Produção de Vídeos: uma proposta de Ensino Híbrido para o ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frozza, Luiz Fernando
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Diego Fogaça, Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires, Pedrochi Junior, Osmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12502
Resumo: Neste artigo temos por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de matemática que procura utilizar a produção de vídeos e a utilização de ambientes virtuais, como o Google Classroom e YouTube, como recurso de suplementação das aulas presenciais, assumindo características do Ensino Híbrido, possibilitando ao professor e aos alunos se colocarem como produtores de vídeos com o intuito de aprender e disseminar suas formas de pensar matematicamente. Para exemplificar a proposta, apresentamos nossa perspectiva em forma de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem, limitando-se à abordagem de uma questão do ENEM em dois contextos: a sala de aula, em que os alunos resolveram a questão e compartilharam suas soluções, e o vídeo gravado pelo professor, disponibilizado no ambiente virtual, em que se realiza a sistematização da questão em dois momentos. Concluímos que é possível utilizar diferentes recursos, aproveitando tecnologias disponíveis, baseada no conceito de THA e ao mesmo tempo satisfazendo um conceito de aula inovador como o Ensino Híbrido.
id UFS-6_062a380b31247c989fab2bb5ec23b18c
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/12502
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Produção de Vídeos: uma proposta de Ensino Híbrido para o ensino de matemáticaNeste artigo temos por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de matemática que procura utilizar a produção de vídeos e a utilização de ambientes virtuais, como o Google Classroom e YouTube, como recurso de suplementação das aulas presenciais, assumindo características do Ensino Híbrido, possibilitando ao professor e aos alunos se colocarem como produtores de vídeos com o intuito de aprender e disseminar suas formas de pensar matematicamente. Para exemplificar a proposta, apresentamos nossa perspectiva em forma de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem, limitando-se à abordagem de uma questão do ENEM em dois contextos: a sala de aula, em que os alunos resolveram a questão e compartilharam suas soluções, e o vídeo gravado pelo professor, disponibilizado no ambiente virtual, em que se realiza a sistematização da questão em dois momentos. Concluímos que é possível utilizar diferentes recursos, aproveitando tecnologias disponíveis, baseada no conceito de THA e ao mesmo tempo satisfazendo um conceito de aula inovador como o Ensino Híbrido.Universidade Federal de Sergipe2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1250210.34179/revisem.v5i1.12502Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 189-205Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 189-205Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 189-205Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 189-2052525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12502/10413Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrozza, Luiz FernandoCarvalho, Diego FogaçaRossetto, Hallynnee Héllenn PiresPedrochi Junior, Osmar2020-04-26T18:56:56Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/12502Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-04-26T18:56:56Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de Vídeos: uma proposta de Ensino Híbrido para o ensino de matemática
title Produção de Vídeos: uma proposta de Ensino Híbrido para o ensino de matemática
spellingShingle Produção de Vídeos: uma proposta de Ensino Híbrido para o ensino de matemática
Frozza, Luiz Fernando
title_short Produção de Vídeos: uma proposta de Ensino Híbrido para o ensino de matemática
title_full Produção de Vídeos: uma proposta de Ensino Híbrido para o ensino de matemática
title_fullStr Produção de Vídeos: uma proposta de Ensino Híbrido para o ensino de matemática
title_full_unstemmed Produção de Vídeos: uma proposta de Ensino Híbrido para o ensino de matemática
title_sort Produção de Vídeos: uma proposta de Ensino Híbrido para o ensino de matemática
author Frozza, Luiz Fernando
author_facet Frozza, Luiz Fernando
Carvalho, Diego Fogaça
Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires
Pedrochi Junior, Osmar
author_role author
author2 Carvalho, Diego Fogaça
Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires
Pedrochi Junior, Osmar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frozza, Luiz Fernando
Carvalho, Diego Fogaça
Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires
Pedrochi Junior, Osmar
description Neste artigo temos por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de matemática que procura utilizar a produção de vídeos e a utilização de ambientes virtuais, como o Google Classroom e YouTube, como recurso de suplementação das aulas presenciais, assumindo características do Ensino Híbrido, possibilitando ao professor e aos alunos se colocarem como produtores de vídeos com o intuito de aprender e disseminar suas formas de pensar matematicamente. Para exemplificar a proposta, apresentamos nossa perspectiva em forma de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem, limitando-se à abordagem de uma questão do ENEM em dois contextos: a sala de aula, em que os alunos resolveram a questão e compartilharam suas soluções, e o vídeo gravado pelo professor, disponibilizado no ambiente virtual, em que se realiza a sistematização da questão em dois momentos. Concluímos que é possível utilizar diferentes recursos, aproveitando tecnologias disponíveis, baseada no conceito de THA e ao mesmo tempo satisfazendo um conceito de aula inovador como o Ensino Híbrido.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12502
10.34179/revisem.v5i1.12502
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12502
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i1.12502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12502/10413
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 189-205
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 189-205
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 189-205
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 1 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 189-205
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460692570112