AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12694 |
Resumo: | RESUMO: O objetivo do presente artigo é compreender como o processo avaliativo realizado pelo professor de Língua Portuguesa pode contribuir para o desenvolvimento da escrita de estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental ao trabalhar o gênero relato pessoal. As referências teóricas foram construídas a partir de dois eixos: avaliação da aprendizagem, a qual foi substanciada pelas obras de Villas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) e Luckesi (2005); e a viabilizaçãodo trabalho acerca do gênero adotado e o desenvolvimento da escrita dos estudantes foi fundamentada pelos trabalhos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998) e por alguns documentos oficiais. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante. A coleta de dados foi pautada pela sequência didática descrita por Lopes-Rossi (2011), por rodas de conversa e pela observação participante. Os resultados apontam que, ao estudar o gênero discursivo/textual conhecido como relato pessoal adotado pelo projeto “Escritores de Vidas”, foi possível analisar as versões escritas durante atividades interativas focadas na produção de bilhete textual-interativo, em conversas individuais e no acompanhamento sistemático. Essas atividades contribuíram, consideravelmente, com o desenvolvimento da habilidade de escrita dos estudantes. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação da aprendizagem. Escrita. Sequência didática. ABSTRACT: The aim of the present article is to understand how the evaluation of the learning process performed by Portuguese teachers can contribute to improve the writing skills of students in an 8th grade class through activities based on the personal reports genre. Theoretical references were built based on two axes: learning process evaluation, which was substantiated by the works byVillas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) and Luckesi (2005); the feasibility of the work based on the adopted genre; the development of students’ writing skills was substantiated by the studies by Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998), as well as by official documents. The research followed the qualitative approach based on participatory observation. Data collection followed the didactic sequence described by Lopes-Rossi (2011), and counted on conversation rounds and on participatory observation. Results point out that by assessing the discursive/textual genre, known as personal report, adopted by the “Life Writers” project, it was possible analyzing the versions written during interactive activities focused on the production of textual-interactive messages, and monitored through individual conversations and systematic follow- ups. These activities considerably helped the development of students’ writing skills. KEYWORDS: Learning process evaluation. Writing. Didactic sequence. |
id |
UFS-5_46198df0f464027e448c17eb8068a2e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12694 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECTRESUMO: O objetivo do presente artigo é compreender como o processo avaliativo realizado pelo professor de Língua Portuguesa pode contribuir para o desenvolvimento da escrita de estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental ao trabalhar o gênero relato pessoal. As referências teóricas foram construídas a partir de dois eixos: avaliação da aprendizagem, a qual foi substanciada pelas obras de Villas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) e Luckesi (2005); e a viabilizaçãodo trabalho acerca do gênero adotado e o desenvolvimento da escrita dos estudantes foi fundamentada pelos trabalhos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998) e por alguns documentos oficiais. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante. A coleta de dados foi pautada pela sequência didática descrita por Lopes-Rossi (2011), por rodas de conversa e pela observação participante. Os resultados apontam que, ao estudar o gênero discursivo/textual conhecido como relato pessoal adotado pelo projeto “Escritores de Vidas”, foi possível analisar as versões escritas durante atividades interativas focadas na produção de bilhete textual-interativo, em conversas individuais e no acompanhamento sistemático. Essas atividades contribuíram, consideravelmente, com o desenvolvimento da habilidade de escrita dos estudantes. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação da aprendizagem. Escrita. Sequência didática. ABSTRACT: The aim of the present article is to understand how the evaluation of the learning process performed by Portuguese teachers can contribute to improve the writing skills of students in an 8th grade class through activities based on the personal reports genre. Theoretical references were built based on two axes: learning process evaluation, which was substantiated by the works byVillas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) and Luckesi (2005); the feasibility of the work based on the adopted genre; the development of students’ writing skills was substantiated by the studies by Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998), as well as by official documents. The research followed the qualitative approach based on participatory observation. Data collection followed the didactic sequence described by Lopes-Rossi (2011), and counted on conversation rounds and on participatory observation. Results point out that by assessing the discursive/textual genre, known as personal report, adopted by the “Life Writers” project, it was possible analyzing the versions written during interactive activities focused on the production of textual-interactive messages, and monitored through individual conversations and systematic follow- ups. These activities considerably helped the development of students’ writing skills. KEYWORDS: Learning process evaluation. Writing. Didactic sequence.Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1269410.51951/ti.v9i19Travessias Interativas; No 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-279Travessias Interativas; n. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-279Travessias Interativas; No. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-279Travessias Interativas; Núm. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-2792236-740310.51951/ti.v9i19reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12694/9522Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessMIRANDA, Joseval dos ReisMACIEL, Sônia Fortes2021-07-27T21:19:15Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12694Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T21:19:15Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT |
title |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT MIRANDA, Joseval dos Reis |
title_short |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT |
title_full |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT |
title_sort |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT |
author |
MIRANDA, Joseval dos Reis |
author_facet |
MIRANDA, Joseval dos Reis MACIEL, Sônia Fortes |
author_role |
author |
author2 |
MACIEL, Sônia Fortes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MIRANDA, Joseval dos Reis MACIEL, Sônia Fortes |
description |
RESUMO: O objetivo do presente artigo é compreender como o processo avaliativo realizado pelo professor de Língua Portuguesa pode contribuir para o desenvolvimento da escrita de estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental ao trabalhar o gênero relato pessoal. As referências teóricas foram construídas a partir de dois eixos: avaliação da aprendizagem, a qual foi substanciada pelas obras de Villas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) e Luckesi (2005); e a viabilizaçãodo trabalho acerca do gênero adotado e o desenvolvimento da escrita dos estudantes foi fundamentada pelos trabalhos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998) e por alguns documentos oficiais. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante. A coleta de dados foi pautada pela sequência didática descrita por Lopes-Rossi (2011), por rodas de conversa e pela observação participante. Os resultados apontam que, ao estudar o gênero discursivo/textual conhecido como relato pessoal adotado pelo projeto “Escritores de Vidas”, foi possível analisar as versões escritas durante atividades interativas focadas na produção de bilhete textual-interativo, em conversas individuais e no acompanhamento sistemático. Essas atividades contribuíram, consideravelmente, com o desenvolvimento da habilidade de escrita dos estudantes. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação da aprendizagem. Escrita. Sequência didática. ABSTRACT: The aim of the present article is to understand how the evaluation of the learning process performed by Portuguese teachers can contribute to improve the writing skills of students in an 8th grade class through activities based on the personal reports genre. Theoretical references were built based on two axes: learning process evaluation, which was substantiated by the works byVillas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) and Luckesi (2005); the feasibility of the work based on the adopted genre; the development of students’ writing skills was substantiated by the studies by Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998), as well as by official documents. The research followed the qualitative approach based on participatory observation. Data collection followed the didactic sequence described by Lopes-Rossi (2011), and counted on conversation rounds and on participatory observation. Results point out that by assessing the discursive/textual genre, known as personal report, adopted by the “Life Writers” project, it was possible analyzing the versions written during interactive activities focused on the production of textual-interactive messages, and monitored through individual conversations and systematic follow- ups. These activities considerably helped the development of students’ writing skills. KEYWORDS: Learning process evaluation. Writing. Didactic sequence. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12694 10.51951/ti.v9i19 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12694 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v9i19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12694/9522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-279 Travessias Interativas; n. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-279 Travessias Interativas; No. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-279 Travessias Interativas; Núm. 19 (2019): Travessias Interativas → jul-dez/2019; pp. 259-279 2236-7403 10.51951/ti.v9i19 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328415896469504 |