THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11487 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva refletir sobre o espaço destinado à literatura de cordel no livro didático, a partir da análise de parte de uma unidade do livro Português Linguagens, de William Cereja e Thereza Cochar Magalhães, como também relacionar tal abordagem com as práticas de leitura e escrita da língua materna. Para isso, adotamos a perspectiva sociointeracionista de linguagem com base em Bakhtin (2003); considerações linguísticas e discursivas com Fiorin (2002) e Orlandi (2012); Pfeiffer (2003) e Serrani (2005) para a discussão sobre leitura, escrita e ensino de língua. Ademais, apresentamos algumas proposições de Marinho e Pinheiro (2012) em relação ao trabalho com o cordel em sala de aula e o estudo crítico realizado por Luciano (2012) sobre essa literatura. Por fim, observamos como o cordel ainda ocupa um lugar secundário no livro didático analisado, o que pode apontar para uma desvalorização dessa literatura e também de nossa cultura no ensino de Língua Portuguesa. Palavras-chave: Cordel. Sala de aula. Livro didático. |
id |
UFS-10_755c13ea06fd25bdae1d93470f5cbc1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11487 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSISO LUGAR DO CORDEL NO LIVRO DIDÁTICO: REFLEXÕES E ANÁLISEO presente trabalho objetiva refletir sobre o espaço destinado à literatura de cordel no livro didático, a partir da análise de parte de uma unidade do livro Português Linguagens, de William Cereja e Thereza Cochar Magalhães, como também relacionar tal abordagem com as práticas de leitura e escrita da língua materna. Para isso, adotamos a perspectiva sociointeracionista de linguagem com base em Bakhtin (2003); considerações linguísticas e discursivas com Fiorin (2002) e Orlandi (2012); Pfeiffer (2003) e Serrani (2005) para a discussão sobre leitura, escrita e ensino de língua. Ademais, apresentamos algumas proposições de Marinho e Pinheiro (2012) em relação ao trabalho com o cordel em sala de aula e o estudo crítico realizado por Luciano (2012) sobre essa literatura. Por fim, observamos como o cordel ainda ocupa um lugar secundário no livro didático analisado, o que pode apontar para uma desvalorização dessa literatura e também de nossa cultura no ensino de Língua Portuguesa. Palavras-chave: Cordel. Sala de aula. Livro didático.The present work aims to reflect on the space reserved to the cordel literature in textbooks by analysing part of a unit from the book Português Linguagens, by William Cereja and Thereza Cochar Magalhães, relating such an approach to reading and writing practices. For this, we adopted the socio-interactionist perspective of language based on Bakhtin (2003); linguistics and discursives considerations of Fiorin (2002) and Orlandi (2012); Pfeiffer (2003) and Serrani (2005) about reading, writing and language teaching. In addition, some of the propositions of Marinho and Pinheiro (2012) are presented on the work of cordel literature in the classroom and a critical study by Luciano (2012) about this literature. Finally, we observed how the cordel literature is placed in a secondary role in the analyzed textbook, thus pointing to a devaluation of this literature and its culture in the teaching of Portuguese Language. Keywords: Cordel literature. Classroom environment. Textbook.Carlos Magno Santos2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1148710.47250/intrell.v31i1.11487Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 59-72Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 59-72Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 59-721980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11487/8739Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessMariano, Márcia Regina Curado Pereirados Santos, Francisca Amanda2023-08-04T15:03:26Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11487Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2023-08-04T15:03:26Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS O LUGAR DO CORDEL NO LIVRO DIDÁTICO: REFLEXÕES E ANÁLISE |
title |
THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS |
spellingShingle |
THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS Mariano, Márcia Regina Curado Pereira |
title_short |
THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS |
title_full |
THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS |
title_fullStr |
THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS |
title_full_unstemmed |
THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS |
title_sort |
THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS |
author |
Mariano, Márcia Regina Curado Pereira |
author_facet |
Mariano, Márcia Regina Curado Pereira dos Santos, Francisca Amanda |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Francisca Amanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariano, Márcia Regina Curado Pereira dos Santos, Francisca Amanda |
description |
O presente trabalho objetiva refletir sobre o espaço destinado à literatura de cordel no livro didático, a partir da análise de parte de uma unidade do livro Português Linguagens, de William Cereja e Thereza Cochar Magalhães, como também relacionar tal abordagem com as práticas de leitura e escrita da língua materna. Para isso, adotamos a perspectiva sociointeracionista de linguagem com base em Bakhtin (2003); considerações linguísticas e discursivas com Fiorin (2002) e Orlandi (2012); Pfeiffer (2003) e Serrani (2005) para a discussão sobre leitura, escrita e ensino de língua. Ademais, apresentamos algumas proposições de Marinho e Pinheiro (2012) em relação ao trabalho com o cordel em sala de aula e o estudo crítico realizado por Luciano (2012) sobre essa literatura. Por fim, observamos como o cordel ainda ocupa um lugar secundário no livro didático analisado, o que pode apontar para uma desvalorização dessa literatura e também de nossa cultura no ensino de Língua Portuguesa. Palavras-chave: Cordel. Sala de aula. Livro didático. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11487 10.47250/intrell.v31i1.11487 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11487 |
identifier_str_mv |
10.47250/intrell.v31i1.11487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11487/8739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 59-72 Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 59-72 Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 31: Ano XIV - jan-jun de 2019 | Dossiês temáticos 1 e 2; 59-72 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876869074944 |