ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: WANKLER, Fábio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/192
Resumo: O artigo faz uma análise da problemática da alfabetização cartográfica no ensino fundamental nas escolas de Boa Vista no estado de Roraima, a partir do reconhecimento das dificuldades dos alunos quanto à orientação espacial e utilização dos mapas durante um minicurso “noções de cartografia”, ministrado aos alunos do 3º ciclo de uma escola pública de Boa Vista. Os resultados permitiram perceber como a inclusão das atividades dinâmicas no programa escolar pode tornar efetivo o ensino dos mapas nas escolas. Palavras Chaves: Alfabetização Cartográfica, Ensino de Geografia, Representação Cartográfica. ABSTRACT The article analyzes the problem of cartographic literacy in primary education in schools of Boa Vista, state of Roraima, from the recognition of the difficulties of the students on the spatial orientation and use of maps for a short course "elementary cartographic", applied to students of the 3rd cycle of a public school in Boa Vista. The results showed understand how the inclusion of dynamic activities in the school program can make the effective teaching of maps in schools. Keywords: cartographic literacy; geographic education; cartographic representation. DOI: 10.5654/actageo2008.0204.0005
id UFRR-3_72afc57b3682ad2783b1f218db929ecb
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/192
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapasO artigo faz uma análise da problemática da alfabetização cartográfica no ensino fundamental nas escolas de Boa Vista no estado de Roraima, a partir do reconhecimento das dificuldades dos alunos quanto à orientação espacial e utilização dos mapas durante um minicurso “noções de cartografia”, ministrado aos alunos do 3º ciclo de uma escola pública de Boa Vista. Os resultados permitiram perceber como a inclusão das atividades dinâmicas no programa escolar pode tornar efetivo o ensino dos mapas nas escolas. Palavras Chaves: Alfabetização Cartográfica, Ensino de Geografia, Representação Cartográfica. ABSTRACT The article analyzes the problem of cartographic literacy in primary education in schools of Boa Vista, state of Roraima, from the recognition of the difficulties of the students on the spatial orientation and use of maps for a short course "elementary cartographic", applied to students of the 3rd cycle of a public school in Boa Vista. The results showed understand how the inclusion of dynamic activities in the school program can make the effective teaching of maps in schools. Keywords: cartographic literacy; geographic education; cartographic representation. DOI: 10.5654/actageo2008.0204.0005Universidade Federal de Roraima2010-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/19210.5654/acta.v2i4.192ACTA GEOGRÁFICA; v. 2 n. 4 (2008): jul./dez.; 57-652177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/192/374OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira deWANKLER, Fábio Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-03-22T19:33:43Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/192Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2011-03-22T19:33:43Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas
title ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas
spellingShingle ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas
OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira de
title_short ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas
title_full ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas
title_sort ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas
author OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira de
author_facet OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira de
WANKLER, Fábio Luiz
author_role author
author2 WANKLER, Fábio Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira de
WANKLER, Fábio Luiz
description O artigo faz uma análise da problemática da alfabetização cartográfica no ensino fundamental nas escolas de Boa Vista no estado de Roraima, a partir do reconhecimento das dificuldades dos alunos quanto à orientação espacial e utilização dos mapas durante um minicurso “noções de cartografia”, ministrado aos alunos do 3º ciclo de uma escola pública de Boa Vista. Os resultados permitiram perceber como a inclusão das atividades dinâmicas no programa escolar pode tornar efetivo o ensino dos mapas nas escolas. Palavras Chaves: Alfabetização Cartográfica, Ensino de Geografia, Representação Cartográfica. ABSTRACT The article analyzes the problem of cartographic literacy in primary education in schools of Boa Vista, state of Roraima, from the recognition of the difficulties of the students on the spatial orientation and use of maps for a short course "elementary cartographic", applied to students of the 3rd cycle of a public school in Boa Vista. The results showed understand how the inclusion of dynamic activities in the school program can make the effective teaching of maps in schools. Keywords: cartographic literacy; geographic education; cartographic representation. DOI: 10.5654/actageo2008.0204.0005
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/192
10.5654/acta.v2i4.192
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/192
identifier_str_mv 10.5654/acta.v2i4.192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/192/374
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 2 n. 4 (2008): jul./dez.; 57-65
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769934843084800