Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3459 |
Resumo: | O Ensino de Biologia tem papel fundamental na abordagem de assuntos importantes para a sociedade. Um ensino que se constrói com modalidades didáticas variadas, pode fazer com que o aluno participe ativamente das aulas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar o efeito da utilização de modalidades didáticas variadas na aprendizagem e motivação de alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, foram desenvolvidas oito aulas de intervenção sobre Divisão celular. Ao final desta etapa, os alunos responderam a um questionário de avaliação. Foi também realizada uma entrevista semi-estruturada com a professora titular da turma, com o objetivo de conhecer as possibilidades de uso dessas práticas no seu trabalho docente. Os resultados obtidos mostram que a utilização de modalidades didáticas variadas nas aulas de Biologia tem efeitos positivos, sobretudo para a motivação dos alunos. Na avaliação das metodologias utilizadas nas aulas, a grande maioria dos alunos (91,4%) afirmou que as atividades contribuíram muito para facilitar o seu entendimento do conteúdo. A professora da turma, por sua vez, afirmou que a utilização de modalidades didáticas variadas, não representa necessariamente uma boa estratégia para a aprendizagem, mas, são úteis para tornar as aulas mais dinâmicas. Em suma, a diversidade das estratégias metodológicas em sala de contribui para atender às particularidades de cada aluno. |
id |
UFS-3_9b442aa0b0679c19504bf249a4824e7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3459 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunosO Ensino de Biologia tem papel fundamental na abordagem de assuntos importantes para a sociedade. Um ensino que se constrói com modalidades didáticas variadas, pode fazer com que o aluno participe ativamente das aulas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar o efeito da utilização de modalidades didáticas variadas na aprendizagem e motivação de alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, foram desenvolvidas oito aulas de intervenção sobre Divisão celular. Ao final desta etapa, os alunos responderam a um questionário de avaliação. Foi também realizada uma entrevista semi-estruturada com a professora titular da turma, com o objetivo de conhecer as possibilidades de uso dessas práticas no seu trabalho docente. Os resultados obtidos mostram que a utilização de modalidades didáticas variadas nas aulas de Biologia tem efeitos positivos, sobretudo para a motivação dos alunos. Na avaliação das metodologias utilizadas nas aulas, a grande maioria dos alunos (91,4%) afirmou que as atividades contribuíram muito para facilitar o seu entendimento do conteúdo. A professora da turma, por sua vez, afirmou que a utilização de modalidades didáticas variadas, não representa necessariamente uma boa estratégia para a aprendizagem, mas, são úteis para tornar as aulas mais dinâmicas. Em suma, a diversidade das estratégias metodológicas em sala de contribui para atender às particularidades de cada aluno.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/345910.20952/revtee.v0i0.3459Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-144Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-1442358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3459/3022Rosa, Isabela Santos CorreiaLandim, Myrna Friederichsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:59:06Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3459Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:59:06Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos |
title |
Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos |
spellingShingle |
Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos Rosa, Isabela Santos Correia |
title_short |
Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos |
title_full |
Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos |
title_fullStr |
Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos |
title_full_unstemmed |
Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos |
title_sort |
Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos |
author |
Rosa, Isabela Santos Correia |
author_facet |
Rosa, Isabela Santos Correia Landim, Myrna Friederichs |
author_role |
author |
author2 |
Landim, Myrna Friederichs |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Isabela Santos Correia Landim, Myrna Friederichs |
description |
O Ensino de Biologia tem papel fundamental na abordagem de assuntos importantes para a sociedade. Um ensino que se constrói com modalidades didáticas variadas, pode fazer com que o aluno participe ativamente das aulas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar o efeito da utilização de modalidades didáticas variadas na aprendizagem e motivação de alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, foram desenvolvidas oito aulas de intervenção sobre Divisão celular. Ao final desta etapa, os alunos responderam a um questionário de avaliação. Foi também realizada uma entrevista semi-estruturada com a professora titular da turma, com o objetivo de conhecer as possibilidades de uso dessas práticas no seu trabalho docente. Os resultados obtidos mostram que a utilização de modalidades didáticas variadas nas aulas de Biologia tem efeitos positivos, sobretudo para a motivação dos alunos. Na avaliação das metodologias utilizadas nas aulas, a grande maioria dos alunos (91,4%) afirmou que as atividades contribuíram muito para facilitar o seu entendimento do conteúdo. A professora da turma, por sua vez, afirmou que a utilização de modalidades didáticas variadas, não representa necessariamente uma boa estratégia para a aprendizagem, mas, são úteis para tornar as aulas mais dinâmicas. Em suma, a diversidade das estratégias metodológicas em sala de contribui para atender às particularidades de cada aluno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3459 10.20952/revtee.v0i0.3459 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3459 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.3459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3459/3022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-144 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-144 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-144 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 133-144 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181041156096 |