Redesenhando estereótipos: concepções e práticas de docentes homens na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lívia Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13075
Resumo: O trabalho docente dedicado à primeira infância “naturalizou-se” diante da perspectiva de gênero como sendo um espaço reservado às práticas femininas. No entanto, apesar de ser um grupo minoritário, observa-se que tem aumentado gradativamente o quantitativo de docentes homens que decidem lidar diretamente com as questões paradigmáticas que atravessam a divisão sexual do trabalho e as noções hegemônicas de masculinidades e optam por enfrentar os estigmas que perpassam a atuação docente masculina na Educação Infantil. O presente estudo tem por objetivo analisar como se dá a construção social de docentes homens que atuam na Educação Infantil, refletindo sobre como os atravessamentos sociais, relacionados à perspectiva das relações de gênero, influenciam nesse processo. Sendo esta pesquisa de caráter qualitativo, utilizaremos como ferramenta metodológica a aplicação de um questionário com perguntas abertas, fechadas e dependentes com o intuito de compreender a identidade docente de sete profissionais que atuam na Educação Infantil em quatro municípios: Japeri, Nova Iguaçu, Queimados e Rio de Janeiro. A análise das informações tem por anseio correlacionar os dados obtidos neste estudo com o referencial teórico no campo das relações de gênero que subsidia as problematizações que constituíram a estruturação da pesquisa. Diante desse cenário de tensões e conflitos, pretendemos enfatizar a importância de viabilizarmos para as crianças pequenas uma educação emancipatória em termos de diversidade de atuações com foco na qualificação profissional e livre de rótulos. A Educação Infantil precisa romper com os estereótipos que a estigmatizaram ao longo dos anos para que suas práticas e os agentes que nela atuam possam ser pensados no âmbito profissional, só assim poderemos alcançar a instauração de uma sociedade mais justa e inclusiva.
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No entanto, apesar de ser um grupo minoritário, observa-se que tem aumentado gradativamente o quantitativo de docentes homens que decidem lidar diretamente com as questões paradigmáticas que atravessam a divisão sexual do trabalho e as noções hegemônicas de masculinidades e optam por enfrentar os estigmas que perpassam a atuação docente masculina na Educação Infantil. O presente estudo tem por objetivo analisar como se dá a construção social de docentes homens que atuam na Educação Infantil, refletindo sobre como os atravessamentos sociais, relacionados à perspectiva das relações de gênero, influenciam nesse processo. Sendo esta pesquisa de caráter qualitativo, utilizaremos como ferramenta metodológica a aplicação de um questionário com perguntas abertas, fechadas e dependentes com o intuito de compreender a identidade docente de sete profissionais que atuam na Educação Infantil em quatro municípios: Japeri, Nova Iguaçu, Queimados e Rio de Janeiro. A análise das informações tem por anseio correlacionar os dados obtidos neste estudo com o referencial teórico no campo das relações de gênero que subsidia as problematizações que constituíram a estruturação da pesquisa. Diante desse cenário de tensões e conflitos, pretendemos enfatizar a importância de viabilizarmos para as crianças pequenas uma educação emancipatória em termos de diversidade de atuações com foco na qualificação profissional e livre de rótulos. A Educação Infantil precisa romper com os estereótipos que a estigmatizaram ao longo dos anos para que suas práticas e os agentes que nela atuam possam ser pensados no âmbito profissional, só assim poderemos alcançar a instauração de uma sociedade mais justa e inclusiva.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEarly childhood teaching work "naturalized" from the perspective of gender as a space reserved for women's practices. However, although it is a minority group, it is observed that it has gradually increased the number of male teachers who decide to deal directly with the paradigmatic issues that cross the sexual division of labor and the hegemonic notions of masculinities and choose to face the stigmas that pertaining to male teaching in Early Childhood Education. The present study aims to analyze how the social construction of male teachers that work in Early Childhood Education, reflecting on how the social crossings related to the perspective of gender relations influence in this process. As a qualitative research, we will use as a methodological tool the application of a questionnaire with open, closed and dependent questions in order to understand the teaching identity of seven professionals who work in Child Education in four municipalities: Japeri, Nova Iguaçu, Queimados and Rio de Janeiro. The information analysis aims to correlate the data obtained in this study with the theoretical reference in the field of gender relations that subsidizes the problematizations that constituted the structuring of the research. In view of this scenario of tensions and conflicts, we intend to emphasize the importance of enabling young children to have an emancipatory education in terms of diversity of activities focused on professional qualification and free of labels. Early Childhood Education needs to break with the stereotypes that stigmatized it over the years so that its practices and the agents that work in it can be thought in the professional scope, only in this way we can achieve the establishment of a more just and inclusive society.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoGêneroDocênciaEducação infantilMasculinidadesGenderTeachingEarly childhood educationMasculinitiesEducaçãoRedesenhando estereótipos: concepções e práticas de docentes homens na educação infantilRedesigning stereotypes: conceptions and practices of male teachers in early childhood educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADRIÃO, G. Karla. Sobre os estudos de masculinidade no Brasil: Revisitando o campo. Cadernos de Gênero e Tecnologia, Curitiba. 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description O trabalho docente dedicado à primeira infância “naturalizou-se” diante da perspectiva de gênero como sendo um espaço reservado às práticas femininas. No entanto, apesar de ser um grupo minoritário, observa-se que tem aumentado gradativamente o quantitativo de docentes homens que decidem lidar diretamente com as questões paradigmáticas que atravessam a divisão sexual do trabalho e as noções hegemônicas de masculinidades e optam por enfrentar os estigmas que perpassam a atuação docente masculina na Educação Infantil. O presente estudo tem por objetivo analisar como se dá a construção social de docentes homens que atuam na Educação Infantil, refletindo sobre como os atravessamentos sociais, relacionados à perspectiva das relações de gênero, influenciam nesse processo. Sendo esta pesquisa de caráter qualitativo, utilizaremos como ferramenta metodológica a aplicação de um questionário com perguntas abertas, fechadas e dependentes com o intuito de compreender a identidade docente de sete profissionais que atuam na Educação Infantil em quatro municípios: Japeri, Nova Iguaçu, Queimados e Rio de Janeiro. A análise das informações tem por anseio correlacionar os dados obtidos neste estudo com o referencial teórico no campo das relações de gênero que subsidia as problematizações que constituíram a estruturação da pesquisa. Diante desse cenário de tensões e conflitos, pretendemos enfatizar a importância de viabilizarmos para as crianças pequenas uma educação emancipatória em termos de diversidade de atuações com foco na qualificação profissional e livre de rótulos. A Educação Infantil precisa romper com os estereótipos que a estigmatizaram ao longo dos anos para que suas práticas e os agentes que nela atuam possam ser pensados no âmbito profissional, só assim poderemos alcançar a instauração de uma sociedade mais justa e inclusiva.
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