Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4315 |
Resumo: | Este trabalho objetiva compreender como a prática pedagógica de professores/as, durante a pandemia, tem sido importante para a educação socioemocional de crianças. Analisamos respostas de duas professoras da rede pública de ensino quanto às reflexões acerca da pandemia, da prática pedagógica docente e da educação socioemocional. Verificou-se que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de professores, alunos, famílias e instituições de ensino; jogou luz às desigualdades socioeconômicas, políticas e estruturais do Brasil e do mundo, exigindo novas habilidades e pedagogias que não levem ao adoecimento, criando um contexto de solidariedade e forme sujeitos capazes de lidarem com os desafios da complexidade. |
id |
UFRPE_ccd32ff829db2734d29cb74918298603 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace:123456789/4315 |
network_acronym_str |
UFRPE |
network_name_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository_id_str |
https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612 |
spelling |
Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças.PandemiaCOVID-19Ensino remotoPrática pedagógicaEnsino fundamentalEducação afetivaEste trabalho objetiva compreender como a prática pedagógica de professores/as, durante a pandemia, tem sido importante para a educação socioemocional de crianças. Analisamos respostas de duas professoras da rede pública de ensino quanto às reflexões acerca da pandemia, da prática pedagógica docente e da educação socioemocional. Verificou-se que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de professores, alunos, famílias e instituições de ensino; jogou luz às desigualdades socioeconômicas, políticas e estruturais do Brasil e do mundo, exigindo novas habilidades e pedagogias que não levem ao adoecimento, criando um contexto de solidariedade e forme sujeitos capazes de lidarem com os desafios da complexidade.This work aims to understand how the pedagogical practice of teachers, during the Pandemic, has been important for the socioemotional education of children. We analyzed the responses of two public school teachers regarding reflections about the pandemic, teaching pedagogical practice and socioemotional education. It was found that the new coronavirus pandemic affected the lives of teachers, students, families and educational institutions; shed light on the socioeconomic, political and structural inequalities in Brazil and the world, demanding new skills and pedagogies that do not lead to illness, creating a context of solidarity and forming subjects capable of dealing with the challenges of complexity.BrasilFerreira, Hugo Monteirohttp://lattes.cnpq.br/8531560790849988http://lattes.cnpq.br/9846855940173584Silva, Raissa Auanne dos Santos2023-04-03T20:14:39Z2023-04-03T20:14:39Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfSilva, Raíssa Auanne dos Santos. Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4315porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-03T20:15:12Zoai:dspace:123456789/4315Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-03T20:15:12Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. |
title |
Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. |
spellingShingle |
Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. Silva, Raissa Auanne dos Santos Pandemia COVID-19 Ensino remoto Prática pedagógica Ensino fundamental Educação afetiva |
title_short |
Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. |
title_full |
Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. |
title_fullStr |
Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. |
title_full_unstemmed |
Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. |
title_sort |
Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. |
author |
Silva, Raissa Auanne dos Santos |
author_facet |
Silva, Raissa Auanne dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Hugo Monteiro http://lattes.cnpq.br/8531560790849988 http://lattes.cnpq.br/9846855940173584 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Raissa Auanne dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia COVID-19 Ensino remoto Prática pedagógica Ensino fundamental Educação afetiva |
topic |
Pandemia COVID-19 Ensino remoto Prática pedagógica Ensino fundamental Educação afetiva |
description |
Este trabalho objetiva compreender como a prática pedagógica de professores/as, durante a pandemia, tem sido importante para a educação socioemocional de crianças. Analisamos respostas de duas professoras da rede pública de ensino quanto às reflexões acerca da pandemia, da prática pedagógica docente e da educação socioemocional. Verificou-se que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de professores, alunos, famílias e instituições de ensino; jogou luz às desigualdades socioeconômicas, políticas e estruturais do Brasil e do mundo, exigindo novas habilidades e pedagogias que não levem ao adoecimento, criando um contexto de solidariedade e forme sujeitos capazes de lidarem com os desafios da complexidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-26 2023-04-03T20:14:39Z 2023-04-03T20:14:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Raíssa Auanne dos Santos. Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4315 |
identifier_str_mv |
Silva, Raíssa Auanne dos Santos. Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
61 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) instacron:UFRPE |
instname_str |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
instacron_str |
UFRPE |
institution |
UFRPE |
reponame_str |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
collection |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.sib@ufrpe.br |
_version_ |
1809277161855516672 |