AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, Joseval dos Reis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MACIEL, Sônia Fortes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias Interativas
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12694
Resumo: RESUMO: O objetivo do presente artigo é compreender como o processo avaliativo realizado pelo professor de Língua Portuguesa pode contribuir para o desenvolvimento da escrita de estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental ao trabalhar o gênero relato pessoal. As referências teóricas foram construídas a partir de dois eixos: avaliação da aprendizagem, a qual foi substanciada pelas obras de Villas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) e Luckesi (2005); e a viabilizaçãodo trabalho acerca do gênero adotado e o desenvolvimento da escrita dos estudantes foi fundamentada pelos trabalhos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998) e por alguns documentos oficiais. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante. A coleta de dados foi pautada pela sequência didática descrita por Lopes-Rossi (2011), por rodas de conversa e pela observação participante. Os resultados apontam que, ao estudar o gênero discursivo/textual conhecido como relato pessoal adotado pelo projeto “Escritores de Vidas”, foi possível analisar as versões escritas durante atividades interativas focadas na produção de bilhete textual-interativo, em conversas individuais e no acompanhamento sistemático. Essas atividades contribuíram, consideravelmente, com o desenvolvimento da habilidade de escrita dos estudantes. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação da aprendizagem. Escrita. Sequência didática.   ABSTRACT: The aim of the present article is to understand how the evaluation of the learning process performed by Portuguese teachers can contribute to improve the writing skills of students in an 8th grade class through activities based on the personal reports genre. Theoretical references were built based on two axes: learning process evaluation, which was substantiated by the works byVillas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) and Luckesi (2005); the feasibility of the work based on the adopted genre; the development of students’ writing skills was substantiated by the studies by Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998), as well as by official documents. The research followed the qualitative approach based on participatory observation. Data collection followed the didactic sequence described by Lopes-Rossi (2011), and counted on conversation rounds and on participatory observation. Results point out that by assessing the discursive/textual genre, known as personal report, adopted by the “Life Writers” project, it was possible analyzing the versions written during interactive activities focused on the production of textual-interactive messages, and monitored through individual conversations and systematic follow- ups. These activities considerably helped the development of students’ writing skills. KEYWORDS: Learning process evaluation. Writing. Didactic sequence.
id UFS-5_46198df0f464027e448c17eb8068a2e9
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12694
network_acronym_str UFS-5
network_name_str Travessias Interativas
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECTRESUMO: O objetivo do presente artigo é compreender como o processo avaliativo realizado pelo professor de Língua Portuguesa pode contribuir para o desenvolvimento da escrita de estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental ao trabalhar o gênero relato pessoal. As referências teóricas foram construídas a partir de dois eixos: avaliação da aprendizagem, a qual foi substanciada pelas obras de Villas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) e Luckesi (2005); e a viabilizaçãodo trabalho acerca do gênero adotado e o desenvolvimento da escrita dos estudantes foi fundamentada pelos trabalhos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998) e por alguns documentos oficiais. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante. A coleta de dados foi pautada pela sequência didática descrita por Lopes-Rossi (2011), por rodas de conversa e pela observação participante. Os resultados apontam que, ao estudar o gênero discursivo/textual conhecido como relato pessoal adotado pelo projeto “Escritores de Vidas”, foi possível analisar as versões escritas durante atividades interativas focadas na produção de bilhete textual-interativo, em conversas individuais e no acompanhamento sistemático. Essas atividades contribuíram, consideravelmente, com o desenvolvimento da habilidade de escrita dos estudantes. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação da aprendizagem. Escrita. Sequência didática.   ABSTRACT: The aim of the present article is to understand how the evaluation of the learning process performed by Portuguese teachers can contribute to improve the writing skills of students in an 8th grade class through activities based on the personal reports genre. Theoretical references were built based on two axes: learning process evaluation, which was substantiated by the works byVillas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) and Luckesi (2005); the feasibility of the work based on the adopted genre; the development of students’ writing skills was substantiated by the studies by Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998), as well as by official documents. The research followed the qualitative approach based on participatory observation. Data collection followed the didactic sequence described by Lopes-Rossi (2011), and counted on conversation rounds and on participatory observation. Results point out that by assessing the discursive/textual genre, known as personal report, adopted by the “Life Writers” project, it was possible analyzing the versions written during interactive activities focused on the production of textual-interactive messages, and monitored through individual conversations and systematic follow- ups. These activities considerably helped the development of students’ writing skills. KEYWORDS: Learning process evaluation. Writing. Didactic sequence.Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1269410.51951/ti.v9i19Travessias Interativas; No 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-279Travessias Interativas; n. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-279Travessias Interativas; No. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-279Travessias Interativas; Núm. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-2792236-740310.51951/ti.v9i19reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12694/9522Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessMIRANDA, Joseval dos ReisMACIEL, Sônia Fortes2021-07-27T21:19:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12694Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T21:19:15Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT
title AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT
spellingShingle AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT
MIRANDA, Joseval dos Reis
title_short AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT
title_full AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT
title_fullStr AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT
title_sort AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT
author MIRANDA, Joseval dos Reis
author_facet MIRANDA, Joseval dos Reis
MACIEL, Sônia Fortes
author_role author
author2 MACIEL, Sônia Fortes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MIRANDA, Joseval dos Reis
MACIEL, Sônia Fortes
description RESUMO: O objetivo do presente artigo é compreender como o processo avaliativo realizado pelo professor de Língua Portuguesa pode contribuir para o desenvolvimento da escrita de estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental ao trabalhar o gênero relato pessoal. As referências teóricas foram construídas a partir de dois eixos: avaliação da aprendizagem, a qual foi substanciada pelas obras de Villas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) e Luckesi (2005); e a viabilizaçãodo trabalho acerca do gênero adotado e o desenvolvimento da escrita dos estudantes foi fundamentada pelos trabalhos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998) e por alguns documentos oficiais. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante. A coleta de dados foi pautada pela sequência didática descrita por Lopes-Rossi (2011), por rodas de conversa e pela observação participante. Os resultados apontam que, ao estudar o gênero discursivo/textual conhecido como relato pessoal adotado pelo projeto “Escritores de Vidas”, foi possível analisar as versões escritas durante atividades interativas focadas na produção de bilhete textual-interativo, em conversas individuais e no acompanhamento sistemático. Essas atividades contribuíram, consideravelmente, com o desenvolvimento da habilidade de escrita dos estudantes. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação da aprendizagem. Escrita. Sequência didática.   ABSTRACT: The aim of the present article is to understand how the evaluation of the learning process performed by Portuguese teachers can contribute to improve the writing skills of students in an 8th grade class through activities based on the personal reports genre. Theoretical references were built based on two axes: learning process evaluation, which was substantiated by the works byVillas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) and Luckesi (2005); the feasibility of the work based on the adopted genre; the development of students’ writing skills was substantiated by the studies by Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998), as well as by official documents. The research followed the qualitative approach based on participatory observation. Data collection followed the didactic sequence described by Lopes-Rossi (2011), and counted on conversation rounds and on participatory observation. Results point out that by assessing the discursive/textual genre, known as personal report, adopted by the “Life Writers” project, it was possible analyzing the versions written during interactive activities focused on the production of textual-interactive messages, and monitored through individual conversations and systematic follow- ups. These activities considerably helped the development of students’ writing skills. KEYWORDS: Learning process evaluation. Writing. Didactic sequence.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12694
10.51951/ti.v9i19
url https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12694
identifier_str_mv 10.51951/ti.v9i19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12694/9522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe - UFS
dc.source.none.fl_str_mv Travessias Interativas; No 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-279
Travessias Interativas; n. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-279
Travessias Interativas; No. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-279
Travessias Interativas; Núm. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-279
2236-7403
10.51951/ti.v9i19
reponame:Travessias Interativas
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS-
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS-
institution UFS-
reponame_str Travessias Interativas
collection Travessias Interativas
repository.name.fl_str_mv Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv ale1976@academico.ufs.br
_version_ 1798328415896469504