MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Vera Lucy Borba de Castro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6864
Resumo: A presente pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar o tratamento dado à leitura de gêneros discursivos digitais, em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2014, nos anos finais do Ensino Fundamental. Como referencial teórico nos pautamos nas questões dos Letramentos e da Tecnologia Digital e estabelecemos categorias de análise a partir das atividades de leitura propostas nos LDLP. O impacto das novas tecnologias na linguagem ocasionou transformações na leitura entendida na sua forma tradicional.  Diante disso, os alunos demandam da escola, na figura dos professores, uma participação ativa no meio digital, pois o surgimento de textos híbridos, que associam imagens, ícones e sons, demonstra que as práticas de leitura são outras. Os resultados da pesquisa apontam para uma didatização equivocada do gênero discursivo digital pelo LDLP, diante da presença de atividades relacionadas à leitura de textos multimodais digitais.
id UFS-10_7d32d7808ad89d5838b92684457b6945
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6864
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITALA presente pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar o tratamento dado à leitura de gêneros discursivos digitais, em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2014, nos anos finais do Ensino Fundamental. Como referencial teórico nos pautamos nas questões dos Letramentos e da Tecnologia Digital e estabelecemos categorias de análise a partir das atividades de leitura propostas nos LDLP. O impacto das novas tecnologias na linguagem ocasionou transformações na leitura entendida na sua forma tradicional.  Diante disso, os alunos demandam da escola, na figura dos professores, uma participação ativa no meio digital, pois o surgimento de textos híbridos, que associam imagens, ícones e sons, demonstra que as práticas de leitura são outras. Os resultados da pesquisa apontam para uma didatização equivocada do gênero discursivo digital pelo LDLP, diante da presença de atividades relacionadas à leitura de textos multimodais digitais.Carlos Magno Santos2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6864Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6864/5552Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Vera Lucy Borba de CastroCaiado, Roberta Varginha Ramos2017-08-04T02:01:20Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6864Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-08-04T02:01:20Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL
title MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL
spellingShingle MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL
Bezerra, Vera Lucy Borba de Castro
title_short MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL
title_full MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL
title_fullStr MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL
title_full_unstemmed MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL
title_sort MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL
author Bezerra, Vera Lucy Borba de Castro
author_facet Bezerra, Vera Lucy Borba de Castro
Caiado, Roberta Varginha Ramos
author_role author
author2 Caiado, Roberta Varginha Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Vera Lucy Borba de Castro
Caiado, Roberta Varginha Ramos
description A presente pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar o tratamento dado à leitura de gêneros discursivos digitais, em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2014, nos anos finais do Ensino Fundamental. Como referencial teórico nos pautamos nas questões dos Letramentos e da Tecnologia Digital e estabelecemos categorias de análise a partir das atividades de leitura propostas nos LDLP. O impacto das novas tecnologias na linguagem ocasionou transformações na leitura entendida na sua forma tradicional.  Diante disso, os alunos demandam da escola, na figura dos professores, uma participação ativa no meio digital, pois o surgimento de textos híbridos, que associam imagens, ícones e sons, demonstra que as práticas de leitura são outras. Os resultados da pesquisa apontam para uma didatização equivocada do gênero discursivo digital pelo LDLP, diante da presença de atividades relacionadas à leitura de textos multimodais digitais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6864
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6864/5552
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876817694720