ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Geográfica (Online) |
Texto Completo: | http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/192 |
Resumo: | O artigo faz uma análise da problemática da alfabetização cartográfica no ensino fundamental nas escolas de Boa Vista no estado de Roraima, a partir do reconhecimento das dificuldades dos alunos quanto à orientação espacial e utilização dos mapas durante um minicurso “noções de cartografia”, ministrado aos alunos do 3º ciclo de uma escola pública de Boa Vista. Os resultados permitiram perceber como a inclusão das atividades dinâmicas no programa escolar pode tornar efetivo o ensino dos mapas nas escolas. Palavras Chaves: Alfabetização Cartográfica, Ensino de Geografia, Representação Cartográfica. ABSTRACT The article analyzes the problem of cartographic literacy in primary education in schools of Boa Vista, state of Roraima, from the recognition of the difficulties of the students on the spatial orientation and use of maps for a short course "elementary cartographic", applied to students of the 3rd cycle of a public school in Boa Vista. The results showed understand how the inclusion of dynamic activities in the school program can make the effective teaching of maps in schools. Keywords: cartographic literacy; geographic education; cartographic representation. DOI: 10.5654/actageo2008.0204.0005 |
id |
UFRR-3_72afc57b3682ad2783b1f218db929ecb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/192 |
network_acronym_str |
UFRR-3 |
network_name_str |
Acta Geográfica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapasO artigo faz uma análise da problemática da alfabetização cartográfica no ensino fundamental nas escolas de Boa Vista no estado de Roraima, a partir do reconhecimento das dificuldades dos alunos quanto à orientação espacial e utilização dos mapas durante um minicurso “noções de cartografia”, ministrado aos alunos do 3º ciclo de uma escola pública de Boa Vista. Os resultados permitiram perceber como a inclusão das atividades dinâmicas no programa escolar pode tornar efetivo o ensino dos mapas nas escolas. Palavras Chaves: Alfabetização Cartográfica, Ensino de Geografia, Representação Cartográfica. ABSTRACT The article analyzes the problem of cartographic literacy in primary education in schools of Boa Vista, state of Roraima, from the recognition of the difficulties of the students on the spatial orientation and use of maps for a short course "elementary cartographic", applied to students of the 3rd cycle of a public school in Boa Vista. The results showed understand how the inclusion of dynamic activities in the school program can make the effective teaching of maps in schools. Keywords: cartographic literacy; geographic education; cartographic representation. DOI: 10.5654/actageo2008.0204.0005Universidade Federal de Roraima2010-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/19210.5654/acta.v2i4.192ACTA GEOGRÁFICA; v. 2 n. 4 (2008): jul./dez.; 57-652177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/192/374OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira deWANKLER, Fábio Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-03-22T19:33:43Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/192Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2011-03-22T19:33:43Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas |
title |
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas |
spellingShingle |
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira de |
title_short |
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas |
title_full |
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas |
title_fullStr |
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas |
title_full_unstemmed |
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas |
title_sort |
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas |
author |
OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira de |
author_facet |
OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira de WANKLER, Fábio Luiz |
author_role |
author |
author2 |
WANKLER, Fábio Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ana Keyla Pereira de WANKLER, Fábio Luiz |
description |
O artigo faz uma análise da problemática da alfabetização cartográfica no ensino fundamental nas escolas de Boa Vista no estado de Roraima, a partir do reconhecimento das dificuldades dos alunos quanto à orientação espacial e utilização dos mapas durante um minicurso “noções de cartografia”, ministrado aos alunos do 3º ciclo de uma escola pública de Boa Vista. Os resultados permitiram perceber como a inclusão das atividades dinâmicas no programa escolar pode tornar efetivo o ensino dos mapas nas escolas. Palavras Chaves: Alfabetização Cartográfica, Ensino de Geografia, Representação Cartográfica. ABSTRACT The article analyzes the problem of cartographic literacy in primary education in schools of Boa Vista, state of Roraima, from the recognition of the difficulties of the students on the spatial orientation and use of maps for a short course "elementary cartographic", applied to students of the 3rd cycle of a public school in Boa Vista. The results showed understand how the inclusion of dynamic activities in the school program can make the effective teaching of maps in schools. Keywords: cartographic literacy; geographic education; cartographic representation. DOI: 10.5654/actageo2008.0204.0005 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/192 10.5654/acta.v2i4.192 |
url |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/192 |
identifier_str_mv |
10.5654/acta.v2i4.192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/192/374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTA GEOGRÁFICA; v. 2 n. 4 (2008): jul./dez.; 57-65 2177-4307 1980-5772 reponame:Acta Geográfica (Online) instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Acta Geográfica (Online) |
collection |
Acta Geográfica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com |
_version_ |
1799769934843084800 |