Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Isabela Santos Correia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Landim, Myrna Friederichs
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3459
Resumo: O Ensino de Biologia tem papel fundamental na abordagem de assuntos importantes para a sociedade. Um ensino que se constrói com modalidades didáticas variadas, pode fazer com que o aluno participe ativamente das aulas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar o efeito da utilização de modalidades didáticas variadas na aprendizagem e motivação de alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, foram desenvolvidas oito aulas de intervenção sobre Divisão celular. Ao final desta etapa, os alunos responderam a um questionário de avaliação. Foi também realizada uma entrevista semi-estruturada com a professora titular da turma, com o objetivo de conhecer as possibilidades de uso dessas práticas no seu trabalho docente. Os resultados obtidos mostram que a utilização de modalidades didáticas variadas nas aulas de Biologia tem efeitos positivos, sobretudo para a motivação dos alunos. Na avaliação das metodologias utilizadas nas aulas, a grande maioria dos alunos (91,4%) afirmou que as atividades contribuíram muito para facilitar o seu entendimento do conteúdo. A professora da turma, por sua vez, afirmou que a utilização de modalidades didáticas variadas, não representa necessariamente uma boa estratégia para a aprendizagem, mas, são úteis para tornar as aulas mais dinâmicas. Em suma, a diversidade das estratégias metodológicas em sala de contribui para atender às particularidades de cada aluno.
id UFS-3_9b442aa0b0679c19504bf249a4824e7f
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3459
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunosO Ensino de Biologia tem papel fundamental na abordagem de assuntos importantes para a sociedade. Um ensino que se constrói com modalidades didáticas variadas, pode fazer com que o aluno participe ativamente das aulas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar o efeito da utilização de modalidades didáticas variadas na aprendizagem e motivação de alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, foram desenvolvidas oito aulas de intervenção sobre Divisão celular. Ao final desta etapa, os alunos responderam a um questionário de avaliação. Foi também realizada uma entrevista semi-estruturada com a professora titular da turma, com o objetivo de conhecer as possibilidades de uso dessas práticas no seu trabalho docente. Os resultados obtidos mostram que a utilização de modalidades didáticas variadas nas aulas de Biologia tem efeitos positivos, sobretudo para a motivação dos alunos. Na avaliação das metodologias utilizadas nas aulas, a grande maioria dos alunos (91,4%) afirmou que as atividades contribuíram muito para facilitar o seu entendimento do conteúdo. A professora da turma, por sua vez, afirmou que a utilização de modalidades didáticas variadas, não representa necessariamente uma boa estratégia para a aprendizagem, mas, são úteis para tornar as aulas mais dinâmicas. Em suma, a diversidade das estratégias metodológicas em sala de contribui para atender às particularidades de cada aluno.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/345910.20952/revtee.v0i0.3459Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-1442358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3459/3022Rosa, Isabela Santos CorreiaLandim, Myrna Friederichsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:59:06Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3459Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:59:06Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos
title Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos
spellingShingle Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos
Rosa, Isabela Santos Correia
title_short Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos
title_full Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos
title_fullStr Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos
title_full_unstemmed Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos
title_sort Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos
author Rosa, Isabela Santos Correia
author_facet Rosa, Isabela Santos Correia
Landim, Myrna Friederichs
author_role author
author2 Landim, Myrna Friederichs
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Isabela Santos Correia
Landim, Myrna Friederichs
description O Ensino de Biologia tem papel fundamental na abordagem de assuntos importantes para a sociedade. Um ensino que se constrói com modalidades didáticas variadas, pode fazer com que o aluno participe ativamente das aulas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar o efeito da utilização de modalidades didáticas variadas na aprendizagem e motivação de alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, foram desenvolvidas oito aulas de intervenção sobre Divisão celular. Ao final desta etapa, os alunos responderam a um questionário de avaliação. Foi também realizada uma entrevista semi-estruturada com a professora titular da turma, com o objetivo de conhecer as possibilidades de uso dessas práticas no seu trabalho docente. Os resultados obtidos mostram que a utilização de modalidades didáticas variadas nas aulas de Biologia tem efeitos positivos, sobretudo para a motivação dos alunos. Na avaliação das metodologias utilizadas nas aulas, a grande maioria dos alunos (91,4%) afirmou que as atividades contribuíram muito para facilitar o seu entendimento do conteúdo. A professora da turma, por sua vez, afirmou que a utilização de modalidades didáticas variadas, não representa necessariamente uma boa estratégia para a aprendizagem, mas, são úteis para tornar as aulas mais dinâmicas. Em suma, a diversidade das estratégias metodológicas em sala de contribui para atender às particularidades de cada aluno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3459
10.20952/revtee.v0i0.3459
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3459
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.3459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3459/3022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-144
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-144
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-144
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-144
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181041156096