Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14685 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é compreender como os professores do Ensino Fundamental I abordam a Educação Ambiental com seus alunos. Esta pesquisa foi realizada em duas escolas municipais de São Sebastião da Amoreira-PR, sendo que, para coleta de dados, utilizamos questionários diagnósticos, os quais foram aplicados aos professores de forma individual. As informações obtidas deste instrumento de coleta foi o corpus da pesquisa e para analisá-las, apoiamo-nos na Análise Textual Discursiva. Após a análise dos dados, os resultados evidenciaram que os professores abordam essa temática somente em datas simbólicas ou de forma pontual, bem como se utilizam de exemplos distantes da realidade do aluno e ineficazes para mudar o comportamento do estudante e melhorar as condições em seu entorno. |
id |
UFS-11_b6520a0cf624b8c467902dcf50c74d09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14685 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PRA Educação Ambiental e seus Desafios: um olhar acerca das escolas municipais de São Sebastião da Amoreira – PRLa Educación Ambiental y sus Desafíos: una mirada a las escuelas municipales de São Sebastião da Amoreira - PREducação Ambiental Formal. Processo de Ensino. Prática Docente.Formal Environmental Education. Teaching Process. Teaching PracticeEducación ambiental formal. Proceso de enseñanza. Práctica docente.O objetivo deste trabalho é compreender como os professores do Ensino Fundamental I abordam a Educação Ambiental com seus alunos. Esta pesquisa foi realizada em duas escolas municipais de São Sebastião da Amoreira-PR, sendo que, para coleta de dados, utilizamos questionários diagnósticos, os quais foram aplicados aos professores de forma individual. As informações obtidas deste instrumento de coleta foi o corpus da pesquisa e para analisá-las, apoiamo-nos na Análise Textual Discursiva. Após a análise dos dados, os resultados evidenciaram que os professores abordam essa temática somente em datas simbólicas ou de forma pontual, bem como se utilizam de exemplos distantes da realidade do aluno e ineficazes para mudar o comportamento do estudante e melhorar as condições em seu entorno.The objective of this work is to understand how Elementary School teachers approach Environmental Education with their students. This research was carried out in two municipal schools in São Sebastião da Amoreira-PR, and, for data collection, we used diagnostic questionnaires, which were applied to teachers individually. The information obtained from this collection instrument was the corpus of the research and to analyze it, we rely on the Discursive Textual Analysis. After analyzing the data, the results showed that teachers only approach this topic on symbolic dates or in a timely manner, as well as using examples that are distant from the student's reality and ineffective in changing the student's behavior and improving the conditions around them.El objetivo de este trabajo es comprender cómo los docentes de Primaria abordan la Educación Ambiental con sus alumnos. Esta investigación se llevó a cabo en dos escuelas municipales de São Sebastião da Amoreira-PR y, para la recolección de datos, se utilizaron cuestionarios de diagnóstico, que se aplicaron a los docentes de manera individual. La información obtenida de este instrumento de recolección fue el corpus de la investigación y para analizarla nos apoyamos en el Análisis Textual Discursivo. Luego de analizar los datos, los resultados mostraron que los docentes solo abordan este tema en fechas simbólicas o de manera oportuna, además de utilizar ejemplos alejados de la realidad del alumno e ineficaces para cambiar el comportamiento del alumno y mejorar las condiciones a su alrededor.Universidade Federal de Sergipe2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1468510.47401/revisea.v7i2.14685Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-182359-499310.47401/revisea.v7i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14685/11273Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Suellen JanePoletto, Rodrigo de2021-11-11T19:10:26Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14685Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:10:26Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR A Educação Ambiental e seus Desafios: um olhar acerca das escolas municipais de São Sebastião da Amoreira – PR La Educación Ambiental y sus Desafíos: una mirada a las escuelas municipales de São Sebastião da Amoreira - PR |
title |
Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR |
spellingShingle |
Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR Correia, Suellen Jane Educação Ambiental Formal. Processo de Ensino. Prática Docente. Formal Environmental Education. Teaching Process. Teaching Practice Educación ambiental formal. Proceso de enseñanza. Práctica docente. |
title_short |
Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR |
title_full |
Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR |
title_fullStr |
Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR |
title_full_unstemmed |
Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR |
title_sort |
Environmental Education and its Challenges: a look at municipal schools in São Sebastião da Amoreira – PR |
author |
Correia, Suellen Jane |
author_facet |
Correia, Suellen Jane Poletto, Rodrigo de |
author_role |
author |
author2 |
Poletto, Rodrigo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Suellen Jane Poletto, Rodrigo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Formal. Processo de Ensino. Prática Docente. Formal Environmental Education. Teaching Process. Teaching Practice Educación ambiental formal. Proceso de enseñanza. Práctica docente. |
topic |
Educação Ambiental Formal. Processo de Ensino. Prática Docente. Formal Environmental Education. Teaching Process. Teaching Practice Educación ambiental formal. Proceso de enseñanza. Práctica docente. |
description |
O objetivo deste trabalho é compreender como os professores do Ensino Fundamental I abordam a Educação Ambiental com seus alunos. Esta pesquisa foi realizada em duas escolas municipais de São Sebastião da Amoreira-PR, sendo que, para coleta de dados, utilizamos questionários diagnósticos, os quais foram aplicados aos professores de forma individual. As informações obtidas deste instrumento de coleta foi o corpus da pesquisa e para analisá-las, apoiamo-nos na Análise Textual Discursiva. Após a análise dos dados, os resultados evidenciaram que os professores abordam essa temática somente em datas simbólicas ou de forma pontual, bem como se utilizam de exemplos distantes da realidade do aluno e ineficazes para mudar o comportamento do estudante e melhorar as condições em seu entorno. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14685 10.47401/revisea.v7i2.14685 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14685 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v7i2.14685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14685/11273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No 2 (2020): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18 2359-4993 10.47401/revisea.v7i2 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213710028800 |