Inflexões representativas, comunicacionais e institucionais em associações das indústrias de alimentos brasileiro
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8850 |
Resumo: | Conforme se fortalece, no Brasil, a agenda de promoção da alimentação ade quada e saudável, associações nacionais das indústrias de alimentos têm in flexionado sua atividade política corporativa (CPA). Destacando a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a Associação Brasileira de Lati cínios e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar, e tratando do período entre 2014 e 2020, este artigo analisa tal inflexão em suas dimensões representati vas, comunicacionais e institucionais. Fundamentado metodologicamente no modelo de identificação da CPA, o trabalho tem como fontes registros da ob servação participante no Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e no Legislativo, anotações de entrevistas com dirigentes e técnicos de associações empresariais e políticos, além de diversos documentos e websites das entidades, do Estado e da sociedade civil. Os resultados demonstram que, na dimensão representa tiva, as associações das indústrias de alimentos reformularam seu lobbying no Legislativo, para isso criando uma comissão no IPA; na dimensão comu nicacional, houve aumento da proeminência de uma narrativa de apropria ção da agenda da alimentação adequada e saudável, estratégia discursiva que passou a ladear outras duas narrativas, uma de contraposição à agenda, outra de deslocamento das responsabilidades corporativas para decisões individuais; finalmente, na dimensão institucional, ocorreram notáveis transformações na ABIA, além da criação de outras associações e redes. A conclusão indica que a CPA das principais associações de indústrias de alimentos no país está se alterando de modo acentuado para responder às críticas aos determinantes co merciais da saúde. |
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Fundamentado metodologicamente no modelo de identificação da CPA, o trabalho tem como fontes registros da ob servação participante no Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e no Legislativo, anotações de entrevistas com dirigentes e técnicos de associações empresariais e políticos, além de diversos documentos e websites das entidades, do Estado e da sociedade civil. Os resultados demonstram que, na dimensão representa tiva, as associações das indústrias de alimentos reformularam seu lobbying no Legislativo, para isso criando uma comissão no IPA; na dimensão comu nicacional, houve aumento da proeminência de uma narrativa de apropria ção da agenda da alimentação adequada e saudável, estratégia discursiva que passou a ladear outras duas narrativas, uma de contraposição à agenda, outra de deslocamento das responsabilidades corporativas para decisões individuais; finalmente, na dimensão institucional, ocorreram notáveis transformações na ABIA, além da criação de outras associações e redes. A conclusão indica que a CPA das principais associações de indústrias de alimentos no país está se alterando de modo acentuado para responder às críticas aos determinantes co merciais da saúde.GEMAPENSP/Fiocruzhttps://www.scielo.br/j/csp/a/p8Q6w4sFdXKgWjFZn6D8PFr/?lang=ptreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJIndústria alimentíciaDieta saudávelSegurança alimentarManobras políticasPoder LegislativoInflexões representativas, comunicacionais e institucionais em associações das indústrias de alimentos brasileiroRepresentative, communicational and institutional changes in the Brazilian associations of food industriesInflexiones representativas, comunicacionales e institucionales en asociaciones de industrias de alimentos brasileñasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALInflexões representativas comunicacionais e institucionais em associações das indústrias de alimentos brasileiros.pdfInflexões representativas comunicacionais e institucionais em associações das indústrias de alimentos brasileiros.pdfapplication/pdf224262https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/8850/1/Inflex%c3%b5es%20representativas%20comunicacionais%20e%20institucionais%20em%20associa%c3%a7%c3%b5es%20das%20ind%c3%bastrias%20de%20alimentos%20brasileiros.pdff4c70997e7be1b2ccfd65e9a7fc530fcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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