Pensamento computacional e atividade de programação: perspectivas para o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Angélica da Fontoura Garcia, Pietropaolo, Ruy Cesar, Silva, Samira Fayes Kfouri da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14422
Resumo: Por meio de uma pesquisa bibliográfica/documental, realizou-se um estudo teórico para discutir questões relativas ao pensamento computacional desenvolvidas a partir da proposição de atividades de programação nas escolas de educação básica. Para realizar tal discussão, expôs-se, inicialmente, o olhar de alguns pesquisadores sobre o conceito do pensamento computacional e, com um breve resgate histórico, procurou-se estabelecer relações entre os pressupostos presentes nesse tipo de raciocínio e os fundamentos do construcionismo, conforme descrito por Papert. Diante de tal análise, buscou-se identificar nos documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da área de Matemática evidências de indicações do desenvolvimento de habilidades ligadas ao raciocínio computacional, sendo que este último foi notado em atividades de programação. Foi possível observar que há proposição desse desenvolvimento na preocupação em oferecer a alunos da educação básica vivências que favoreçam a resolução de problemas, envolvendo abstração lógica e representação de dados, além da utilização de conceitos de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática. Palavras-chave: Construcionismo. Resolução de problema. Algoritmo. Raciocínio lógico. Pensamento Computacional. Base Nacional Comum Curricular.
id UFS-6_30026b2279c0f9acc0f4f1b31696d86a
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/14422
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Pensamento computacional e atividade de programação: perspectivas para o ensino da matemáticaPor meio de uma pesquisa bibliográfica/documental, realizou-se um estudo teórico para discutir questões relativas ao pensamento computacional desenvolvidas a partir da proposição de atividades de programação nas escolas de educação básica. Para realizar tal discussão, expôs-se, inicialmente, o olhar de alguns pesquisadores sobre o conceito do pensamento computacional e, com um breve resgate histórico, procurou-se estabelecer relações entre os pressupostos presentes nesse tipo de raciocínio e os fundamentos do construcionismo, conforme descrito por Papert. Diante de tal análise, buscou-se identificar nos documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da área de Matemática evidências de indicações do desenvolvimento de habilidades ligadas ao raciocínio computacional, sendo que este último foi notado em atividades de programação. Foi possível observar que há proposição desse desenvolvimento na preocupação em oferecer a alunos da educação básica vivências que favoreçam a resolução de problemas, envolvendo abstração lógica e representação de dados, além da utilização de conceitos de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática. Palavras-chave: Construcionismo. Resolução de problema. Algoritmo. Raciocínio lógico. Pensamento Computacional. Base Nacional Comum Curricular.Through a bibliographic/documentary research, a theoretical study was carried out to discuss issues related to computational thinking developed from the proposal of programming activities in basic education schools. For this discussion, we brought some researchers' perspectives on the concept of computational thinking, and, with a brief historical review, we sought to establish relationships between the assumptions present in this type of reasoning and the fundamentals of constructionism, as described by Papert. In the face of such an analysis, we aimed to identify in the official documents of the National Common Curricular Base (BNCC) in the Mathematics area evidence of indications of the development of skills related to computational reasoning, the latter being noted in programming activities. The concern with offering basic education students experiences that favour problem-solving involving logical abstraction and data representation, besides concepts of a programming language to implement algorithms written in current and/or mathematics language, shows that there is a focus on the development of such skills. Keywords: Constructionism. Problem-solving. Algorithm. Logical reasoning. Computational thinking. National Common Curricular Base.Universidade Federal de Sergipe2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1442210.34179/revisem.v5i2.14422Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 195-208Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 195-208Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 195-208Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 195-2082525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14422/10908Copyright (c) 2020 Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Angélica da Fontoura Garcia Silva, Ruy Cesar Pietropaolo, Samira Fayes Kfouri da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Maria Elisabette Brisola BritoSilva, Angélica da Fontoura Garcia Pietropaolo, Ruy CesarSilva, Samira Fayes Kfouri da 2020-09-19T17:56:50Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/14422Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-09-19T17:56:50Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento computacional e atividade de programação: perspectivas para o ensino da matemática
title Pensamento computacional e atividade de programação: perspectivas para o ensino da matemática
spellingShingle Pensamento computacional e atividade de programação: perspectivas para o ensino da matemática
Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
title_short Pensamento computacional e atividade de programação: perspectivas para o ensino da matemática
title_full Pensamento computacional e atividade de programação: perspectivas para o ensino da matemática
title_fullStr Pensamento computacional e atividade de programação: perspectivas para o ensino da matemática
title_full_unstemmed Pensamento computacional e atividade de programação: perspectivas para o ensino da matemática
title_sort Pensamento computacional e atividade de programação: perspectivas para o ensino da matemática
author Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
author_facet Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
Silva, Angélica da Fontoura Garcia
Pietropaolo, Ruy Cesar
Silva, Samira Fayes Kfouri da
author_role author
author2 Silva, Angélica da Fontoura Garcia
Pietropaolo, Ruy Cesar
Silva, Samira Fayes Kfouri da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
Silva, Angélica da Fontoura Garcia
Pietropaolo, Ruy Cesar
Silva, Samira Fayes Kfouri da
description Por meio de uma pesquisa bibliográfica/documental, realizou-se um estudo teórico para discutir questões relativas ao pensamento computacional desenvolvidas a partir da proposição de atividades de programação nas escolas de educação básica. Para realizar tal discussão, expôs-se, inicialmente, o olhar de alguns pesquisadores sobre o conceito do pensamento computacional e, com um breve resgate histórico, procurou-se estabelecer relações entre os pressupostos presentes nesse tipo de raciocínio e os fundamentos do construcionismo, conforme descrito por Papert. Diante de tal análise, buscou-se identificar nos documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da área de Matemática evidências de indicações do desenvolvimento de habilidades ligadas ao raciocínio computacional, sendo que este último foi notado em atividades de programação. Foi possível observar que há proposição desse desenvolvimento na preocupação em oferecer a alunos da educação básica vivências que favoreçam a resolução de problemas, envolvendo abstração lógica e representação de dados, além da utilização de conceitos de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática. Palavras-chave: Construcionismo. Resolução de problema. Algoritmo. Raciocínio lógico. Pensamento Computacional. Base Nacional Comum Curricular.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14422
10.34179/revisem.v5i2.14422
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14422
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v5i2.14422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/14422/10908
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 195-208
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 195-208
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 195-208
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 5 No. 2 (2020): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 195-208
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644461054328832