Biscoito integral: fonte de fibra, isento de lactose e gordura trans
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Agro@mbiente on-line |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/254 |
Resumo: | A demanda por produtos isentos de lactose, gordura trans e rico em fibra é crescente no mercado alimentício. O presente estudo de natureza transversal, com coleta de dados primários, teve como objetivo desenvolver um tipo de biscoito rico em fibras, isento de lactose e livre de gorduras trans. Os biscoitos foram submetidos à avaliação sensorial com 144 consumidores, freqüentadores de uma panificadora de Maringá, Paraná, sendo 61% (n = 88) sexo feminino e 39% (n = 56) do sexo masculino, na faixa etária de 15 a 80 anos de idades. Para o teste de aceitação do produto, utilizou-se a escala hedônica de nove pontos (1 a 9) e a intenção de compra do produto com uma escala de cinco pontos. Participaram da pesquisa 144 pessoas que relataram 59% de aceitação de 8 a 9 pontos na escala hedônica. Somente 1% desgostaram, em diferentes níveis, dos biscoitos produzidos. Para a intenção de compra, 79% dos julgadores apresentaram-se propensos a compra do produto. Em 21% os casos, os julgadores ou estariam em dúvida (15%) ou definitivamente não comprariam o produto (6%). O produto final apresentou quantidades satisfatórias de fibras, ficando insento de lactose e gordura trans. |
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A demanda por produtos isentos de lactose, gordura trans e rico em fibra é crescente no mercado alimentício. O presente estudo de natureza transversal, com coleta de dados primários, teve como objetivo desenvolver um tipo de biscoito rico em fibras, isento de lactose e livre de gorduras trans. Os biscoitos foram submetidos à avaliação sensorial com 144 consumidores, freqüentadores de uma panificadora de Maringá, Paraná, sendo 61% (n = 88) sexo feminino e 39% (n = 56) do sexo masculino, na faixa etária de 15 a 80 anos de idades. Para o teste de aceitação do produto, utilizou-se a escala hedônica de nove pontos (1 a 9) e a intenção de compra do produto com uma escala de cinco pontos. Participaram da pesquisa 144 pessoas que relataram 59% de aceitação de 8 a 9 pontos na escala hedônica. Somente 1% desgostaram, em diferentes níveis, dos biscoitos produzidos. Para a intenção de compra, 79% dos julgadores apresentaram-se propensos a compra do produto. Em 21% os casos, os julgadores ou estariam em dúvida (15%) ou definitivamente não comprariam o produto (6%). O produto final apresentou quantidades satisfatórias de fibras, ficando insento de lactose e gordura trans. |
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