O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Hellen Jaqueline
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Baruki-Fonseca, Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924
Resumo: The aim of the paper is to analyze the contributions of English language teaching towards an omnilateral human formation, under the historical-critical pedagogy perspective. The study includes discussions about the pedagogical conceptions found in education policies and a proposal of teaching strategies for the second year of elementary school. The pedagogy of competences is strongly inserted in the school education and, based on the concepts of employability and labor capacity, reinforces productivity and qualification goals. The English language teaching, enlightened by historical-critical pedagogy, has the potential to contribute to an education that goes beyond hegemonic perspectives, thus enabling the appropriation of rich and more significant knowledge in the search for human emancipation.
id UFS-3_03a7619e77c0caff1c7decb69ab27d33
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17924
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônicaEnglish language teaching and the historical-critical pedagogy: contributions to a counter-hegemonic pedagogical practiceEnseñanza del idioma inglés y pedagogía histórico-crítica: aportes a una práctica pedagógica contrahegemónicaPurposes of EducationTeaching-Learning ProcessLanguage TeachingHistorical-Critical PedagogyPropósitos de la educaciónProceso de Enseñanza-AprendizajeEnseñanza de idiomasPedagogía histórico-críticaFinalidades da EducaçãoProcesso de Ensino-AprendizagemEnsino de LínguasPedagogia Histórico-CríticaThe aim of the paper is to analyze the contributions of English language teaching towards an omnilateral human formation, under the historical-critical pedagogy perspective. The study includes discussions about the pedagogical conceptions found in education policies and a proposal of teaching strategies for the second year of elementary school. The pedagogy of competences is strongly inserted in the school education and, based on the concepts of employability and labor capacity, reinforces productivity and qualification goals. The English language teaching, enlightened by historical-critical pedagogy, has the potential to contribute to an education that goes beyond hegemonic perspectives, thus enabling the appropriation of rich and more significant knowledge in the search for human emancipation.O objetivo deste artigo é analisar as contribuições do ensino da língua inglesa para a formação humana omnilateral, sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica. O estudo inclui debates sobre as concepções pedagógicas presentes nas políticas educacionais e uma proposta de ensino para turmas de segundo ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A pedagogia das competências está fortemente inserida na educação escolar e, com base nos conceitos de empregabilidade e laborabilidade, reforça metas de produtividade e qualificação. O ensino de língua inglesa, a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica, tem o potencial de contribuir para uma formação que supere as perspectivas hegemônicas, possibilitando a apropriação de conhecimentos ricos e mais significativos na busca da emancipação humana.El objetivo de este artículo es analizar los aportes de la enseñanza del idioma inglés a la formación humana omnilateral, desde la perspectiva de la pedagogía histórico-crítica. El estudio incluye debates sobre conceptos pedagógicos presentes en las políticas educativas y una propuesta didáctica para clases de segundo año en los primeros años de la enseñanza básica. La pedagogía de las competencias está fuertemente arraigada en la educación escolar y, basada en los conceptos de empleabilidad y trabajabilidad, refuerza las metas de productividad y cualificación. La enseñanza del inglés, desde los fundamentos de la pedagogía histórico-crítica, tiene el potencial de contribuir a una formación que supere las perspectivas hegemónicas, posibilitando la apropiación de saberes ricos y más significativos en la búsqueda de la emancipación humana.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1792410.20952/revtee.v15i34.17924Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17924Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17924Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17924Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e179242358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSengporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924/12996https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924/12997https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924/14003Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Hellen JaquelineBaruki-Fonseca, Regina2023-06-08T17:35:11Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17924Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T17:35:11Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica
English language teaching and the historical-critical pedagogy: contributions to a counter-hegemonic pedagogical practice
Enseñanza del idioma inglés y pedagogía histórico-crítica: aportes a una práctica pedagógica contrahegemónica
title O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica
spellingShingle O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica
Marques, Hellen Jaqueline
Purposes of Education
Teaching-Learning Process
Language Teaching
Historical-Critical Pedagogy
Propósitos de la educación
Proceso de Enseñanza-Aprendizaje
Enseñanza de idiomas
Pedagogía histórico-crítica
Finalidades da Educação
Processo de Ensino-Aprendizagem
Ensino de Línguas
Pedagogia Histórico-Crítica
title_short O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica
title_full O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica
title_fullStr O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica
title_full_unstemmed O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica
title_sort O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica
author Marques, Hellen Jaqueline
author_facet Marques, Hellen Jaqueline
Baruki-Fonseca, Regina
author_role author
author2 Baruki-Fonseca, Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Hellen Jaqueline
Baruki-Fonseca, Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Purposes of Education
Teaching-Learning Process
Language Teaching
Historical-Critical Pedagogy
Propósitos de la educación
Proceso de Enseñanza-Aprendizaje
Enseñanza de idiomas
Pedagogía histórico-crítica
Finalidades da Educação
Processo de Ensino-Aprendizagem
Ensino de Línguas
Pedagogia Histórico-Crítica
topic Purposes of Education
Teaching-Learning Process
Language Teaching
Historical-Critical Pedagogy
Propósitos de la educación
Proceso de Enseñanza-Aprendizaje
Enseñanza de idiomas
Pedagogía histórico-crítica
Finalidades da Educação
Processo de Ensino-Aprendizagem
Ensino de Línguas
Pedagogia Histórico-Crítica
description The aim of the paper is to analyze the contributions of English language teaching towards an omnilateral human formation, under the historical-critical pedagogy perspective. The study includes discussions about the pedagogical conceptions found in education policies and a proposal of teaching strategies for the second year of elementary school. The pedagogy of competences is strongly inserted in the school education and, based on the concepts of employability and labor capacity, reinforces productivity and qualification goals. The English language teaching, enlightened by historical-critical pedagogy, has the potential to contribute to an education that goes beyond hegemonic perspectives, thus enabling the appropriation of rich and more significant knowledge in the search for human emancipation.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924
10.20952/revtee.v15i34.17924
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.17924
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924/12996
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924/12997
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924/14003
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17924
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17924
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17924
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17924
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875185230217216