Integrando realidade aumentada e aprendizagem baseada em problemas no ensino de língua inglesa por meio do design instrucional
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19073 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir como ADDIE, uma abordagem sistemática de design instrucional, pode ser usada para integrar a tecnologia de realidade aumentada e a pedagogia da aprendizagem baseada em problemas em salas de aula de língua inglesa. Apresentamos uma breve retrospectiva dos cenários de ensino da Língua Inglesa no Brasil aos quais se dirige nossa proposta. Posteriormente, fornecemos definições para a abordagem ADDIE, Aprendizagem Baseada em Problemas e realidade aumentada no contexto do ensino de inglês com tecnologias. Também propomos a integração das referidas abordagens por meio de exemplos práticos. Nossa discussão vislumbra os possíveis impactos da apropriação da realidade aumentada nas salas de aula do ensino de línguas, especialmente considerando as particularidades de um país de escala continental, como o Brasil, nos tempos paradoxais em que vivemos. |
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Integrando realidade aumentada e aprendizagem baseada em problemas no ensino de língua inglesa por meio do design instrucionalIntegrating augmented reality and problem-based learning into English language teaching through instructional designIntegrando la realidad aumentada y el aprendizaje basado en problemas en la enseñanza de inglés a través del diseño instruccionalADDIE approach; augmented reality; Problem-Based Learning; English language teachingEnfoque ADDIE; realidad aumentada; Aprendizaje basado en problemas; Enseñanza del inglés.Abordagem ADDIE; realidade aumentada; Aprendizagem baseada em problemas; Ensino de inglês.Este artigo tem como objetivo discutir como ADDIE, uma abordagem sistemática de design instrucional, pode ser usada para integrar a tecnologia de realidade aumentada e a pedagogia da aprendizagem baseada em problemas em salas de aula de língua inglesa. Apresentamos uma breve retrospectiva dos cenários de ensino da Língua Inglesa no Brasil aos quais se dirige nossa proposta. Posteriormente, fornecemos definições para a abordagem ADDIE, Aprendizagem Baseada em Problemas e realidade aumentada no contexto do ensino de inglês com tecnologias. Também propomos a integração das referidas abordagens por meio de exemplos práticos. Nossa discussão vislumbra os possíveis impactos da apropriação da realidade aumentada nas salas de aula do ensino de línguas, especialmente considerando as particularidades de um país de escala continental, como o Brasil, nos tempos paradoxais em que vivemos.Este artículo tiene como objetivo discutir cómo ADDIE, un enfoque sistemático para el diseño instruccional se puede utilizar para integrar la tecnología de realidad aumentada y la pedagogía del aprendizaje basado en problemas en las aulas de inglés. Presentamos una breve retrospectiva de los escenarios de enseñanza del inglés en Brasil a los que se dirige nuestra propuesta. Posteriormente, proporcionamos definiciones para el enfoque ADDIE, el aprendizaje basado en problemas y la realidad aumentada en el contexto de la enseñanza del inglés con tecnologías. También proponemos la integración de estos enfoques a través de ejemplos prácticos. Nuestra discusión vislumbra los posibles impactos de la apropiación de la realidad aumentada en las aulas de enseñanza de idiomas, especialmente considerando las particularidades de un país de escala continental como Brasil en los tiempos paradójicos en los que vivimos.This article aims at discussing how ADDIE, a systematic instructional design approach, can be used to integrate augmented reality technology and Problem-Based Learning pedagogy into English language classrooms. We present a brief retrospective view of the Brazilian English language teaching scenarios to which our proposal is addressed. Afterwards, we provide definitions to ADDIE approach, Problem-Based Learning and augmented reality into the context of English language teaching with technologies. We also propose the integration of the foregoing approaches through practical examples. Our discussion envisions possible impacts of appropriating augmented reality in language teaching classrooms, especially considering the particularities of a continental-scale country as Brazil during the paradoxical times we live in.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1907310.20952/revtee.v16i35.19073Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e19073Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e19073Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e19073Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e190732358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19073/13850https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19073/14632Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBoa Sorte, PauloKim, Nam Ju2023-09-06T13:19:40Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19073Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-09-06T13:19:40Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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