A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1244 |
Resumo: | As histórias em quadrinhos (HQs) ainda é um tipo de gênero pouco explorado em sala de aula, embora tenha um considerável valor discursivo, em vista da diversidade de temas que abordam. Apesar de já serem aceitas como objeto de leitura dentro e fora das escolas, as HQs ainda não foram de fato incorporadas ao elenco de textos com que a escola trabalha, por caracterizá-lo como um gênero de baixa qualidade textual. Diante disso, destacamos algumas considerações sobre as contribuições que esse tipo de gênero pode oferecer no contexto escolar, quando trabalhado adequadamente. Para isso, buscamos orientação teórica de alguns estudiosos ligados basicamente ao campo da linguística e do ensino. Metodologicamente, discutimos conceitos teóricos e práticos de gênero textual. Para aplicação e comprovação das teorias, utilizamos oito livros didáticos de português do 6º ano fundamental. O estudo desse corpus apontou uma deficiência na forma de se trabalhar as HQs nas escolas. |
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A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULAAs histórias em quadrinhos (HQs) ainda é um tipo de gênero pouco explorado em sala de aula, embora tenha um considerável valor discursivo, em vista da diversidade de temas que abordam. Apesar de já serem aceitas como objeto de leitura dentro e fora das escolas, as HQs ainda não foram de fato incorporadas ao elenco de textos com que a escola trabalha, por caracterizá-lo como um gênero de baixa qualidade textual. Diante disso, destacamos algumas considerações sobre as contribuições que esse tipo de gênero pode oferecer no contexto escolar, quando trabalhado adequadamente. Para isso, buscamos orientação teórica de alguns estudiosos ligados basicamente ao campo da linguística e do ensino. Metodologicamente, discutimos conceitos teóricos e práticos de gênero textual. Para aplicação e comprovação das teorias, utilizamos oito livros didáticos de português do 6º ano fundamental. O estudo desse corpus apontou uma deficiência na forma de se trabalhar as HQs nas escolas.Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1244Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e SociedadeInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e SociedadeInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e Sociedade1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1244/1080Almeida, KatianaPaixão, MeiryeleMitma, Simoneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-26T17:37:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1244Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-26T17:37:16Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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