O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924 |
Resumo: | The aim of the paper is to analyze the contributions of English language teaching towards an omnilateral human formation, under the historical-critical pedagogy perspective. The study includes discussions about the pedagogical conceptions found in education policies and a proposal of teaching strategies for the second year of elementary school. The pedagogy of competences is strongly inserted in the school education and, based on the concepts of employability and labor capacity, reinforces productivity and qualification goals. The English language teaching, enlightened by historical-critical pedagogy, has the potential to contribute to an education that goes beyond hegemonic perspectives, thus enabling the appropriation of rich and more significant knowledge in the search for human emancipation. |
id |
UFS-3_03a7619e77c0caff1c7decb69ab27d33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17924 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônicaEnglish language teaching and the historical-critical pedagogy: contributions to a counter-hegemonic pedagogical practiceEnseñanza del idioma inglés y pedagogía histórico-crítica: aportes a una práctica pedagógica contrahegemónicaPurposes of EducationTeaching-Learning ProcessLanguage TeachingHistorical-Critical PedagogyPropósitos de la educaciónProceso de Enseñanza-AprendizajeEnseñanza de idiomasPedagogía histórico-críticaFinalidades da EducaçãoProcesso de Ensino-AprendizagemEnsino de LínguasPedagogia Histórico-CríticaThe aim of the paper is to analyze the contributions of English language teaching towards an omnilateral human formation, under the historical-critical pedagogy perspective. The study includes discussions about the pedagogical conceptions found in education policies and a proposal of teaching strategies for the second year of elementary school. The pedagogy of competences is strongly inserted in the school education and, based on the concepts of employability and labor capacity, reinforces productivity and qualification goals. The English language teaching, enlightened by historical-critical pedagogy, has the potential to contribute to an education that goes beyond hegemonic perspectives, thus enabling the appropriation of rich and more significant knowledge in the search for human emancipation.O objetivo deste artigo é analisar as contribuições do ensino da língua inglesa para a formação humana omnilateral, sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica. O estudo inclui debates sobre as concepções pedagógicas presentes nas políticas educacionais e uma proposta de ensino para turmas de segundo ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A pedagogia das competências está fortemente inserida na educação escolar e, com base nos conceitos de empregabilidade e laborabilidade, reforça metas de produtividade e qualificação. O ensino de língua inglesa, a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica, tem o potencial de contribuir para uma formação que supere as perspectivas hegemônicas, possibilitando a apropriação de conhecimentos ricos e mais significativos na busca da emancipação humana.El objetivo de este artículo es analizar los aportes de la enseñanza del idioma inglés a la formación humana omnilateral, desde la perspectiva de la pedagogía histórico-crítica. El estudio incluye debates sobre conceptos pedagógicos presentes en las políticas educativas y una propuesta didáctica para clases de segundo año en los primeros años de la enseñanza básica. La pedagogía de las competencias está fuertemente arraigada en la educación escolar y, basada en los conceptos de empleabilidad y trabajabilidad, refuerza las metas de productividad y cualificación. La enseñanza del inglés, desde los fundamentos de la pedagogía histórico-crítica, tiene el potencial de contribuir a una formación que supere las perspectivas hegemónicas, posibilitando la apropiación de saberes ricos y más significativos en la búsqueda de la emancipación humana.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1792410.20952/revtee.v15i34.17924Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17924Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17924Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17924Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e179242358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSengporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924/12996https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924/12997https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924/14003Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Hellen JaquelineBaruki-Fonseca, Regina2023-06-08T17:35:11Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17924Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T17:35:11Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica English language teaching and the historical-critical pedagogy: contributions to a counter-hegemonic pedagogical practice Enseñanza del idioma inglés y pedagogía histórico-crítica: aportes a una práctica pedagógica contrahegemónica |
title |
O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica |
spellingShingle |
O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica Marques, Hellen Jaqueline Purposes of Education Teaching-Learning Process Language Teaching Historical-Critical Pedagogy Propósitos de la educación Proceso de Enseñanza-Aprendizaje Enseñanza de idiomas Pedagogía histórico-crítica Finalidades da Educação Processo de Ensino-Aprendizagem Ensino de Línguas Pedagogia Histórico-Crítica |
title_short |
O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica |
title_full |
O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica |
title_fullStr |
O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica |
title_full_unstemmed |
O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica |
title_sort |
O ensino da língua inglesa e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para uma prática pedagógica contra-hegemônica |
author |
Marques, Hellen Jaqueline |
author_facet |
Marques, Hellen Jaqueline Baruki-Fonseca, Regina |
author_role |
author |
author2 |
Baruki-Fonseca, Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Hellen Jaqueline Baruki-Fonseca, Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Purposes of Education Teaching-Learning Process Language Teaching Historical-Critical Pedagogy Propósitos de la educación Proceso de Enseñanza-Aprendizaje Enseñanza de idiomas Pedagogía histórico-crítica Finalidades da Educação Processo de Ensino-Aprendizagem Ensino de Línguas Pedagogia Histórico-Crítica |
topic |
Purposes of Education Teaching-Learning Process Language Teaching Historical-Critical Pedagogy Propósitos de la educación Proceso de Enseñanza-Aprendizaje Enseñanza de idiomas Pedagogía histórico-crítica Finalidades da Educação Processo de Ensino-Aprendizagem Ensino de Línguas Pedagogia Histórico-Crítica |
description |
The aim of the paper is to analyze the contributions of English language teaching towards an omnilateral human formation, under the historical-critical pedagogy perspective. The study includes discussions about the pedagogical conceptions found in education policies and a proposal of teaching strategies for the second year of elementary school. The pedagogy of competences is strongly inserted in the school education and, based on the concepts of employability and labor capacity, reinforces productivity and qualification goals. The English language teaching, enlightened by historical-critical pedagogy, has the potential to contribute to an education that goes beyond hegemonic perspectives, thus enabling the appropriation of rich and more significant knowledge in the search for human emancipation. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924 10.20952/revtee.v15i34.17924 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v15i34.17924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924/12996 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924/12997 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17924/14003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17924 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17924 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17924 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17924 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875185230217216 |