Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14636 |
Resumo: | Considerando-se o contexto de elevada degradação socioambiental, a Educação Ambiental (EA), sob a perspectiva da Complexidade, de Edgar Morin, fornece subsídios teórico-práticos de compreensão e enfrentamento dos problemas atuais, com notável complexidade. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar um comparativo entre a percepção anterior e posterior ao Curso de Formação Continuada em Educação Ambiental, sob a perspectiva da Complexidade, dos professores participantes, em relação à EA. Buscou-se, também, avaliar o curso como um todo, bem como os limites e as potencialidades da metodologia utilizada. Para isso, foram utilizados dois questionários, com questões abertas, sendo que um foi aplicado antes do curso e o outro após. Para a análise do questionário, optou-se pela teoria da Análise do Discurso, de corrente francesa, segundo Orlandi (2015). Percebeu-se que as concepções conservadora e pragmática, de início, predominaram, mas que, no decorrer do processo, houve a ampliação dessas visões, especialmente acerca dos Sete Saberes conectados à EA. |
id |
UFS-11_3fe9a2b205d4090ba7c2c9f6f5e45831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14636 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad Teachers' perceptions of Environmental Education: an analysis based on Complexity As percepções de docentes acerca da Educação Ambiental: uma análise a partir da Complexidade ComplexidadeEducação AmbientalFormação ContinuadaComplexityEnvironmental EducationContinuing EducationComplejidadEducación AmbientalEducación ContinuaComplexitéÉducation environnementaleFormation continueConsiderando-se o contexto de elevada degradação socioambiental, a Educação Ambiental (EA), sob a perspectiva da Complexidade, de Edgar Morin, fornece subsídios teórico-práticos de compreensão e enfrentamento dos problemas atuais, com notável complexidade. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar um comparativo entre a percepção anterior e posterior ao Curso de Formação Continuada em Educação Ambiental, sob a perspectiva da Complexidade, dos professores participantes, em relação à EA. Buscou-se, também, avaliar o curso como um todo, bem como os limites e as potencialidades da metodologia utilizada. Para isso, foram utilizados dois questionários, com questões abertas, sendo que um foi aplicado antes do curso e o outro após. Para a análise do questionário, optou-se pela teoria da Análise do Discurso, de corrente francesa, segundo Orlandi (2015). Percebeu-se que as concepções conservadora e pragmática, de início, predominaram, mas que, no decorrer do processo, houve a ampliação dessas visões, especialmente acerca dos Sete Saberes conectados à EA.Given the current context of high socio-environmental degradation, Environmental Education (EA) from the perspective of Edgar Morin's Complexity provides theoretical and practical support to understand and address current problems of remarkable complexity. Therefore, the article aims to present a comparison between before and after the Continuing Education Course in Environmental Education from the Perspective of Complexity on Teachers' Perceptions of EA. We also seek to evaluate the course as a whole and the limits and potentials of the methodology used. To do this, two questionnaires were used, with open questions, one before the course and one after, as analysis of the questionnaire, we opted for the analysis of the speech according to Orlandi (2015). We realized that conservative and pragmatic conceptions, at first, prevailed and, in the course of the process, there was expansion of these visions, especially on the Seven Knowledge related to EA.Dado el contexto actual de alta degradación socioambiental, la Educación Ambiental (EA) desde la perspectiva de la Complejidad de Edgar Morin proporciona apoyo teórico y práctico para entender y hacer frente a los problemas actuales de notable complejidad. Por lo tanto, el artículo tiene como objetivo presentar una comparación entre el antes y el después del Curso de Educación Continua en Educación Ambiental desde la Perspectiva de complejidad sobre las percepciones de los profesores sobre EA. También buscamos evaluar el curso en su conjunto y los límites y potencialidades de la metodología utilizada. Para ello, se utilizaron dos cuestionarios, con preguntas abiertas, uno antes del curso y otro después, como análisis del cuestionario, optamos por el análisis del discurso según Orlandi (2015). Nos dimos cuenta de que las concepciones conservadoras y pragmáticas, al principio, predominaron y, en el curso del proceso, hubo expansión de estas visiones, especialmente sobre los Siete Conocimientos relacionados con EA.Universidade Federal de Sergipe2020-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1463610.47401/revisea.v7i2.14636Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-212359-499310.47401/revisea.v7i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14636/11247Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntonio, Juliana Mara AntonioMassaê Kataoka, Adriana Neumann, Patricia Neumann2021-11-11T19:10:50Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14636Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:10:50Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad Teachers' perceptions of Environmental Education: an analysis based on Complexity As percepções de docentes acerca da Educação Ambiental: uma análise a partir da Complexidade |
title |
Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad |
spellingShingle |
Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad Antonio, Juliana Mara Antonio Complexidade Educação Ambiental Formação Continuada Complexity Environmental Education Continuing Education Complejidad Educación Ambiental Educación Continua Complexité Éducation environnementale Formation continue |
title_short |
Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad |
title_full |
Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad |
title_fullStr |
Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad |
title_full_unstemmed |
Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad |
title_sort |
Las percepciones de los docentes sobre la Educación Ambiental: un análisis a partir de la Complejidad |
author |
Antonio, Juliana Mara Antonio |
author_facet |
Antonio, Juliana Mara Antonio Massaê Kataoka, Adriana Neumann, Patricia Neumann |
author_role |
author |
author2 |
Massaê Kataoka, Adriana Neumann, Patricia Neumann |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonio, Juliana Mara Antonio Massaê Kataoka, Adriana Neumann, Patricia Neumann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Complexidade Educação Ambiental Formação Continuada Complexity Environmental Education Continuing Education Complejidad Educación Ambiental Educación Continua Complexité Éducation environnementale Formation continue |
topic |
Complexidade Educação Ambiental Formação Continuada Complexity Environmental Education Continuing Education Complejidad Educación Ambiental Educación Continua Complexité Éducation environnementale Formation continue |
description |
Considerando-se o contexto de elevada degradação socioambiental, a Educação Ambiental (EA), sob a perspectiva da Complexidade, de Edgar Morin, fornece subsídios teórico-práticos de compreensão e enfrentamento dos problemas atuais, com notável complexidade. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar um comparativo entre a percepção anterior e posterior ao Curso de Formação Continuada em Educação Ambiental, sob a perspectiva da Complexidade, dos professores participantes, em relação à EA. Buscou-se, também, avaliar o curso como um todo, bem como os limites e as potencialidades da metodologia utilizada. Para isso, foram utilizados dois questionários, com questões abertas, sendo que um foi aplicado antes do curso e o outro após. Para a análise do questionário, optou-se pela teoria da Análise do Discurso, de corrente francesa, segundo Orlandi (2015). Percebeu-se que as concepções conservadora e pragmática, de início, predominaram, mas que, no decorrer do processo, houve a ampliação dessas visões, especialmente acerca dos Sete Saberes conectados à EA. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14636 10.47401/revisea.v7i2.14636 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14636 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v7i2.14636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14636/11247 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21 2359-4993 10.47401/revisea.v7i2 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213703737344 |