A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Dhione Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira, Raquel Marques Carriço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8521
Resumo: This article seeks to apply the Peircean semiotic analysis on printed advertisements of different products of the brand "Seda". The research was based on the didactic-pedagogical model proposed by Lucia Santaella (2002), from three points of view presented by Peirce. Here, we also review the literature on advertising communication to conceptualize the subject matter presented.________________________________________________________________________________________________________________________________
id UFS-2_4fa690e84dfc0f177af87c5873d7b824
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/8521
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Santana, Dhione OliveiraFerreira, Raquel Marques Carriço2018-07-03T14:48:38Z2018-07-03T14:48:38Z2013SANTANA, D. O.; FERREIRA, R. M. C. A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda. Signos do Consumo, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 117-127, 2013. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/70467>. Acesso em: 03 jul. 2018.1984-5057http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8521Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)This article seeks to apply the Peircean semiotic analysis on printed advertisements of different products of the brand "Seda". The research was based on the didactic-pedagogical model proposed by Lucia Santaella (2002), from three points of view presented by Peirce. Here, we also review the literature on advertising communication to conceptualize the subject matter presented.________________________________________________________________________________________________________________________________Este artículo tiene como objetivo aplicar el análisis semiótico de Peirce de los anuncios impresos de los diferentes productos de la marca "Silk". La investigación se basó en el modelo didáctico-pedagógico propuesto por Lucia Santaella (2002), desde tres puntos de vista semiótico de Peirce presentados por el investigador para llevar a cabo el análisis. También se procedió a la revisión de la literatura sobre la comunicación publicitaria para conceptualizar el objeto del mismo.O presente artigo pretende aplicar a análise semiótica peirciana sobre os anúncios publicitários impressos de diferentes produtos da marca “Seda”. A pesquisa foi baseada no modelo didático-pedagógico proposto por Lúcia Santaella (2002), a partir dos três pontos de vista semióticos peircianos apresentados pela pesquisadora para a realização da análise. Também procedemos às revisões bibliográficas sobre a comunicação publicitária para conceituar o tema aqui tratado.porEscola de Comunicações e Artes da Universidade de São PauloRevista Signos do ConsumoSemióticaAnálise imagéticaPublicidadeAnúncio impressoSemioticsImagetic analysisAdvertisingPrinted adAnálisis de imágenesPublicidadAnuncio impresoA semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos SedaSemiotics applied to advertising: a study of different forms of advertising's cosmetics SedaSemiótica aplicada à la publicidad: un estudio sobre los diferentes anuncios de la marca de cosméticos Sedainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTSemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.txtSemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.txtExtracted texttext/plain23660https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/3/SemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.txtc34313952062163453276a71d3aa88d1MD53THUMBNAILSemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.jpgSemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1559https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/4/SemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.jpgc62da7442058b9a0c02f96e966fbda9dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALSemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdfSemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdfapplication/pdf338639https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/2/SemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf78a9801c82c1f5837a25e9ab8a0bf537MD52riufs/85212018-07-03 11:48:39.031oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-07-03T14:48:39Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Semiotics applied to advertising: a study of different forms of advertising's cosmetics Seda
dc.title.alternative.spa.fl_str_mv Semiótica aplicada à la publicidad: un estudio sobre los diferentes anuncios de la marca de cosméticos Seda
title A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda
spellingShingle A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda
Santana, Dhione Oliveira
Semiótica
Análise imagética
Publicidade
Anúncio impresso
Semiotics
Imagetic analysis
Advertising
Printed ad
Análisis de imágenes
Publicidad
Anuncio impreso
title_short A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda
title_full A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda
title_fullStr A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda
title_full_unstemmed A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda
title_sort A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda
author Santana, Dhione Oliveira
author_facet Santana, Dhione Oliveira
Ferreira, Raquel Marques Carriço
author_role author
author2 Ferreira, Raquel Marques Carriço
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Dhione Oliveira
Ferreira, Raquel Marques Carriço
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica
Análise imagética
Publicidade
Anúncio impresso
topic Semiótica
Análise imagética
Publicidade
Anúncio impresso
Semiotics
Imagetic analysis
Advertising
Printed ad
Análisis de imágenes
Publicidad
Anuncio impreso
dc.subject.eng.fl_str_mv Semiotics
Imagetic analysis
Advertising
Printed ad
dc.subject.spa.fl_str_mv Análisis de imágenes
Publicidad
Anuncio impreso
description This article seeks to apply the Peircean semiotic analysis on printed advertisements of different products of the brand "Seda". The research was based on the didactic-pedagogical model proposed by Lucia Santaella (2002), from three points of view presented by Peirce. Here, we also review the literature on advertising communication to conceptualize the subject matter presented.________________________________________________________________________________________________________________________________
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-03T14:48:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-03T14:48:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTANA, D. O.; FERREIRA, R. M. C. A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda. Signos do Consumo, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 117-127, 2013. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/70467>. Acesso em: 03 jul. 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8521
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1984-5057
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
identifier_str_mv SANTANA, D. O.; FERREIRA, R. M. C. A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda. Signos do Consumo, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 117-127, 2013. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/70467>. Acesso em: 03 jul. 2018.
1984-5057
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
url http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Signos do Consumo
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/3/SemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/4/SemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.jpg
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/1/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/2/SemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c34313952062163453276a71d3aa88d1
c62da7442058b9a0c02f96e966fbda9d
098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c
78a9801c82c1f5837a25e9ab8a0bf537
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110785334280192