THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: dos Santos, Francisca Amanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11487
Resumo: O presente trabalho objetiva refletir sobre o espaço destinado à literatura de cordel no livro didático, a partir da análise de parte de uma unidade do livro Português Linguagens, de William Cereja e Thereza Cochar Magalhães, como também relacionar tal abordagem com as práticas de leitura e escrita da língua materna. Para isso, adotamos a perspectiva sociointeracionista de linguagem com base em Bakhtin (2003); considerações linguísticas e discursivas com Fiorin (2002) e Orlandi (2012); Pfeiffer (2003) e Serrani (2005) para a discussão sobre leitura, escrita e ensino de língua. Ademais, apresentamos algumas proposições de Marinho e Pinheiro (2012) em relação ao trabalho com o cordel em sala de aula e o estudo crítico realizado por Luciano (2012) sobre essa literatura. Por fim, observamos como o cordel ainda ocupa um lugar secundário no livro didático analisado, o que pode apontar para uma desvalorização dessa literatura e também de nossa cultura no ensino de Língua Portuguesa. Palavras-chave: Cordel. Sala de aula. Livro didático.
id UFS-10_755c13ea06fd25bdae1d93470f5cbc1e
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11487
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSISO LUGAR DO CORDEL NO LIVRO DIDÁTICO: REFLEXÕES E ANÁLISEO presente trabalho objetiva refletir sobre o espaço destinado à literatura de cordel no livro didático, a partir da análise de parte de uma unidade do livro Português Linguagens, de William Cereja e Thereza Cochar Magalhães, como também relacionar tal abordagem com as práticas de leitura e escrita da língua materna. Para isso, adotamos a perspectiva sociointeracionista de linguagem com base em Bakhtin (2003); considerações linguísticas e discursivas com Fiorin (2002) e Orlandi (2012); Pfeiffer (2003) e Serrani (2005) para a discussão sobre leitura, escrita e ensino de língua. Ademais, apresentamos algumas proposições de Marinho e Pinheiro (2012) em relação ao trabalho com o cordel em sala de aula e o estudo crítico realizado por Luciano (2012) sobre essa literatura. Por fim, observamos como o cordel ainda ocupa um lugar secundário no livro didático analisado, o que pode apontar para uma desvalorização dessa literatura e também de nossa cultura no ensino de Língua Portuguesa. Palavras-chave: Cordel. Sala de aula. Livro didático.The present work aims to reflect on the space reserved to the cordel literature in textbooks by analysing part of a unit from the book Português Linguagens, by William Cereja and Thereza Cochar Magalhães, relating such an approach to reading and writing practices. For this, we adopted the socio-interactionist perspective of language based on Bakhtin (2003); linguistics and discursives considerations of Fiorin (2002) and Orlandi (2012); Pfeiffer (2003) and Serrani (2005) about reading, writing and language teaching. In addition, some of the propositions of Marinho and Pinheiro (2012) are presented on the work of cordel literature in the classroom and a critical study by Luciano (2012) about this literature. Finally, we observed how the cordel literature is placed in a secondary role in the analyzed textbook, thus pointing to a devaluation of this literature and its culture in the teaching of Portuguese Language. Keywords: Cordel literature. Classroom environment. Textbook.Carlos Magno Santos2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1148710.47250/intrell.v31i1.11487Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 59-72Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 59-72Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 59-721980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11487/8739Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessMariano, Márcia Regina Curado Pereirados Santos, Francisca Amanda2023-08-04T15:03:26Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11487Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2023-08-04T15:03:26Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS
O LUGAR DO CORDEL NO LIVRO DIDÁTICO: REFLEXÕES E ANÁLISE
title THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS
spellingShingle THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS
Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
title_short THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS
title_full THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS
title_fullStr THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS
title_full_unstemmed THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS
title_sort THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS
author Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
author_facet Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
dos Santos, Francisca Amanda
author_role author
author2 dos Santos, Francisca Amanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
dos Santos, Francisca Amanda
description O presente trabalho objetiva refletir sobre o espaço destinado à literatura de cordel no livro didático, a partir da análise de parte de uma unidade do livro Português Linguagens, de William Cereja e Thereza Cochar Magalhães, como também relacionar tal abordagem com as práticas de leitura e escrita da língua materna. Para isso, adotamos a perspectiva sociointeracionista de linguagem com base em Bakhtin (2003); considerações linguísticas e discursivas com Fiorin (2002) e Orlandi (2012); Pfeiffer (2003) e Serrani (2005) para a discussão sobre leitura, escrita e ensino de língua. Ademais, apresentamos algumas proposições de Marinho e Pinheiro (2012) em relação ao trabalho com o cordel em sala de aula e o estudo crítico realizado por Luciano (2012) sobre essa literatura. Por fim, observamos como o cordel ainda ocupa um lugar secundário no livro didático analisado, o que pode apontar para uma desvalorização dessa literatura e também de nossa cultura no ensino de Língua Portuguesa. Palavras-chave: Cordel. Sala de aula. Livro didático.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11487
10.47250/intrell.v31i1.11487
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11487
identifier_str_mv 10.47250/intrell.v31i1.11487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11487/8739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 59-72
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 59-72
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 59-72
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876869074944