MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6864 |
Resumo: | A presente pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar o tratamento dado à leitura de gêneros discursivos digitais, em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2014, nos anos finais do Ensino Fundamental. Como referencial teórico nos pautamos nas questões dos Letramentos e da Tecnologia Digital e estabelecemos categorias de análise a partir das atividades de leitura propostas nos LDLP. O impacto das novas tecnologias na linguagem ocasionou transformações na leitura entendida na sua forma tradicional. Diante disso, os alunos demandam da escola, na figura dos professores, uma participação ativa no meio digital, pois o surgimento de textos híbridos, que associam imagens, ícones e sons, demonstra que as práticas de leitura são outras. Os resultados da pesquisa apontam para uma didatização equivocada do gênero discursivo digital pelo LDLP, diante da presença de atividades relacionadas à leitura de textos multimodais digitais. |
id |
UFS-10_7d32d7808ad89d5838b92684457b6945 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6864 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITALA presente pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar o tratamento dado à leitura de gêneros discursivos digitais, em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2014, nos anos finais do Ensino Fundamental. Como referencial teórico nos pautamos nas questões dos Letramentos e da Tecnologia Digital e estabelecemos categorias de análise a partir das atividades de leitura propostas nos LDLP. O impacto das novas tecnologias na linguagem ocasionou transformações na leitura entendida na sua forma tradicional. Diante disso, os alunos demandam da escola, na figura dos professores, uma participação ativa no meio digital, pois o surgimento de textos híbridos, que associam imagens, ícones e sons, demonstra que as práticas de leitura são outras. Os resultados da pesquisa apontam para uma didatização equivocada do gênero discursivo digital pelo LDLP, diante da presença de atividades relacionadas à leitura de textos multimodais digitais.Carlos Magno Santos2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6864Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6864/5552Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Vera Lucy Borba de CastroCaiado, Roberta Varginha Ramos2017-08-04T02:01:20Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6864Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-08-04T02:01:20Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL |
title |
MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL |
spellingShingle |
MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL Bezerra, Vera Lucy Borba de Castro |
title_short |
MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL |
title_full |
MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL |
title_fullStr |
MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL |
title_full_unstemmed |
MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL |
title_sort |
MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL |
author |
Bezerra, Vera Lucy Borba de Castro |
author_facet |
Bezerra, Vera Lucy Borba de Castro Caiado, Roberta Varginha Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Caiado, Roberta Varginha Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Vera Lucy Borba de Castro Caiado, Roberta Varginha Ramos |
description |
A presente pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar o tratamento dado à leitura de gêneros discursivos digitais, em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2014, nos anos finais do Ensino Fundamental. Como referencial teórico nos pautamos nas questões dos Letramentos e da Tecnologia Digital e estabelecemos categorias de análise a partir das atividades de leitura propostas nos LDLP. O impacto das novas tecnologias na linguagem ocasionou transformações na leitura entendida na sua forma tradicional. Diante disso, os alunos demandam da escola, na figura dos professores, uma participação ativa no meio digital, pois o surgimento de textos híbridos, que associam imagens, ícones e sons, demonstra que as práticas de leitura são outras. Os resultados da pesquisa apontam para uma didatização equivocada do gênero discursivo digital pelo LDLP, diante da presença de atividades relacionadas à leitura de textos multimodais digitais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6864 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6864/5552 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876817694720 |