Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio, Juliana Mara Antonio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Massaê Kataoka, Adriana, Neumann, Patricia Neumann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14636
Resumo: Considerando-se o contexto de elevada degradação socioambiental, a Educação Ambiental (EA), sob a perspectiva da Complexidade, de Edgar Morin, fornece subsídios teórico-práticos de compreensão e enfrentamento dos problemas atuais, com notável complexidade. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar um comparativo entre a percepção anterior e posterior ao Curso de Formação Continuada em Educação Ambiental, sob a perspectiva da Complexidade, dos professores participantes, em relação à EA. Buscou-se, também, avaliar o curso como um todo, bem como os limites e as potencialidades da metodologia utilizada. Para isso, foram utilizados dois questionários, com questões abertas, sendo que um foi aplicado antes do curso e o outro após. Para a análise do questionário, optou-se pela teoria da Análise do Discurso, de corrente francesa, segundo Orlandi (2015). Percebeu-se que as concepções conservadora e pragmática, de início, predominaram, mas que, no decorrer do processo, houve a ampliação dessas visões, especialmente acerca dos Sete Saberes conectados à EA.
id UFS-11_3fe9a2b205d4090ba7c2c9f6f5e45831
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14636
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad Teachers' perceptions of Environmental Education: an analysis based on Complexity As percepções de docentes acerca da Educação Ambiental: uma análise a partir da Complexidade ComplexidadeEducação AmbientalFormação ContinuadaComplexityEnvironmental EducationContinuing EducationComplejidadEducación AmbientalEducación ContinuaComplexitéÉducation environnementaleFormation continueConsiderando-se o contexto de elevada degradação socioambiental, a Educação Ambiental (EA), sob a perspectiva da Complexidade, de Edgar Morin, fornece subsídios teórico-práticos de compreensão e enfrentamento dos problemas atuais, com notável complexidade. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar um comparativo entre a percepção anterior e posterior ao Curso de Formação Continuada em Educação Ambiental, sob a perspectiva da Complexidade, dos professores participantes, em relação à EA. Buscou-se, também, avaliar o curso como um todo, bem como os limites e as potencialidades da metodologia utilizada. Para isso, foram utilizados dois questionários, com questões abertas, sendo que um foi aplicado antes do curso e o outro após. Para a análise do questionário, optou-se pela teoria da Análise do Discurso, de corrente francesa, segundo Orlandi (2015). Percebeu-se que as concepções conservadora e pragmática, de início, predominaram, mas que, no decorrer do processo, houve a ampliação dessas visões, especialmente acerca dos Sete Saberes conectados à EA.Given the current context of high socio-environmental degradation, Environmental Education (EA) from the perspective of Edgar Morin's Complexity provides theoretical and practical support to understand and address current problems of remarkable complexity. Therefore, the article aims to present a comparison between before and after the Continuing Education Course in Environmental Education from the Perspective of Complexity on Teachers' Perceptions of EA. We also seek to evaluate the course as a whole and the limits and potentials of the methodology used. To do this, two questionnaires were used, with open questions, one before the course and one after, as analysis of the questionnaire, we opted for the analysis of the speech according to Orlandi (2015). We realized that conservative and pragmatic conceptions, at first, prevailed and, in the course of the process, there was expansion of these visions, especially on the Seven Knowledge related to EA.Dado el contexto actual de alta degradación socioambiental, la Educación Ambiental (EA) desde la perspectiva de la Complejidad de Edgar Morin proporciona apoyo teórico y práctico para entender y hacer frente a los problemas actuales de notable complejidad. Por lo tanto, el artículo tiene como objetivo presentar una comparación entre el antes y el después del Curso de Educación Continua en Educación Ambiental desde la Perspectiva de complejidad sobre las percepciones de los profesores sobre EA. También buscamos evaluar el curso en su conjunto y los límites y potencialidades de la metodología utilizada. Para ello, se utilizaron dos cuestionarios, con preguntas abiertas, uno antes del curso y otro después, como análisis del cuestionario, optamos por el análisis del discurso según Orlandi (2015). Nos dimos cuenta de que las concepciones conservadoras y pragmáticas, al principio, predominaron y, en el curso del proceso, hubo expansión de estas visiones, especialmente sobre los Siete Conocimientos relacionados con EA.Universidade Federal de Sergipe2020-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1463610.47401/revisea.v7i2.14636Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-212359-499310.47401/revisea.v7i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14636/11247Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntonio, Juliana Mara AntonioMassaê Kataoka, Adriana Neumann, Patricia Neumann2021-11-11T19:10:50Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14636Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:10:50Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad
Teachers' perceptions of Environmental Education: an analysis based on Complexity
As percepções de docentes acerca da Educação Ambiental: uma análise a partir da Complexidade
title Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad
spellingShingle Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad
Antonio, Juliana Mara Antonio
Complexidade
Educação Ambiental
Formação Continuada
Complexity
Environmental Education
Continuing Education
Complejidad
Educación Ambiental
Educación Continua
Complexité
Éducation environnementale
Formation continue
title_short Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad
title_full Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad
title_fullStr Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad
title_full_unstemmed Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad
title_sort Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad
author Antonio, Juliana Mara Antonio
author_facet Antonio, Juliana Mara Antonio
Massaê Kataoka, Adriana
Neumann, Patricia Neumann
author_role author
author2 Massaê Kataoka, Adriana
Neumann, Patricia Neumann
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonio, Juliana Mara Antonio
Massaê Kataoka, Adriana
Neumann, Patricia Neumann
dc.subject.por.fl_str_mv Complexidade
Educação Ambiental
Formação Continuada
Complexity
Environmental Education
Continuing Education
Complejidad
Educación Ambiental
Educación Continua
Complexité
Éducation environnementale
Formation continue
topic Complexidade
Educação Ambiental
Formação Continuada
Complexity
Environmental Education
Continuing Education
Complejidad
Educación Ambiental
Educación Continua
Complexité
Éducation environnementale
Formation continue
description Considerando-se o contexto de elevada degradação socioambiental, a Educação Ambiental (EA), sob a perspectiva da Complexidade, de Edgar Morin, fornece subsídios teórico-práticos de compreensão e enfrentamento dos problemas atuais, com notável complexidade. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar um comparativo entre a percepção anterior e posterior ao Curso de Formação Continuada em Educação Ambiental, sob a perspectiva da Complexidade, dos professores participantes, em relação à EA. Buscou-se, também, avaliar o curso como um todo, bem como os limites e as potencialidades da metodologia utilizada. Para isso, foram utilizados dois questionários, com questões abertas, sendo que um foi aplicado antes do curso e o outro após. Para a análise do questionário, optou-se pela teoria da Análise do Discurso, de corrente francesa, segundo Orlandi (2015). Percebeu-se que as concepções conservadora e pragmática, de início, predominaram, mas que, no decorrer do processo, houve a ampliação dessas visões, especialmente acerca dos Sete Saberes conectados à EA.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14636
10.47401/revisea.v7i2.14636
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14636
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v7i2.14636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14636/11247
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21
2359-4993
10.47401/revisea.v7i2
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213703737344