Perfil do cronotipo e nível de atividade física de acadêmicos em Educação Física da UFRPE.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4070 |
Resumo: | O cronotipo é caracterizado pela preferência dos horários de acordar e dormir de cada indivíduo, com base nas atividades diárias. Assim, as relações de diferentes cronotipos com os estilos de vida podem se tornar prejudiciais à saúde dos estudantes. A dessincronização dos ritmos biológicos em estudantes e a privação do sono prejudicam o ciclo sono/vigília, ocasionando cansaço, diminuição do desempenho nas atividades diárias e baixos níveis cognitivos. Além disso, as demandas sociais e as atividades referentes ao estudo, juntamente às responsabilidades com o trabalho, podem afetar o tempo para a realização de atividade física. Desta forma, o objetivo deste estudo foi identificar o perfil do cronotipo e do nível de atividade física dos estudantes universitários do curso de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A amostra foi composta por 77 estudantes, de ambos os sexos, do 1º ao 5º período, com idades entre 18 e 40 anos. A avaliação destes estudantes ocorreu na universidade, e para a coleta dos dados utilizamos os seguintes questionários: Questionário perfil do cronotipo de Horne e Ostberg (1976) e o questionário internacional de atividade física (IPAQ), versão curta, para avaliação do nível de atividade física. Referente ao cronotipo, maior parte dos estudantes apresentaram cronotipo intermediário (49,2%), ainda foram identificados indivíduos com cronotipo moderadamente matutino (29,5%), moderadamente vespertino (11,5%) e definitivamente matutino (9,8%). Estratificando por sexo, para as mulheres, 43,8% apresentaram cronotipo intermediário, 31,3% moderadamente matutino, 15,6% moderadamente vespertino e 9,4% definitivamente matutino. Já os homens, 55,2% apresentaram cronotipo intermediário, 27,6% moderadamente matutino, 10,3% definitivamente matutino e 6,9% moderadamente vespertino. Com relação ao nível de atividade física, 46,8% dos estudantes da amostra geral foram considerados ativos, 16,9% insuficientemente ativos e 18,2% sedentários. Na estratificação por sexo, obtivemos estes resultados: nas mulheres, 60,6% foram consideradas ativas, 15,2% insuficientemente ativas e 15,2% sedentárias. Já para os homens, 36,4% foram classificados como indivíduos ativos, 18,2% insuficientemente ativos e 20,5% sedentários. Com base nos resultados, podemos concluir que os estudantes do curso de educação física da UFRPE são em sua maioria classificados como ativos e com cronotipo intermediário. |
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Desta forma, o objetivo deste estudo foi identificar o perfil do cronotipo e do nível de atividade física dos estudantes universitários do curso de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A amostra foi composta por 77 estudantes, de ambos os sexos, do 1º ao 5º período, com idades entre 18 e 40 anos. A avaliação destes estudantes ocorreu na universidade, e para a coleta dos dados utilizamos os seguintes questionários: Questionário perfil do cronotipo de Horne e Ostberg (1976) e o questionário internacional de atividade física (IPAQ), versão curta, para avaliação do nível de atividade física. Referente ao cronotipo, maior parte dos estudantes apresentaram cronotipo intermediário (49,2%), ainda foram identificados indivíduos com cronotipo moderadamente matutino (29,5%), moderadamente vespertino (11,5%) e definitivamente matutino (9,8%). 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Com base nos resultados, podemos concluir que os estudantes do curso de educação física da UFRPE são em sua maioria classificados como ativos e com cronotipo intermediário.The chronotype is characterized by the preference of the waking and sleeping times of each individual, based on daily activities. Thus, the relationships of different chronotypes with lifestyles can become detrimental to the health of students. The desynchronization of biological rhythms in students and sleep deprivation impair the sleep / wake cycle, causing tiredness, decreased performance in daily activities and low cognitive levels. In addition, social demands and activities related to the study, together with job responsibilities, an affect the time for physical activity. Thus, the aim of this study was to identify the profile of the chronotype and the level of physical activity of university students in the Physical Education course at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). The sample consisted of 77 students, of both sexes, from the 1st to the 5th period, aged between 18 and 40 years. The evaluation of these students took place at the university itself, in data collection we used the following questionnaires: Horne and Ostberg's chronotype profile questionnaire (1976) and the international physical activity questionnaire (IPAQ), short version, to assess the level of physical activity . Regarding the chronotype, most students had an intermediate chronotype (49.2%), individuals with a moderately morning chronotype (29.5%), moderately afternoon (11.5%) and definitely morning chores (9.8%) . Stratifying by gender, for women, 43.8% had an intermediate chronotype, 31.3% moderately morning, 15.6% moderately afternoon and 9.4% definitely morning. Men, 55.2% had an intermediate chronotype, 27.6% moderately morning, 10.3% definitely morning and 6.9% moderately evening. Regarding the level of physical activity, 46.8% of students in the general sample were considered active, 16.9% insufficiently active and 18.2% sedentary. In stratification by sex, we obtained these results: in women, 60.6% were considered active, 15.2% insufficiently active and 15.2% sedentary. For men, 36.4% were classified as active individuals, 18.2% as insufficiently active and 20.5% as sedentary. Based on the results, we can conclude that the students of the physical education course at UFRPE are mostly classified as active and with an intermediate chronotype.BrasilLima, Anna Myrna Jaguaribe dehttp://lattes.cnpq.br/6743434574905339Santos, Gabriel da Silva2023-03-03T20:31:24Z2023-03-03T20:31:24Z2021-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfSantos, Gabriel da Silva. Perfil do cronotipo e nível de atividade física de acadêmicos em Educação Física da UFRPE. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4070porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-03T20:32:55Zoai:dspace:123456789/4070Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-03T20:32:55Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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