Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Suellen Jane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Poletto, Rodrigo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14685
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender como os professores do Ensino Fundamental I abordam a Educação Ambiental com seus alunos. Esta pesquisa foi realizada em duas escolas municipais de São Sebastião da Amoreira-PR, sendo que, para coleta de dados, utilizamos questionários diagnósticos, os quais foram aplicados aos professores de forma individual. As informações obtidas deste instrumento de coleta foi o corpus da pesquisa e para analisá-las, apoiamo-nos na Análise Textual Discursiva. Após a análise dos dados, os resultados evidenciaram que os professores abordam essa temática somente em datas simbólicas ou de forma pontual, bem como se utilizam de exemplos distantes da realidade do aluno e ineficazes para mudar o comportamento do estudante e melhorar as condições em seu entorno.
id UFS-11_b6520a0cf624b8c467902dcf50c74d09
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14685
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PRA Educação Ambiental e seus Desafios: um olhar acerca das escolas municipais de São Sebastião da Amoreira – PRLa Educación Ambiental y sus Desafíos: una mirada a las escuelas municipales de São Sebastião da Amoreira - PREducação Ambiental Formal. Processo de Ensino. Prática Docente.Formal Environmental Education. Teaching Process. Teaching PracticeEducación ambiental formal. Proceso de enseñanza. Práctica docente.O objetivo deste trabalho é compreender como os professores do Ensino Fundamental I abordam a Educação Ambiental com seus alunos. Esta pesquisa foi realizada em duas escolas municipais de São Sebastião da Amoreira-PR, sendo que, para coleta de dados, utilizamos questionários diagnósticos, os quais foram aplicados aos professores de forma individual. As informações obtidas deste instrumento de coleta foi o corpus da pesquisa e para analisá-las, apoiamo-nos na Análise Textual Discursiva. Após a análise dos dados, os resultados evidenciaram que os professores abordam essa temática somente em datas simbólicas ou de forma pontual, bem como se utilizam de exemplos distantes da realidade do aluno e ineficazes para mudar o comportamento do estudante e melhorar as condições em seu entorno.The objective of this work is to understand how Elementary School teachers approach Environmental Education with their students. This research was carried out in two municipal schools in São Sebastião da Amoreira-PR, and, for data collection, we used diagnostic questionnaires, which were applied to teachers individually. The information obtained from this collection instrument was the corpus of the research and to analyze it, we rely on the Discursive Textual Analysis. After analyzing the data, the results showed that teachers only approach this topic on symbolic dates or in a timely manner, as well as using examples that are distant from the student's reality and ineffective in changing the student's behavior and improving the conditions around them.El objetivo de este trabajo es comprender cómo los docentes de Primaria abordan la Educación Ambiental con sus alumnos. Esta investigación se llevó a cabo en dos escuelas municipales de São Sebastião da Amoreira-PR y, para la recolección de datos, se utilizaron cuestionarios de diagnóstico, que se aplicaron a los docentes de manera individual. La información obtenida de este instrumento de recolección fue el corpus de la investigación y para analizarla nos apoyamos en el Análisis Textual Discursivo. Luego de analizar los datos, los resultados mostraron que los docentes solo abordan este tema en fechas simbólicas o de manera oportuna, además de utilizar ejemplos alejados de la realidad del alumno e ineficaces para cambiar el comportamiento del alumno y mejorar las condiciones a su alrededor.Universidade Federal de Sergipe2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1468510.47401/revisea.v7i2.14685Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-182359-499310.47401/revisea.v7i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14685/11273Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Suellen JanePoletto, Rodrigo de2021-11-11T19:10:26Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14685Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:10:26Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR
A Educação Ambiental e seus Desafios: um olhar acerca das escolas municipais de São Sebastião da Amoreira – PR
La Educación Ambiental y sus Desafíos: una mirada a las escuelas municipales de São Sebastião da Amoreira - PR
title Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR
spellingShingle Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR
Correia, Suellen Jane
Educação Ambiental Formal. Processo de Ensino. Prática Docente.
Formal Environmental Education. Teaching Process. Teaching Practice
Educación ambiental formal. Proceso de enseñanza. Práctica docente.
title_short Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR
title_full Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR
title_fullStr Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR
title_full_unstemmed Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR
title_sort Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR
author Correia, Suellen Jane
author_facet Correia, Suellen Jane
Poletto, Rodrigo de
author_role author
author2 Poletto, Rodrigo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Suellen Jane
Poletto, Rodrigo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental Formal. Processo de Ensino. Prática Docente.
Formal Environmental Education. Teaching Process. Teaching Practice
Educación ambiental formal. Proceso de enseñanza. Práctica docente.
topic Educação Ambiental Formal. Processo de Ensino. Prática Docente.
Formal Environmental Education. Teaching Process. Teaching Practice
Educación ambiental formal. Proceso de enseñanza. Práctica docente.
description O objetivo deste trabalho é compreender como os professores do Ensino Fundamental I abordam a Educação Ambiental com seus alunos. Esta pesquisa foi realizada em duas escolas municipais de São Sebastião da Amoreira-PR, sendo que, para coleta de dados, utilizamos questionários diagnósticos, os quais foram aplicados aos professores de forma individual. As informações obtidas deste instrumento de coleta foi o corpus da pesquisa e para analisá-las, apoiamo-nos na Análise Textual Discursiva. Após a análise dos dados, os resultados evidenciaram que os professores abordam essa temática somente em datas simbólicas ou de forma pontual, bem como se utilizam de exemplos distantes da realidade do aluno e ineficazes para mudar o comportamento do estudante e melhorar as condições em seu entorno.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14685
10.47401/revisea.v7i2.14685
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14685
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v7i2.14685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14685/11273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18
2359-4993
10.47401/revisea.v7i2
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213710028800