A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8521 |
Resumo: | This article seeks to apply the Peircean semiotic analysis on printed advertisements of different products of the brand "Seda". The research was based on the didactic-pedagogical model proposed by Lucia Santaella (2002), from three points of view presented by Peirce. Here, we also review the literature on advertising communication to conceptualize the subject matter presented.________________________________________________________________________________________________________________________________ |
id |
UFS-2_4fa690e84dfc0f177af87c5873d7b824 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/8521 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santana, Dhione OliveiraFerreira, Raquel Marques Carriço2018-07-03T14:48:38Z2018-07-03T14:48:38Z2013SANTANA, D. O.; FERREIRA, R. M. C. A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda. Signos do Consumo, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 117-127, 2013. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/70467>. Acesso em: 03 jul. 2018.1984-5057http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8521Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)This article seeks to apply the Peircean semiotic analysis on printed advertisements of different products of the brand "Seda". The research was based on the didactic-pedagogical model proposed by Lucia Santaella (2002), from three points of view presented by Peirce. Here, we also review the literature on advertising communication to conceptualize the subject matter presented.________________________________________________________________________________________________________________________________Este artículo tiene como objetivo aplicar el análisis semiótico de Peirce de los anuncios impresos de los diferentes productos de la marca "Silk". La investigación se basó en el modelo didáctico-pedagógico propuesto por Lucia Santaella (2002), desde tres puntos de vista semiótico de Peirce presentados por el investigador para llevar a cabo el análisis. También se procedió a la revisión de la literatura sobre la comunicación publicitaria para conceptualizar el objeto del mismo.O presente artigo pretende aplicar a análise semiótica peirciana sobre os anúncios publicitários impressos de diferentes produtos da marca “Seda”. A pesquisa foi baseada no modelo didático-pedagógico proposto por Lúcia Santaella (2002), a partir dos três pontos de vista semióticos peircianos apresentados pela pesquisadora para a realização da análise. Também procedemos às revisões bibliográficas sobre a comunicação publicitária para conceituar o tema aqui tratado.porEscola de Comunicações e Artes da Universidade de São PauloRevista Signos do ConsumoSemióticaAnálise imagéticaPublicidadeAnúncio impressoSemioticsImagetic analysisAdvertisingPrinted adAnálisis de imágenesPublicidadAnuncio impresoA semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos SedaSemiotics applied to advertising: a study of different forms of advertising's cosmetics SedaSemiótica aplicada à la publicidad: un estudio sobre los diferentes anuncios de la marca de cosméticos Sedainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlereponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTSemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.txtSemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.txtExtracted texttext/plain23660https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/3/SemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.txtc34313952062163453276a71d3aa88d1MD53THUMBNAILSemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.jpgSemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1559https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/4/SemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.jpgc62da7442058b9a0c02f96e966fbda9dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALSemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdfSemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdfapplication/pdf338639https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/2/SemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf78a9801c82c1f5837a25e9ab8a0bf537MD52riufs/85212018-07-03 11:48:39.031oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-07-03T14:48:39Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Semiotics applied to advertising: a study of different forms of advertising's cosmetics Seda |
dc.title.alternative.spa.fl_str_mv |
Semiótica aplicada à la publicidad: un estudio sobre los diferentes anuncios de la marca de cosméticos Seda |
title |
A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda |
spellingShingle |
A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda Santana, Dhione Oliveira Semiótica Análise imagética Publicidade Anúncio impresso Semiotics Imagetic analysis Advertising Printed ad Análisis de imágenes Publicidad Anuncio impreso |
title_short |
A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda |
title_full |
A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda |
title_fullStr |
A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda |
title_full_unstemmed |
A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda |
title_sort |
A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda |
author |
Santana, Dhione Oliveira |
author_facet |
Santana, Dhione Oliveira Ferreira, Raquel Marques Carriço |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Raquel Marques Carriço |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Dhione Oliveira Ferreira, Raquel Marques Carriço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semiótica Análise imagética Publicidade Anúncio impresso |
topic |
Semiótica Análise imagética Publicidade Anúncio impresso Semiotics Imagetic analysis Advertising Printed ad Análisis de imágenes Publicidad Anuncio impreso |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Semiotics Imagetic analysis Advertising Printed ad |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Análisis de imágenes Publicidad Anuncio impreso |
description |
This article seeks to apply the Peircean semiotic analysis on printed advertisements of different products of the brand "Seda". The research was based on the didactic-pedagogical model proposed by Lucia Santaella (2002), from three points of view presented by Peirce. Here, we also review the literature on advertising communication to conceptualize the subject matter presented.________________________________________________________________________________________________________________________________ |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-03T14:48:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-03T14:48:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTANA, D. O.; FERREIRA, R. M. C. A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda. Signos do Consumo, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 117-127, 2013. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/70467>. Acesso em: 03 jul. 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8521 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1984-5057 |
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv |
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) |
identifier_str_mv |
SANTANA, D. O.; FERREIRA, R. M. C. A semiótica aplicada à publicidade: um estudo sobre diferentes anúncios impressos da marca de cosméticos Seda. Signos do Consumo, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 117-127, 2013. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/70467>. Acesso em: 03 jul. 2018. 1984-5057 Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) |
url |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Signos do Consumo |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/3/SemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/4/SemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/1/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8521/2/SemioticaPublicidadeCosmeticosSeda.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c34313952062163453276a71d3aa88d1 c62da7442058b9a0c02f96e966fbda9d 098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c 78a9801c82c1f5837a25e9ab8a0bf537 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110785334280192 |