Temas geradores no ensino de química : uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da rede estadual de Sergipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Antônio Hamilton dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5219
Resumo: The direct action of the student in the construction of their knowledge is much discussed by Paulo Freire who generators Theme is used as methodological strategies in the students educational process about the oppressive reality in unequal societies. This is the starting point for the knowledge building process. In this strategy, the classic content is replaced by contents extracted from the practice of life of the students, through their cultural universe research. This research, qualitative, aimed to analyze how this methodology is designed by two teachers and students of chemistry discipline in two schools in the State Network of Basic Education of Sergipe. Search results according to the educator E1 showed that students in the class who developed the lessons with generators subjects showed better performance when compared to those classes whose classes took place through a traditional method according to E2 educator. It was also possible to observe, along with the educators, the difficulties of working with this teaching methodology, especially the resistance to change in methodology and lack of time to study.
id UFS-2_c4d4fdb30c9b7fe7efff971b67778a90
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5219
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Santos, Antônio Hamilton dosMachado, Samisia Maria Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/16664906673390442017-09-26T18:15:57Z2017-09-26T18:15:57Z2015-07-02Santos, Antônio Hamilton dos. Temas geradores no ensino de química : uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da rede estadual de Sergipe. 2015. 88 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5219The direct action of the student in the construction of their knowledge is much discussed by Paulo Freire who generators Theme is used as methodological strategies in the students educational process about the oppressive reality in unequal societies. This is the starting point for the knowledge building process. In this strategy, the classic content is replaced by contents extracted from the practice of life of the students, through their cultural universe research. This research, qualitative, aimed to analyze how this methodology is designed by two teachers and students of chemistry discipline in two schools in the State Network of Basic Education of Sergipe. Search results according to the educator E1 showed that students in the class who developed the lessons with generators subjects showed better performance when compared to those classes whose classes took place through a traditional method according to E2 educator. It was also possible to observe, along with the educators, the difficulties of working with this teaching methodology, especially the resistance to change in methodology and lack of time to study.A ação direta do educando na construção de seu conhecimento é bastante discutida por Paulo Freire que se utiliza de Temas Geradores como estratégias metodológicas no processo de conscientização dos educandos sobre a realidade opressora vivida em sociedades desiguais. Isto constitui o ponto de partida para o processo de construção do conhecimento. Nesta estratégia, os conteúdos clássicos são substituídos por conteúdos extraídos da prática de vida dos educandos, através da pesquisa de seu universo cultural. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo analisar como esta metodologia é concebida por dois educadores e educandos da disciplina de Química, em duas escolas da Rede Estadual de Ensino Básico de Sergipe. Os resultados da pesquisa segundo o educador E1 mostraram que os educandos da turma que desenvolveu as aulas com temas geradores apresentaram uma melhor atuação quando comparados com aqueles de turmas cujas aulas ocorreram através de uma metodologia tradicional segundo o educador E2. Também foi possível observar, junto aos educadores, as dificuldades de se trabalhar com esta metodologia de ensino, principalmente pela resistência à mudança de metodologia e falta de tempo para estudar.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBrasilQuímicaMetodologiaTeoria do conhecimentoCiênciaTemas geradoresConcepções pedagógicasEnsino de químicaOUTROS::CIENCIASTemas geradores no ensino de química : uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da rede estadual de Sergipeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALANTONIO_HAMILTON_SANTOS.pdfapplication/pdf1038159https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5219/1/ANTONIO_HAMILTON_SANTOS.pdf41dccf9f213f57e740831ac114a360a4MD51TEXTANTONIO_HAMILTON_SANTOS.pdf.txtANTONIO_HAMILTON_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain171954https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5219/2/ANTONIO_HAMILTON_SANTOS.pdf.txt96c800029d464ce877c2df50c30af951MD52THUMBNAILANTONIO_HAMILTON_SANTOS.pdf.jpgANTONIO_HAMILTON_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1314https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5219/3/ANTONIO_HAMILTON_SANTOS.pdf.jpgaa46fb3cf592304691633191203786b7MD53riufs/52192017-11-28 17:25:48.573oai:ufs.br:riufs/5219Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:25:48Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Temas geradores no ensino de química : uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da rede estadual de Sergipe
title Temas geradores no ensino de química : uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da rede estadual de Sergipe
spellingShingle Temas geradores no ensino de química : uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da rede estadual de Sergipe
Santos, Antônio Hamilton dos
Química
Metodologia
Teoria do conhecimento
Ciência
Temas geradores
Concepções pedagógicas
Ensino de química
OUTROS::CIENCIAS
title_short Temas geradores no ensino de química : uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da rede estadual de Sergipe
title_full Temas geradores no ensino de química : uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da rede estadual de Sergipe
title_fullStr Temas geradores no ensino de química : uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da rede estadual de Sergipe
title_full_unstemmed Temas geradores no ensino de química : uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da rede estadual de Sergipe
title_sort Temas geradores no ensino de química : uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da rede estadual de Sergipe
author Santos, Antônio Hamilton dos
author_facet Santos, Antônio Hamilton dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Antônio Hamilton dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Samisia Maria Fernandes
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1666490667339044
contributor_str_mv Machado, Samisia Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Metodologia
Teoria do conhecimento
Ciência
Temas geradores
Concepções pedagógicas
Ensino de química
topic Química
Metodologia
Teoria do conhecimento
Ciência
Temas geradores
Concepções pedagógicas
Ensino de química
OUTROS::CIENCIAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv OUTROS::CIENCIAS
description The direct action of the student in the construction of their knowledge is much discussed by Paulo Freire who generators Theme is used as methodological strategies in the students educational process about the oppressive reality in unequal societies. This is the starting point for the knowledge building process. In this strategy, the classic content is replaced by contents extracted from the practice of life of the students, through their cultural universe research. This research, qualitative, aimed to analyze how this methodology is designed by two teachers and students of chemistry discipline in two schools in the State Network of Basic Education of Sergipe. Search results according to the educator E1 showed that students in the class who developed the lessons with generators subjects showed better performance when compared to those classes whose classes took place through a traditional method according to E2 educator. It was also possible to observe, along with the educators, the difficulties of working with this teaching methodology, especially the resistance to change in methodology and lack of time to study.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Antônio Hamilton dos. Temas geradores no ensino de química : uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da rede estadual de Sergipe. 2015. 88 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5219
identifier_str_mv Santos, Antônio Hamilton dos. Temas geradores no ensino de química : uma análise comparativa entre duas metodologias aplicadas ao ensino de química em duas escolas da rede estadual de Sergipe. 2015. 88 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5219/1/ANTONIO_HAMILTON_SANTOS.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5219/2/ANTONIO_HAMILTON_SANTOS.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5219/3/ANTONIO_HAMILTON_SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41dccf9f213f57e740831ac114a360a4
96c800029d464ce877c2df50c30af951
aa46fb3cf592304691633191203786b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110645757280256