manutenção da divisão e outro que defende a reunificação dos cursos de Educação Física. No entanto ainda precisamos de mais estudos para conseguir identificar a materialidade da atual diretriz curricular que ainda é uma resolução recente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06
2023-03-08T19:06:02Z
2023-03-08T19:06:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pompílio, Rafael Gomes de Souza. Formação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4096
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/57462/00130000032wj
identifier_str_mv Pompílio, Rafael Gomes de Souza. Formação em Educação Física frente às novas diretrizes curriculares. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
ark:/57462/00130000032wj
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1818605199495790592