A cultura digital na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3447 |
Resumo: | O artigo apresenta reflexões sobre o processo de formação de professores no contexto da cultura digital. Os resultados apresentados nesse texto são oriundos da pesquisa de mestrado em Educação - “Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital”, realizada com professores cursistas do curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia aos professores da rede municipal de Irecê-Ba. A investigação qualitativa e a etnopesquisa formação foram adotados enquanto percurso metodológico, sendo que a análise documental, a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas constituiram-se nos subsídios necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Neste texto, trazemos para reflexão e análise as ações desenvolvidas pelo curso de pedagogia, apresentando e discutindo sobre o movimento de vivência da cultura digital, colocando em questão a possibilidade de se integrar tal cultura aos processos formativos de professores, no sentido de provocar transformações significativas em nossas concepções e práticas, nas instituições e na sociedade, buscando sempre a formação de sujeitos críticos, autônomos, atuantes, autores de conhecimento e cultura. |
id |
UFS-3_e1142bfd8b855a00b2105cb8a53f4cb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3447 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A cultura digital na formação de professoresO artigo apresenta reflexões sobre o processo de formação de professores no contexto da cultura digital. Os resultados apresentados nesse texto são oriundos da pesquisa de mestrado em Educação - “Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital”, realizada com professores cursistas do curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia aos professores da rede municipal de Irecê-Ba. A investigação qualitativa e a etnopesquisa formação foram adotados enquanto percurso metodológico, sendo que a análise documental, a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas constituiram-se nos subsídios necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Neste texto, trazemos para reflexão e análise as ações desenvolvidas pelo curso de pedagogia, apresentando e discutindo sobre o movimento de vivência da cultura digital, colocando em questão a possibilidade de se integrar tal cultura aos processos formativos de professores, no sentido de provocar transformações significativas em nossas concepções e práticas, nas instituições e na sociedade, buscando sempre a formação de sujeitos críticos, autônomos, atuantes, autores de conhecimento e cultura.Revista Tempos e Espaços em Educação2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/344710.20952/revtee.v0i0.3447Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-34Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-34Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-34Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-342358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3447/3011Souza, Joseilda Sampaio deBonilla, Maria Helena Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T18:59:06Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3447Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T18:59:06Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura digital na formação de professores |
title |
A cultura digital na formação de professores |
spellingShingle |
A cultura digital na formação de professores Souza, Joseilda Sampaio de |
title_short |
A cultura digital na formação de professores |
title_full |
A cultura digital na formação de professores |
title_fullStr |
A cultura digital na formação de professores |
title_full_unstemmed |
A cultura digital na formação de professores |
title_sort |
A cultura digital na formação de professores |
author |
Souza, Joseilda Sampaio de |
author_facet |
Souza, Joseilda Sampaio de Bonilla, Maria Helena Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Bonilla, Maria Helena Silveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Joseilda Sampaio de Bonilla, Maria Helena Silveira |
description |
O artigo apresenta reflexões sobre o processo de formação de professores no contexto da cultura digital. Os resultados apresentados nesse texto são oriundos da pesquisa de mestrado em Educação - “Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital”, realizada com professores cursistas do curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia aos professores da rede municipal de Irecê-Ba. A investigação qualitativa e a etnopesquisa formação foram adotados enquanto percurso metodológico, sendo que a análise documental, a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas constituiram-se nos subsídios necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Neste texto, trazemos para reflexão e análise as ações desenvolvidas pelo curso de pedagogia, apresentando e discutindo sobre o movimento de vivência da cultura digital, colocando em questão a possibilidade de se integrar tal cultura aos processos formativos de professores, no sentido de provocar transformações significativas em nossas concepções e práticas, nas instituições e na sociedade, buscando sempre a formação de sujeitos críticos, autônomos, atuantes, autores de conhecimento e cultura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3447 10.20952/revtee.v0i0.3447 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3447 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.3447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3447/3011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 Núm. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-34 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-34 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 7 n. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-34 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 7 No. 14 (2014): Setembro-Dezembro; 23-34 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181026476032 |