Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, André Luis Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5322
Resumo: Este trabalho apresenta as possibilidades de uso de softwares e aplicativos no ensino de Astronomia, com destaque as informações técnicas e pedagógicas, que muitas vezes não chegam até o professor. Para oportunizar ao professor conhecer mais essas ferramentas digitais e proporcionar uma aprendizagem significativa, o estudo teve como principal objetivo produzir um guia didático, como um instrumento de mediação pedagógica, contendo softwares e aplicativos para serem utilizados no ensino de Astronomia. A pesquisa contemplou uma abordagem qualitativa. O universo de estudo envolveu uma busca na internet, através de trabalhos publicados, sites e lojas de aplicativos para dispositivos móveis, através da definição de critérios, que viabilizou a escolha dos aplicativos para constar no guia didático. Os documentos oficiais norteadores da construção dos currículos escolares foram levados em consideração em toda a construção do guia didático. Os aplicativos escolhidos para comporem o produto educacional foram o Daff Lua, o Star Walk 2 e o Stellarium. A análise propôs uma avaliação dos aplicativos, apresentando fatores, tais como: tipo de dispositivo; sistema operacional; tipo de licença; necessidade de acesso à internet; uso de hardware e nota média de avaliação. Observou-se as potencialidades desses recursos digitais para a utilização no ensino de Astronomia, nos diversos níveis de educação, propiciando um ambiente mais interativo, lúdico e facilitador da aprendizagem.
id UFRPE_2e2c6b75b04af70df10eb1b0ebfe3cef
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5322
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professoresAstronomiaAplicativos móveisTecnologia digitalEstratégias de aprendizagemEste trabalho apresenta as possibilidades de uso de softwares e aplicativos no ensino de Astronomia, com destaque as informações técnicas e pedagógicas, que muitas vezes não chegam até o professor. Para oportunizar ao professor conhecer mais essas ferramentas digitais e proporcionar uma aprendizagem significativa, o estudo teve como principal objetivo produzir um guia didático, como um instrumento de mediação pedagógica, contendo softwares e aplicativos para serem utilizados no ensino de Astronomia. A pesquisa contemplou uma abordagem qualitativa. O universo de estudo envolveu uma busca na internet, através de trabalhos publicados, sites e lojas de aplicativos para dispositivos móveis, através da definição de critérios, que viabilizou a escolha dos aplicativos para constar no guia didático. Os documentos oficiais norteadores da construção dos currículos escolares foram levados em consideração em toda a construção do guia didático. Os aplicativos escolhidos para comporem o produto educacional foram o Daff Lua, o Star Walk 2 e o Stellarium. A análise propôs uma avaliação dos aplicativos, apresentando fatores, tais como: tipo de dispositivo; sistema operacional; tipo de licença; necessidade de acesso à internet; uso de hardware e nota média de avaliação. Observou-se as potencialidades desses recursos digitais para a utilização no ensino de Astronomia, nos diversos níveis de educação, propiciando um ambiente mais interativo, lúdico e facilitador da aprendizagem.This work presents the possibilities of using software and applications in the teaching of Astronomy, with emphasis on technical and pedagogical information, which often do not reach the teacher. In order to provide the teacher with the opportunity to learn more about these digital tools and provide meaningful learning, the main objective of the study was to produce a didactic guide, as a pedagogical mediation instrument, containing software and applications to be used in the teaching of Astronomy. The research contemplated a qualitative approach. The universe of study involved a search on the internet, through published works, websites and app stores for mobile devices, through the definition of criteria, which made it possible to choose the applications to be included in the didactic guide. The official documents guiding the construction of school curricula were taken into account throughout the construction of the didactic guide. The applications chosen to compose the educational product were Daff Lua, Star Walk 2 and Stellarium. The analysis proposed an evaluation of the applications, presenting factors such as: type of device; operational system; license type; need for internet access; hardware usage and average rating. It was observed the potential of these digital resources for use in the teaching of Astronomy, at different levels of education, providing a more interactive, playful and facilitating learning environment.BrasilSilva, Ana Paula Teixeira Brunohttp://lattes.cnpq.br/7567099861370352Costa, André Luis Pereira2024-01-08T11:49:44Z2024-01-08T11:49:44Z2022-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfCOSTA, André Luis Pereira. Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5322porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-08T11:50:36Zoai:dspace:123456789/5322Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-08T11:50:36Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores
title Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores
spellingShingle Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores
Costa, André Luis Pereira
Astronomia
Aplicativos móveis
Tecnologia digital
Estratégias de aprendizagem
title_short Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores
title_full Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores
title_fullStr Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores
title_full_unstemmed Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores
title_sort Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores
author Costa, André Luis Pereira
author_facet Costa, André Luis Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Paula Teixeira Bruno
http://lattes.cnpq.br/7567099861370352
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, André Luis Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Aplicativos móveis
Tecnologia digital
Estratégias de aprendizagem
topic Astronomia
Aplicativos móveis
Tecnologia digital
Estratégias de aprendizagem
description Este trabalho apresenta as possibilidades de uso de softwares e aplicativos no ensino de Astronomia, com destaque as informações técnicas e pedagógicas, que muitas vezes não chegam até o professor. Para oportunizar ao professor conhecer mais essas ferramentas digitais e proporcionar uma aprendizagem significativa, o estudo teve como principal objetivo produzir um guia didático, como um instrumento de mediação pedagógica, contendo softwares e aplicativos para serem utilizados no ensino de Astronomia. A pesquisa contemplou uma abordagem qualitativa. O universo de estudo envolveu uma busca na internet, através de trabalhos publicados, sites e lojas de aplicativos para dispositivos móveis, através da definição de critérios, que viabilizou a escolha dos aplicativos para constar no guia didático. Os documentos oficiais norteadores da construção dos currículos escolares foram levados em consideração em toda a construção do guia didático. Os aplicativos escolhidos para comporem o produto educacional foram o Daff Lua, o Star Walk 2 e o Stellarium. A análise propôs uma avaliação dos aplicativos, apresentando fatores, tais como: tipo de dispositivo; sistema operacional; tipo de licença; necessidade de acesso à internet; uso de hardware e nota média de avaliação. Observou-se as potencialidades desses recursos digitais para a utilização no ensino de Astronomia, nos diversos níveis de educação, propiciando um ambiente mais interativo, lúdico e facilitador da aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-21
2024-01-08T11:49:44Z
2024-01-08T11:49:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, André Luis Pereira. Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5322
identifier_str_mv COSTA, André Luis Pereira. Softwares e aplicativos para o ensino de astronomia e suas possibilidades interativas: um guia didático para professores. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277151697960960