Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raitani Júnior, Antonio Alir Dias
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12403
Resumo: De maneira geral e não se considerando um passado muito distante, a maioria das escolas técnicas de nível médio que oferecem educação profissional, tinha como preocupação maior, a de oferecer a melhor formação profissional aos seus educandos, deixando em segundo plano a formação dos alunos enquanto cidadãos críticos e capazes. Notou-se então, que muitos problemas estavam surgindo quanto à colocação e permanência desses jovens no mercado de trabalho e que estes, apesar de possuírem o conhecimento técnico necessário ao desenvolvimento de suas atividades profissionais, não tinham muitas vezes um mínimo necessário de preparo para enfrentar os desafios de uma nova sociedade. Nas escolas agrotécnicas, em particular no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, que funciona no sistema de escola-fazenda, a preocupação com a formação profissional é evidenciada pela filosofia de trabalho que consiste em aprender para fazer e fazer para aprender . A disciplina de práticas profissionais é ministrada dentro das diversas unidades didáticas de produção que compõe a fazenda e contempla o fazer para aprender, se constituindo num grande e importante laboratório onde os estudantes com a devida orientação dos professores e técnicos, executam inicialmente as atividades profissionais para a manutenção da fazenda, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, em seguida exercitam suas habilidades de iniciativa e criatividade. Diante da evidencia aparente de que as atividades de manutenção da fazenda são meramente rotineiras, tidas como trabalho banal, aspectos relevantes dos saberes adquiridos com a experiência prática realizada nas aulas práticas, podem vir a ser objeto de reflexão e auto-avaliação do aluno através da adoção do Portfólio como instrumento de sistematização e contextualização dos conhecimentos envolvidos, suas aplicações e implicações no mundo do trabalho e na sociedade. Outra oportunidade está no exercício da interdisciplinaridade, considerando que as atividades realizadas nas aulas práticas profissionais levam a necessidade de articulação de conhecimentos e saberes de diversas disciplinas. O funcionamento do colégio no sistema de escola- fazenda, ainda em regime de internato, leva os estudantes ao constante exercício de convivência com respeito as diferenças, pois atuam em equipe na manutenção da fazenda, inclusive nos finais de semana, sem a orientação direta dos professores e técnicos, contemplando plenamente os quatro pilares apresentados por Delors (2003).
id UFRRJ-1_fb81b3ff664ab748abd1de4dc28a2050
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12403
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Raitani Júnior, Antonio Alir DiasSanchez, Sandra Barros858.512.137-87http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763725D1304.477.209-53http://lattes.cnpq.br/17289256496988442023-12-22T02:07:18Z2023-12-22T02:07:18Z2008-06-04RAITANI JÚNIOR, Antonio Alir Dias. Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12403De maneira geral e não se considerando um passado muito distante, a maioria das escolas técnicas de nível médio que oferecem educação profissional, tinha como preocupação maior, a de oferecer a melhor formação profissional aos seus educandos, deixando em segundo plano a formação dos alunos enquanto cidadãos críticos e capazes. Notou-se então, que muitos problemas estavam surgindo quanto à colocação e permanência desses jovens no mercado de trabalho e que estes, apesar de possuírem o conhecimento técnico necessário ao desenvolvimento de suas atividades profissionais, não tinham muitas vezes um mínimo necessário de preparo para enfrentar os desafios de uma nova sociedade. Nas escolas agrotécnicas, em particular no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, que funciona no sistema de escola-fazenda, a preocupação com a formação profissional é evidenciada pela filosofia de trabalho que consiste em aprender para fazer e fazer para aprender . A disciplina de práticas profissionais é ministrada dentro das diversas unidades didáticas de produção que compõe a fazenda e contempla o fazer para aprender, se constituindo num grande e importante laboratório onde os estudantes com a devida orientação dos professores e técnicos, executam inicialmente as atividades profissionais para a manutenção da fazenda, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, em seguida exercitam suas habilidades de iniciativa e criatividade. Diante da evidencia aparente de que as atividades de manutenção da fazenda são meramente rotineiras, tidas como trabalho banal, aspectos relevantes dos saberes adquiridos com a experiência prática realizada nas aulas práticas, podem vir a ser objeto de reflexão e auto-avaliação do aluno através da adoção do Portfólio como instrumento de sistematização e contextualização dos conhecimentos envolvidos, suas aplicações e implicações no mundo do trabalho e na sociedade. Outra oportunidade está no exercício da interdisciplinaridade, considerando que as atividades realizadas nas aulas práticas profissionais levam a necessidade de articulação de conhecimentos e saberes de diversas disciplinas. O funcionamento do colégio no sistema de escola- fazenda, ainda em regime de internato, leva os estudantes ao constante exercício de convivência com respeito as diferenças, pois atuam em equipe na manutenção da fazenda, inclusive nos finais de semana, sem a orientação direta dos professores e técnicos, contemplando plenamente os quatro pilares apresentados por Delors (2003).By general way, and not to consider a long time ago, the most part of technical high schools that offer professional education had been worried to offer the best professional formation for the students. They let to second plan to form students to be critical citizens and able to developing their tasks. It have realized then, that a lot of problems have been appeared related to the collocation and permanence of these youths at the market and these youths, despite of they have technical knowledge that they need to developing their professional activities, they did not be able to face the modern society challenges. At agricultural school, at Senador Carlos Gomes de Oliveira, in particular, that works at school- farm system, the concern with the professional formation is conspicuous by the work s philosophy that consists in learning to make and make to learn . The professional practice set of subject had been taught in the light of several didactic units of production that set the farm and it had preach making to learn . It had constituted as a big and important laboratory where the students do professional activities to the maintenance of the farm, by the orientation of their teachers. They apply their knowledge that the y have acquired at classes and, after that they exercise their enterprise and creativity abilities. By the apparent conspicuously that the activities of farm s maintenance are merely routine activities, as commonplace work, relevant aspects of knowledge that have been acquired with the practical experience and that have been accomplished during the practice classes, it would be reflection object and the student self-evaluation by the portfolio as an instrument of systematization and setting of knowledge engaged, their appliances and implications at work and for the society. Another opportunity is the exercise of the interdisciplinary. Considering that the activities that have been developed in the professional practice classes let the necessity of the knowledge and acquaintances articulation of several set of subjects. The work of the school in the school-farm system and boarding-school system, let the students to exercise the society and respect about the different people, because they act in groups when the y do the maintenance of the farm, in particular at the weekends, without the personal orientation from the teachers and technical, contemplating fully the four pillars presenting by Delors (2003).application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaportfólioaulas práticasaprendizagemauto-avaliaçãoeducação agrícola.portfolio, practical classes, teaching, self-evaluation.EducaçãoPortfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de OliveiraPortfolio in the professional practice set of subject at agricultural school Senador Carlos Gomes de Oliveira, Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61547/2008%20-%20Antonio%20Alir%20Dias%20Raitani%20Junior.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/93Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Antonio Alir Dias Raitani Junior.pdf: 10205645 bytes, checksum: f952e9d7581a22a31488e3ee226898dd (MD5) Previous issue date: 2008-06-04info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2008 - Antonio Alir Dias Raitani Junior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12403/1/2008%20-%20Antonio%20Alir%20Dias%20Raitani%20Junior.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD51TEXT2008 - Antonio Alir Dias Raitani Junior.pdf.txtExtracted Texttext/plain168922https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12403/2/2008%20-%20Antonio%20Alir%20Dias%20Raitani%20Junior.pdf.txt37cb7523025ef2b70457376dbde80290MD52ORIGINAL2008 - Antonio Alir Dias Raitani Junior.pdfapplication/pdf4726299https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12403/3/2008%20-%20Antonio%20Alir%20Dias%20Raitani%20Junior.pdfd6e45c03c712a02b7433bf793ec868a9MD5320.500.14407/124032023-12-21 23:07:18.445oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12403Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:07:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Portfolio in the professional practice set of subject at agricultural school Senador Carlos Gomes de Oliveira, Rio de Janeiro
title Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
spellingShingle Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
Raitani Júnior, Antonio Alir Dias
portfólio
aulas práticas
aprendizagem
auto-avaliação
educação agrícola.
portfolio, practical classes, teaching, self-evaluation.
Educação
title_short Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
title_full Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
title_fullStr Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
title_full_unstemmed Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
title_sort Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira
author Raitani Júnior, Antonio Alir Dias
author_facet Raitani Júnior, Antonio Alir Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raitani Júnior, Antonio Alir Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 858.512.137-87
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763725D1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 304.477.209-53
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1728925649698844
contributor_str_mv Sanchez, Sandra Barros
dc.subject.por.fl_str_mv portfólio
aulas práticas
aprendizagem
auto-avaliação
educação agrícola.
topic portfólio
aulas práticas
aprendizagem
auto-avaliação
educação agrícola.
portfolio, practical classes, teaching, self-evaluation.
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv portfolio, practical classes, teaching, self-evaluation.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description De maneira geral e não se considerando um passado muito distante, a maioria das escolas técnicas de nível médio que oferecem educação profissional, tinha como preocupação maior, a de oferecer a melhor formação profissional aos seus educandos, deixando em segundo plano a formação dos alunos enquanto cidadãos críticos e capazes. Notou-se então, que muitos problemas estavam surgindo quanto à colocação e permanência desses jovens no mercado de trabalho e que estes, apesar de possuírem o conhecimento técnico necessário ao desenvolvimento de suas atividades profissionais, não tinham muitas vezes um mínimo necessário de preparo para enfrentar os desafios de uma nova sociedade. Nas escolas agrotécnicas, em particular no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, que funciona no sistema de escola-fazenda, a preocupação com a formação profissional é evidenciada pela filosofia de trabalho que consiste em aprender para fazer e fazer para aprender . A disciplina de práticas profissionais é ministrada dentro das diversas unidades didáticas de produção que compõe a fazenda e contempla o fazer para aprender, se constituindo num grande e importante laboratório onde os estudantes com a devida orientação dos professores e técnicos, executam inicialmente as atividades profissionais para a manutenção da fazenda, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, em seguida exercitam suas habilidades de iniciativa e criatividade. Diante da evidencia aparente de que as atividades de manutenção da fazenda são meramente rotineiras, tidas como trabalho banal, aspectos relevantes dos saberes adquiridos com a experiência prática realizada nas aulas práticas, podem vir a ser objeto de reflexão e auto-avaliação do aluno através da adoção do Portfólio como instrumento de sistematização e contextualização dos conhecimentos envolvidos, suas aplicações e implicações no mundo do trabalho e na sociedade. Outra oportunidade está no exercício da interdisciplinaridade, considerando que as atividades realizadas nas aulas práticas profissionais levam a necessidade de articulação de conhecimentos e saberes de diversas disciplinas. O funcionamento do colégio no sistema de escola- fazenda, ainda em regime de internato, leva os estudantes ao constante exercício de convivência com respeito as diferenças, pois atuam em equipe na manutenção da fazenda, inclusive nos finais de semana, sem a orientação direta dos professores e técnicos, contemplando plenamente os quatro pilares apresentados por Delors (2003).
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:07:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:07:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAITANI JÚNIOR, Antonio Alir Dias. Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12403
identifier_str_mv RAITANI JÚNIOR, Antonio Alir Dias. Portfólio na disciplina de práticas profissionais no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12403/1/2008%20-%20Antonio%20Alir%20Dias%20Raitani%20Junior.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12403/2/2008%20-%20Antonio%20Alir%20Dias%20Raitani%20Junior.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12403/3/2008%20-%20Antonio%20Alir%20Dias%20Raitani%20Junior.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c1280dca4077478b5fad29883580c72
37cb7523025ef2b70457376dbde80290
d6e45c03c712a02b7433bf793ec868a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107993906216960